Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, José Adriano Alves Feitoza da
dc.date.accessioned2025-07-22T19:27:04Z
dc.date.available2025-07-22T19:27:04Z
dc.date.issued2025-03-04
dc.identifier.citationSILVA, José Adriano Alves Feitoza da; ESPINDOLA, Janecleide Monteiro de; SILVA, Bruno Lopes da. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: A UTILIZAÇÃO DA YUPANA - O ÁBACO INCA. 2025. 20 f. TCC (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1782
dc.description.abstractThis article presents a review of the way in which the History of Mathematics has contributed over time to the development of peoples since antiquity, such as the Babylonians, Egyptians and Greeks. These peoples developed mechanisms that could facilitate their daily lives. The presence of the History of Mathematics as a facilitator of mathematical knowledge is still recent in the history of classrooms, as many teachers still have great difficulty in inserting this subject as a pedagogical tool to contextualize mathematical knowledge within the field of institutionalized knowledge. Academic knowledge grows with the contribution of this knowledge that spans the centuries. The research used in this work was a qualitative approach of bibliographic character, where materials such as books, articles, dissertations, as well as consultation of the National Curriculum Parameters – PCNs, among other reliable scientific sources, were used. As a result, it was possible to identify the Yupana, the Inca abacus, as an effective pedagogical tool, capable of making the teaching of mathematics more playful, contextualized and meaningful. It is concluded, therefore, that the integration of the History of Mathematics into teaching contributes to the valorization of primitive knowledge and the promotion of more reflective, interdisciplinary and engaging pedagogical practices.pt_BR
dc.format.extent20 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationA História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97-115. AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa, 2003. BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC - SEF, 1997. COELHO, Pedro. História da Calculadora.Engquimicasantos. São Paulo, 9 de setembro, 2012. Disponível em: https://www.engquimicasantossp.com.br/2012/09/historia-da-calculadora.html. Acesso em: 26/03/2025. DA SILVA, Michele Maria; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; DA SILVA, Glênio Oliveira. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 91-103, 2021. D’AMBROSIO, U. História da Matemática e Educação. In: Cadernos CEDES 40. História e Educação Matemática. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1996, p.7-17. DE GASPERI, Wlasta Nadieska Hüffner; PACHECO, Edilson Roberto. A história da matemática como instrumento para a interdisciplinaridade na educação básica. Acesso em, v. 7, 2018. IBÁÑEZ, Raúl. Quipú y Yupana, Instrumentos Matemáticos incas. (II). Basco, 30 de maio, 2018. Disponível em: https://culturacientifica.com/2018/05/30/quipu-y-yupanainstrumentos-matematicos-incas-ii/ . Acesso em: 26/03/2025. JÚNIOR, João Fernando Costa et al. Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 51-68, 2023. LAKATOS, Eva Marina: MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 1987, 198 p. MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na educação matemática: propostas de desafios. Tendências em educação matemática. 2ª edição. Belo horizonte: autêntica editora. MOREY, Bernadete; GOMES, Severino Carlos. Matemática mesopotâmica: história para o professor de matemática. REMATEC, v. 13, n. 27, 2018. MOSCOVICH, Viviana. Yupana, tabla de contar inca. Revista andina, v. 43, n. 1, p. 93-127, 2006. OLIVEIRA, Paula Cristina et al. Uma Rota pelos Instrumentos de Cálculo. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 20, p. 796, 2019. PAIVA, Ariane. Yupana Soma. Plataforma YouTube, 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wRkNyM1SAsY. Acesso em: 26/03/2025. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas, org. Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Editora UNESP, São Paulo, 1999; pp. 97-115. RADICATI DI PRIMEGLIO, Carlos 1979 El sistema contable de los Incas. Lima: Librería Studium S.A. ROQUE, Tatiana; DE CARVALHO, João Bosco Pitombeira. Tópicos de história da matemática [em linha]. 2012. SANTOS, T. R. Chicon et. al. Historia da Matemática uma ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem, 2011. SILVA, Jorge Nuno. Yupana – O Ábaco Inca. Gazeta de Matemática. Portugal, vol. 0200, p. 51, Jul. 2023. Disponível em: https://gazeta.spm.pt/get?gid=200. Acesso em: 26/03/2025. SILVA, Viviane Clotilde da; BAIER, Tânia . 2007. Um trabalho de etnomatemática utilizando as yupanas incas nas séries iniciais. Brasil. ZEVALLOS MAMANI, Rossmary Juana Silvina. La Yupana en el aprendizaje de la matemática. 2019pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectYupanapt_BR
dc.subjectÁbaco Incapt_BR
dc.titleA história da matemática como metodologia de ensino: a utilização da Yupana - o ábaco incapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4160379787583990pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Josemar Claudino
dc.contributor.referee2Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223196703956095pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MATEMATICA SIMBOLICApt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta um resgate da forma com que a História da Matemática tem contribuído no decorrer dos tempos com o desenvolvimento dos povos desde a antiguidade como os babilônicos, egípcios e gregos. Esses povos desenvolveram mecanismos que pudessem facilitar seu cotidiano. Ainda é recente na história das salas de aula a presença da História da Matemática como facilitadora do saber matemático, pois muitos docentes ainda têm muita dificuldade para inserir esse assunto como ferramenta pedagógica para contextualizar o saber matemático dentro do campo do conhecimento institucionalizado. O saber acadêmico cresce com a contribuição desse conhecimento que perpassa pelos séculos. A pesquisa utilizada neste trabalho foi de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, onde foram utilizados materiais como livros, artigos, dissertações, além de consulta aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, entre outras fontes científicas seguras. Como resultado foi possível identificar a Yupana, o ábaco Inca, como uma ferramenta pedagógica eficaz, capaz de tornar o ensino da matemática mais lúdico, contextualizado e significativo. Conclui-se, portanto, que a integração da História da Matemática ao ensino contribui para a valorização do conhecimento primitivo e a promoção de práticas pedagógicas mais reflexivas, interdisciplinares e engajadoras.pt_BR
dc.creator.name2Espindola, Janecleide Monteiro de
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/0909675240704098pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples