Mostrar registro simples

dc.creatorMelo, Maria Eduarda Gomes
dc.date.accessioned2025-06-30T20:20:00Z
dc.date.available2025-06-30T20:20:00Z
dc.date.issued2024-12-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1741
dc.description.abstractThe development of environmental awareness is essential within the school space. The city of Moreno-PE has several characteristics that can impact the environment on different scales. In this sense, this project aims to present a proposal for an investigative intervention within the Environment thematic axis, seeking for students to identify the environmental impact factors that the city presents and which attitudes, whether individual or collective, are linked to them. The stages of the proposal are: motivating debate, visit to a square close to the school and the Carnijó Ecological Reserve, analysis of the pollution present at the school and production of videos for social media. From the analysis of these products, using qualitative criteria, it was possible to identify that the steps developed achieved the proposed success, but that adding the analysis of the video script could be an alternative to obtain even better products. However, actions focused on raising awareness within the school environment associated with research-based teaching methodologies are significant for understanding students as protagonists in the construction of the environment in which they live and their learning.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBarbosa, A. C.; Gonçalo, C. V. S. Produção de vídeos no ambiente escolar e sua utilização como ferramenta de. Research, Society And Development, [S.L.], v. 11, n. 5, p. 1-15, 12 abr. 2022. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i5.28185. <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/28185>. 18 out. 2024. Barros, I. A. et al. O uso da aula de campo como estratégia para a educação ambiental. Educação Ambiental em Ação, v. 18, n. 69, 2019. <https://revistaea.org/artigo.php?idartigo=3809>. 14 out. 2024. Carneiro, D. O. et al. Educação ambiental escolar: percepções, pertencimento e práticas pedagógicas de professoras da educação do campo / environmental education in school. Brazilian Journal Of Animal And Environmental Research, [S.L.], v. 3, n. 4, p. 3759-3770, 2020. BJAER - Brazilian Journal of Animal and Environmental Research. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv3n4-077. <https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/20172>. 17 out. 2024. Celestino, R. S.; Leal, T. F. O debate como objeto de ensino: interdisciplinaridade e desenvolvimento de habilidades argumentativas. Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018. <https://www2.ufjf.br/labor/files/2018/06/PE-O-debate-como-objeto-de-ensinointerdisciplinaridade-e-desenvolvimento-de-habilidades-argumentativas-CELESTINO-Rafaela-SoaresLEAL-Telma-Ferraz.pdf>. 14 out. 2024. De Carvalho, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, <https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852>. 20 jun.2024. p. 765-794, 2018. De Sousa, G. L. et al. A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, 2011. <https://www.bibliotecaagptea.org.br/administracao/educacao/artigos/A%20IMPORTANCIA%20DA%20E DUCACAO%20AMBIENTAL%20NA%20ESCOLA%20NAS%20SERIES%20INICIAIS.pdf>. jun.2024. 18 Dos Santos Narcizo, K. R. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 22, 2009. <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2807>. 18 jun.2024. Galvão, A. C. A. Índices de poluição do solo por metais pesados e riscos ecológicos e a saúde humana em lixão no semiárido. 2022. 36 f. TCC (Doutorado) - Curso de Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. <https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46094>. 24 out. 2024. Gouveia, N. Saúde e meio ambiente nas cidades: os desafios da saúde ambiental. Saúde e sociedade, v. 8, p. 49-61, 1999. <https://www.scielo.br/j/sausoc/a/gnt8LsnHRWYzhnT75vT7pjf/?format=pdf&lang=pt>. 25 out. 2024. J3 News. Depois da festa, muita sujeira é retirada das praias da região. 2024. <https://j3news.com/2024/01/01/depois-da-festa-muita-sujeira-e-retirada-das-praias-da-regiao/>. 2024. 14 out. Junqueira, M. E. R.; Oliveira, S. S. de. Aulas de campo e Educação Ambiental: potencialidades formativas e contribuições para o desenvolvimento local sustentável. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Revbea), [S.L.], v. 10, n. 3, p. 111-123, 26 set. 2015. Universidade Federal de Sao Paulo. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1910. <https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1910>. 14 out. 2024. Liao, T.; Proença, A. R. C. Celular, Sala de Aula e Produção de Vídeos: mooc para formação audiovisual de professores. Ead em Foco, [S.L.], v. 10, n. 1, p. 1-14, 13 abr. 2020. Fundacao CECIERJ. http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v10i1.923. <https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/923>. 