A história da matemática como metodologia de ensino: a utilização da Yupana - o ábaco inca

Visualizar/ Abrir
Data
2025-03-04Autor
Silva, José Adriano Alves Feitoza da
http://lattes.cnpq.br/4160379787583990
Espindola, Janecleide Monteiro de
http://lattes.cnpq.br/0909675240704098
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo apresenta um resgate da forma com que a História da Matemática
tem contribuído no decorrer dos tempos com o desenvolvimento dos povos desde a
antiguidade como os babilônicos, egípcios e gregos. Esses povos desenvolveram
mecanismos que pudessem facilitar seu cotidiano. Ainda é recente na história das
salas de aula a presença da História da Matemática como facilitadora do saber
matemático, pois muitos docentes ainda têm muita dificuldade para inserir esse
assunto como ferramenta pedagógica para contextualizar o saber matemático dentro
do campo do conhecimento institucionalizado. O saber acadêmico cresce com a
contribuição desse conhecimento que perpassa pelos séculos. A pesquisa utilizada
neste trabalho foi de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, onde foram
utilizados materiais como livros, artigos, dissertações, além de consulta aos
Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, entre outras fontes científicas seguras.
Como resultado foi possível identificar a Yupana, o ábaco Inca, como uma ferramenta
pedagógica eficaz, capaz de tornar o ensino da matemática mais lúdico,
contextualizado e significativo. Conclui-se, portanto, que a integração da História da
Matemática ao ensino contribui para a valorização do conhecimento primitivo e a
promoção de práticas pedagógicas mais reflexivas, interdisciplinares e engajadoras.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: