dc.relation | ALLEN, H. Israfel The life and times of Edgar Allan Poe. Vol. 1. Charleston: Nabu
Press, 2013.
BRAGA, G. S. O escaravelho de Poe e a teoria do escopo: uma abordagem
comunicativa para a tradução do criptograma em “The Gold-Bug”. 2012.
Dissertação (Mestrado em Letras – Literatura Comparada) – Instituto de Letras,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Computação:
complemento à BNCC. Brasília: MEC/SEB, 2022.
DANTE, L. R. Didática da matemática: uma proposta para o ensino
fundamental. 9. ed. São Paulo: Ática, 2017.
DEFINIÇÕES de Oxford Languages. Criptografia: etimologia. Disponível em:
https://languages.oup.com. Acesso em: 10 jan. 2025.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias
e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 8. ed.
Campinas: Papirus, 1994.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista
de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57–63, abr./jun. 1995.
HAYES, K. J. Edgar Allan Poe. London: Reaktion Books, 2012.
HODGES, A. Alan Turing: The Enigma. Princeton University Press, 2014.
KAHN, D. The Codebreakers: The Comprehensive History of Secret
Communication from Ancient Times to the Internet. New York: Scribner, 1996.
KOBLITZ, N. A Course in Number Theory and Cryptography. 2. ed. New York:
Springer-Verlag, 1994. KOPLEY, R. Edgar Allan Poe and Cryptography: The Challenges of The GoldBug. In: Edgar Allan Poe in Context. Cambridge: Cambridge University Press,
2008.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 3.
ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MCGINN, C. The Meaning of Disguises: Cryptography in Poe's Fiction. In: The
Philosophy of Literature. Oxford: Blackwell, 2011.
MIRANDA, A. A. N.S.; PAULA, F. V. Uma proposta para o ensino de funções
afins por meio da criptografia. Revista REAMEC - Rede Amazônica de Educação
em Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, e21059, p. 1–20, maio/ago. 2021. Disponível
em: https://doi.org/10.26571/reamec.v9i2.12652. Acesso em: 17 jun. 2025.
OLIVEIRA, L. R. Códigos Secretos e a Matemática: uma proposta
interdisciplinar. Dissertação (Mestrado Profissional) – Instituto Federal de São
Paulo, 2020.
ÖZDEMIR, E.; BUKOVA-GÜZEL, E. Mathematics Teachers’ Instructional
Practices on Teaching Modular Arithmetic. International Journal of Mathematical
Education in Science and Technology, v. 54, n. 1, p. 129–147, 2023. Disponível em:
https://doi.org/10.1080/0020739X.2022.2094490. Acesso em: 21 jun. 2025.
PENTEADO, M. G. Matemática e suas Tecnologias: Ensino Médio. São Paulo:
Moderna, 2012.
POE, E. A. O escaravelho de ouro e outros contos extraordinários. Tradução e
preparação de texto: Fábio Kataoka. 2. ed., 3. imp. Barueri, SP: Camelot, 2021.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
PONTE, J. P. Investigar para ensinar matemática. In: PONTE, João Pedro da;
BROCARDO, M.; OLIVEIRA, H. Investigar para ensinar matemática. São Paulo:
Moderna, 2005. p. 11–34.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo:
Atlas, 1999.
SILVERMAN, K. Edgar A. Poe: Mournful and Never-ending Remembrance. New
York: HarperCollins, 1992.
SINGH, S. O Livro dos Códigos: A História da Criptografia, da Antiguidade à
Era da Informática. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SINGH, S. The Code Book: The Science of Secrecy from Ancient Egypt to
Quantum Cryptography. New York: Anchor Books, 1999.
SCHNEIER, B. Data and Goliath: The Hidden Battles to Collect Your Data and
Control Your World. New York: W. W. Norton & Company, 2015.
VIDAL, H. R.; CAPRI, A.; ROMÃO, J. L. O ensino da análise combinatória por
meio da criptografia: uma proposta para o ensino médio. Revista Paranaense de
Educação Matemática, Londrina, v. 11, n. 25, p. 1–21, 2022. Disponível em:
https://revistas.uepg.br/index.php/repem/article/view/20639. Acesso em: 21 jun.
2025.
VIEIRA, A.; MOURA, D. Criptografia no Ensino da Matemática: caminhos
possíveis. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 2021. | pt_BR |