18 out. 2024. Manchin, A. B.. Efeitos da exposição a poluentes do ar na saúde humana: internações por doenças respiratórias em Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2017. Medeiros, T. N. Entre trilhos e águas: um parque urbano em Moreno. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - DAU/ UFPE. Recife, 2018. Michelotti, A. et al. A produção de vídeos didáticos como ferramenta para o ensino de Biologia Celular. Revista de Ensino de Bioquímica, [S.L.], v. 21, n. 2, p. 137-150, 10 jul. 2024. Sociedade Brasileira de Bioquimica e Biologia Molecular - SBBq. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v21i2.1011. <https://bioquimica.org.br/index.php/REB/article/view/1011>. 31 out. 2024. Milfont, M. L. B.; Cavalcanti, R. S. Entrelinhas: análise da expansão urbana de Moreno/PE através da Sintaxe Espacial. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SINTAXE ESPACIAL, 1., 2022, Brasília. Anais [...]. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2022. <https://17ce63fc-7510-4293-adf19c92c1270823.filesusr.com/ugd/67e8b3_b158eb62412c4ad89c6011d629ac10e1.pdf>. 26 out. 2024. Minayo, M. C. S. Importância da Avaliação Qualitativa combinada com outras modalidades de Avaliação. Saúde & Transformação Social, v. 2, n. 2, p. 2-11, 2011. <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/21160>. 14 out. 2024. Rôças, G.; Sacramento, P.; Araujo, F. Aspectos da interdisciplinaridade e transversalidade na educação ambiental: um estudo comparativo em escolas de formação de professores do nível médio da rede estadual do Rio de Janeiro. Educação Ambiental em Ação, v. <https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1047&class=02>. 26 out. 2024 10, n. 36, 2011. Scarpa, D. L.; Sasseron, L. H.; Silva, M. B. O ensino por investigação e a argumentação em aulas de ciências naturais. Tópicos Educacionais, v. 23, n. 1, p. 7-27, 2017. <https://repositorio.usp.br/item/003096667>. 19 jun.2024. Trindade, N. Consciência ambiental: coleta seletiva e reciclagem no ambiente escolar. Enciclopédia biosfera, v. 7, n. 12, 2011. <https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/78/pdf>. 07 out.2024. Pereira, F. A. et al. Lixo, responsabilidade de todos? Um convite para pensar arte e meio ambiente na escola. 2023. Portal G1. Rio Jaboatão transborda e alaga ruas no município de Moreno. 2023. <https://g1.globo.com/pe/pernambuco/bom-dia-pe/video/rio-jaboatao-transborda-e-alaga-ruas-do-municipiode-moreno-11701307.ghtml>. 14 out. 2024. Veja. Ilha de lixo no Pacífico é tão grande que já tem ecossistema próprio. 2023. https://veja.abril.com.br/mundo/ilha-de-lixo-no-pacifico-e-tao-grande-que-ja-tem-ecossistemaproprio#:~:text=A%20Grande%20Ilha%20de%20Lixo,um%20grande%20v%C3%B3rtice%20de%20lixo. 14 out. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPoluiçãopt_BR
dc.titleAplicação de uma metodologia de ensino por investigação sobre poluição na cidade de Moreno-PEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0776115382420554pt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Marcos Antonio Pessôa
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/3866953587132741pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Marcos Antonio Pessôa
dc.contributor.referee2Silva, Rogério Ferreira da
dc.contributor.referee3Silva, Maria Luiza Ribeiro Bastos da
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/3866953587132741pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp:// lattes.cnpq.br/ 089461836118455 3pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp:// lattes.cnpq.br/ 013412772082240 1pt_BR
dc.publisher.departmentEaD - Polo Gravatápt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento de uma consciência ambiental é primordial dentro do espaço escolar. A cidade de Moreno-PE apresenta diversas características que podem impactar o ambiente em diferentes escalas. Nesse sentido, o presente projeto visa apresentar uma proposta de intervenção investigativa dentro do eixo temático Meio Ambiente, buscando que os estudantes possam identificar os fatores de impacto ambiental que a cidade apresenta e quais atitudes, sejam individuais ou coletivas, estejam ligados a eles. As etapas da proposta são: debate motivador, visita a uma praça próxima à escola e à Reserva Ecológica de Carnijó, análise da poluição presente na escola e produção de vídeos para as mídias sociais. A partir da análise desses produtos, por meio de critérios qualitativos, foi possível identificar que as etapas elaboradas alcançaram o êxito proposto, mas que adicionar a análise do roteiro dos vídeos pode ser uma alternativa para obter produtos ainda melhores. Contudo, ações com foco na conscientização dentro do ambiente escolar associadas a metodologias de ensino por investigação são significativas para o entendimento dos alunos como protagonistas da construção do ambiente em que vivem e do seu aprendizado.pt_BR
dc.creator.name2Silva, Rogério Ferreira da
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/0894618361184553pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples