O paradoxo da roda de Aristóteles e algumas possibilidades para o ensino de matemática

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Data
2025-07-11Autor
Damaso, Wesley Sydney Cavalcante
https://lattes.cnpq.br/7148431752452713
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Este trabalho tem como objetivo analisar o paradoxo da roda de Aristóteles e discutir
como sua resolução pode contribuir para o ensino de conceitos matemáticos. A
pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, baseia-se em autores como
Brousseau (1986), Gandt (1986), Machado (2008) e Carvalho (2023), e compreende
uma abordagem histórica sucinta da matemática grega até os pensamentos de
Aristóteles e Galileu. A resolução proposta por Galileu Galilei, ao considerar o uso de
infinitesimais e a equivalência de cardinalidade entre pontos, fornece subsídios para
o ensino de conteúdos como perímetro, circunferência, limites e transformações
geométricas. Os resultados indicam que o paradoxo pode ser utilizado como recurso
didático para fomentar o raciocínio lógico e a aprendizagem ativa por meio da
problematização, apresentando potencialidades na introdução de conceitos abstratos
nos ensinos fundamental, médio e superior.
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