Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Laurisvan Sabino da
dc.date.accessioned2025-08-18T18:19:24Z
dc.date.available2025-08-18T18:19:24Z
dc.date.issued2025-08-06
dc.identifier.citationSILVA, Laurisvan Sabino da; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. DESVENDANDO CÓDIGOS: a criptografia de Edgar Allan Poe como ferramenta para o ensino da matemática. 2025. 25 f. TCC (Licenciatura em matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1837
dc.description.abstractOur study whose general aim is to propose a teaching sequence based on the cryptography of the short story “The Gold-Bug”, by Edgar Allan Poe, o it can be used by mathematics teachers in educational contexts at the final years of elementary school. Our proposal integrates elements of literature and mathematics through an interdisciplinary approach, theoretically grounded in Polya’s (2006) problem-solving principles as well Fazenda’s (1994) concept of interdisciplinarity. The research is qualitative in nature, with a bibliographic character. The teaching sequence, although not yet implemented, is based on the competencies established by the Brazilian National Common Curricular Base – BNCC, especially those related to the Computing Curriculum Component (Brazil, 2022), and seeks to foster critical thinking, logical reasoning, and more meaningful learning through contextualized cryptographic challenges. Therefore, ou study aims to offer theorecal and methodological contributions to support innovative and integrated pedagogical practices.pt_BR
dc.format.extent25 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALLEN, H. Israfel The life and times of Edgar Allan Poe. Vol. 1. Charleston: Nabu Press, 2013. BRAGA, G. S. O escaravelho de Poe e a teoria do escopo: uma abordagem comunicativa para a tradução do criptograma em “The Gold-Bug”. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras – Literatura Comparada) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Computação: complemento à BNCC. Brasília: MEC/SEB, 2022. DANTE, L. R. Didática da matemática: uma proposta para o ensino fundamental. 9. ed. São Paulo: Ática, 2017. DEFINIÇÕES de Oxford Languages. Criptografia: etimologia. Disponível em: https://languages.oup.com. Acesso em: 10 jan. 2025. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 8. ed. Campinas: Papirus, 1994. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57–63, abr./jun. 1995. HAYES, K. J. Edgar Allan Poe. London: Reaktion Books, 2012. HODGES, A. Alan Turing: The Enigma. Princeton University Press, 2014. KAHN, D. The Codebreakers: The Comprehensive History of Secret Communication from Ancient Times to the Internet. New York: Scribner, 1996. KOBLITZ, N. A Course in Number Theory and Cryptography. 2. ed. New York: Springer-Verlag, 1994. KOPLEY, R. Edgar Allan Poe and Cryptography: The Challenges of The GoldBug. In: Edgar Allan Poe in Context. Cambridge: Cambridge University Press, 2008. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1992. MCGINN, C. The Meaning of Disguises: Cryptography in Poe's Fiction. In: The Philosophy of Literature. Oxford: Blackwell, 2011. MIRANDA, A. A. N.S.; PAULA, F. V. Uma proposta para o ensino de funções afins por meio da criptografia. Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, e21059, p. 1–20, maio/ago. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12652. Acesso em: 17 jun. 2025. OLIVEIRA, L. R. Códigos Secretos e a Matemática: uma proposta interdisciplinar. Dissertação (Mestrado Profissional) – Instituto Federal de São Paulo, 2020. ÖZDEMIR, E.; BUKOVA-GÜZEL, E. Mathematics Teachers’ Instructional Practices on Teaching Modular Arithmetic. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 54, n. 1, p. 129–147, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0020739X.2022.2094490. Acesso em: 21 jun. 2025. PENTEADO, M. G. Matemática e suas Tecnologias: Ensino Médio. São Paulo: Moderna, 2012. POE, E. A. O escaravelho de ouro e outros contos extraordinários. Tradução e preparação de texto: Fábio Kataoka. 2. ed., 3. imp. Barueri, SP: Camelot, 2021. POLYA, G. A arte de resolver problemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006. PONTE, J. P. Investigar para ensinar matemática. In: PONTE, João Pedro da; BROCARDO, M.; OLIVEIRA, H. Investigar para ensinar matemática. São Paulo: Moderna, 2005. p. 11–34. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. SILVERMAN, K. Edgar A. Poe: Mournful and Never-ending Remembrance. New York: HarperCollins, 1992. SINGH, S. O Livro dos Códigos: A História da Criptografia, da Antiguidade à Era da Informática. Rio de Janeiro: Record, 2000. SINGH, S. The Code Book: The Science of Secrecy from Ancient Egypt to Quantum Cryptography. New York: Anchor Books, 1999. SCHNEIER, B. Data and Goliath: The Hidden Battles to Collect Your Data and Control Your World. New York: W. W. Norton & Company, 2015. VIDAL, H. R.; CAPRI, A.; ROMÃO, J. L. O ensino da análise combinatória por meio da criptografia: uma proposta para o ensino médio. Revista Paranaense de Educação Matemática, Londrina, v. 11, n. 25, p. 1–21, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/repem/article/view/20639. Acesso em: 21 jun. 2025. VIEIRA, A.; MOURA, D. Criptografia no Ensino da Matemática: caminhos possíveis. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCriptografiapt_BR
dc.titleDesvendando códigos: a criptografia de Edgar Allan Poe como ferramenta para o ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4557448507447132pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Fernando Emilio Leite de
dc.contributor.referee2Gomes, Maria Janiely de Siqueira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1055521582676539pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta de sequência de ensino baseada na criptografia do conto “The Gold-Bug” (O escaravelho de ouro), de Edgar Allan Poe, de modo que possa ser aplicada por professores de matemática em contextos escolares voltados aos anos finais do ensino fundamental. A proposta integra elementos da literatura e da matemática por meio de uma abordagem interdisciplinar, sustentada teoricamente nos princípios da resolução de problemas de Polya (2006) e da interdisciplinaridade de Fazenda (1994). A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter bibliográfico. A sequência de ensino, embora ainda não aplicada, é estruturada com base nas competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, especialmente naquelas vinculadas ao Componente Curricular de Computação (Brasil, 2022), e busca estimular o pensamento crítico, o raciocínio lógico e a aprendizagem mais significativa por meio de desafios criptográficos contextualizados. O estudo pretende oferecer subsídios teóricos e metodológicos que contribuam para práticas pedagógicas inovadoras e integradas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples