Aplicação de uma metodologia de ensino por investigação sobre poluição na cidade de Moreno-PE
Visualizar/ Abrir
Data
2024-12-14Autor
Melo, Maria Eduarda Gomes
http://lattes.cnpq.br/0776115382420554
Silva, Rogério Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/0894618361184553
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O desenvolvimento de uma consciência ambiental é primordial dentro do espaço escolar. A cidade de Moreno-PE apresenta diversas características que podem impactar o ambiente em diferentes escalas. Nesse sentido, o presente projeto visa apresentar uma proposta de intervenção investigativa dentro do eixo temático Meio Ambiente, buscando que os estudantes possam identificar os fatores de impacto ambiental que a cidade apresenta e quais atitudes, sejam individuais ou coletivas, estejam ligados a eles. As etapas da proposta são: debate motivador, visita a uma praça próxima à escola e à Reserva Ecológica de Carnijó, análise da poluição presente na escola e produção de vídeos para as mídias sociais. A partir da análise desses produtos, por meio de critérios qualitativos, foi possível identificar que as etapas elaboradas alcançaram o êxito proposto, mas que adicionar a análise do roteiro dos vídeos pode ser uma alternativa para obter produtos ainda melhores. Contudo, ações com foco na conscientização dentro do ambiente escolar associadas a metodologias de ensino por investigação são significativas para o entendimento dos alunos como protagonistas da construção do ambiente em que vivem e do seu aprendizado.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: