dc.creator | Silva, José Adriano Alves Feitoza da | |
dc.date.accessioned | 2025-07-22T19:27:04Z | |
dc.date.available | 2025-07-22T19:27:04Z | |
dc.date.issued | 2025-03-04 | |
dc.identifier.citation | SILVA, José Adriano Alves Feitoza da; ESPINDOLA, Janecleide Monteiro de; SILVA, Bruno Lopes da. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: A UTILIZAÇÃO DA YUPANA - O ÁBACO INCA. 2025. 20 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1782 | |
dc.description.abstract | This article presents a review of the way in which the History of Mathematics has
contributed over time to the development of peoples since antiquity, such as the
Babylonians, Egyptians and Greeks. These peoples developed mechanisms that could facilitate their daily lives. The presence of the History of Mathematics as a
facilitator of mathematical knowledge is still recent in the history of classrooms,
as many teachers still have great difficulty in inserting this subject as a
pedagogical tool to contextualize mathematical knowledge within the field of
institutionalized knowledge. Academic knowledge grows with the contribution
of this knowledge that spans the centuries. The research used in this work was
a qualitative approach of bibliographic character, where materials such as
books, articles, dissertations, as well as consultation of the National Curriculum
Parameters – PCNs, among other reliable scientific sources, were used. As a
result, it was possible to identify the Yupana, the Inca abacus, as an effective
pedagogical tool, capable of making the teaching of mathematics more playful,
contextualized and meaningful. It is concluded, therefore, that the integration of
the History of Mathematics into teaching contributes to the valorization of
primitive knowledge and the promotion of more reflective, interdisciplinary and
engaging pedagogical practices. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação
Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática:
concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97-115.
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva
cognitiva. Lisboa, 2003.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretária
de Educação Fundamental. Brasília: MEC - SEF, 1997.
COELHO, Pedro. História da Calculadora.Engquimicasantos. São Paulo, 9 de
setembro, 2012. Disponível em:
https://www.engquimicasantossp.com.br/2012/09/historia-da-calculadora.html.
Acesso em: 26/03/2025. DA SILVA, Michele Maria; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; DA SILVA, Glênio
Oliveira. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza
qualitativos. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 91-103, 2021.
D’AMBROSIO, U. História da Matemática e Educação. In: Cadernos CEDES 40.
História e Educação Matemática. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1996, p.7-17.
DE GASPERI, Wlasta Nadieska Hüffner; PACHECO, Edilson Roberto. A história da
matemática como instrumento para a interdisciplinaridade na educação
básica. Acesso em, v. 7, 2018.
IBÁÑEZ, Raúl. Quipú y Yupana, Instrumentos Matemáticos incas. (II). Basco, 30 de
maio, 2018. Disponível em: https://culturacientifica.com/2018/05/30/quipu-y-yupanainstrumentos-matematicos-incas-ii/ . Acesso em: 26/03/2025.
JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem
Significativa de David Ausubel. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e
Aprendizagem, v. 5, p. 51-68, 2023.
LAKATOS, Eva Marina: MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do Trabalho
Científico. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1987, 198 p.
MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na educação matemática: propostas de desafios.
Tendências em educação matemática. 2ª edição. Belo horizonte: autêntica editora.
MOREY, Bernadete; GOMES, Severino Carlos. Matemática mesopotâmica: história
para o professor de matemática. REMATEC, v. 13, n. 27, 2018.
MOSCOVICH, Viviana. Yupana, tabla de contar inca. Revista andina, v. 43, n. 1, p.
93-127, 2006.
OLIVEIRA, Paula Cristina et al. Uma Rota pelos Instrumentos de Cálculo. História da
Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 20, p. 796, 2019.
PAIVA, Ariane. Yupana Soma. Plataforma YouTube, 2014. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=wRkNyM1SAsY. Acesso em: 26/03/2025. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas, org. Maria
Aparecida Viggiani Bicudo, Editora UNESP, São Paulo, 1999; pp. 97-115.
RADICATI DI PRIMEGLIO, Carlos 1979 El sistema contable de los Incas. Lima:
Librería Studium S.A.
ROQUE, Tatiana; DE CARVALHO, João Bosco Pitombeira. Tópicos de história da
matemática [em linha]. 2012.
SANTOS, T. R. Chicon et. al. Historia da Matemática uma ferramenta para o
desenvolvimento da aprendizagem, 2011.
SILVA, Jorge Nuno. Yupana – O Ábaco Inca. Gazeta de Matemática. Portugal, vol.
0200, p. 51, Jul. 2023. Disponível em: https://gazeta.spm.pt/get?gid=200. Acesso em:
26/03/2025.
SILVA, Viviane Clotilde da; BAIER, Tânia . 2007. Um trabalho de etnomatemática
utilizando as yupanas incas nas séries iniciais. Brasil.
ZEVALLOS MAMANI, Rossmary Juana Silvina. La Yupana en el aprendizaje de la
matemática. 2019 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Yupana | pt_BR |
dc.subject | Ábaco Inca | pt_BR |
dc.title | A história da matemática como metodologia de ensino: a utilização da Yupana - o ábaco inca | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4160379787583990 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Josemar Claudino | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223196703956095 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MATEMATICA SIMBOLICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta um resgate da forma com que a História da Matemática
tem contribuído no decorrer dos tempos com o desenvolvimento dos povos desde a
antiguidade como os babilônicos, egípcios e gregos. Esses povos desenvolveram
mecanismos que pudessem facilitar seu cotidiano. Ainda é recente na história das
salas de aula a presença da História da Matemática como facilitadora do saber
matemático, pois muitos docentes ainda têm muita dificuldade para inserir esse
assunto como ferramenta pedagógica para contextualizar o saber matemático dentro
do campo do conhecimento institucionalizado. O saber acadêmico cresce com a
contribuição desse conhecimento que perpassa pelos séculos. A pesquisa utilizada
neste trabalho foi de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, onde foram
utilizados materiais como livros, artigos, dissertações, além de consulta aos
Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, entre outras fontes científicas seguras.
Como resultado foi possível identificar a Yupana, o ábaco Inca, como uma ferramenta
pedagógica eficaz, capaz de tornar o ensino da matemática mais lúdico,
contextualizado e significativo. Conclui-se, portanto, que a integração da História da
Matemática ao ensino contribui para a valorização do conhecimento primitivo e a
promoção de práticas pedagógicas mais reflexivas, interdisciplinares e engajadoras. | pt_BR |
dc.creator.name2 | Espindola, Janecleide Monteiro de | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/0909675240704098 | pt_BR |