Desvendando códigos: a criptografia de Edgar Allan Poe como ferramenta para o ensino da matemática

Data
2025-08-06Autor
Silva, Laurisvan Sabino da
http://lattes.cnpq.br/4557448507447132
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta de sequência
de ensino baseada na criptografia do conto “The Gold-Bug” (O escaravelho de ouro),
de Edgar Allan Poe, de modo que possa ser aplicada por professores de matemática
em contextos escolares voltados aos anos finais do ensino fundamental. A proposta
integra elementos da literatura e da matemática por meio de uma abordagem
interdisciplinar, sustentada teoricamente nos princípios da resolução de problemas de
Polya (2006) e da interdisciplinaridade de Fazenda (1994). A pesquisa é de natureza
qualitativa, com caráter bibliográfico. A sequência de ensino, embora ainda não
aplicada, é estruturada com base nas competências previstas pela Base Nacional
Comum Curricular – BNCC, especialmente naquelas vinculadas ao Componente
Curricular de Computação (Brasil, 2022), e busca estimular o pensamento crítico, o
raciocínio lógico e a aprendizagem mais significativa por meio de desafios
criptográficos contextualizados. O estudo pretende oferecer subsídios teóricos e
metodológicos que contribuam para práticas pedagógicas inovadoras e integradas.
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