Especialização em Ensino de Ciências
Navegar por
Submissões recentes
-
Do Uso ao Descarte: Explorando os Impactos Ambientais das Pilhas e Baterias no Ensino de Ciências
(EaD - Polo CarpinaBrasil, 2024-12-07)O objetivo deste estudo foi, através de mediações pedagógicas, propor uma sequência didática com cinco intervenções pedagógicas que abordam os conceitos de Eletroquímica, o estudo da pilha de Daniell e a correta eliminação ... -
Conscientização e Prevenção Contra a Violência Sexual de Adolescentes: Uma Sequência Didática com Foco na Denúncia
(EaD - Polo CarpinaBrasil, 2024-12-07)Este artigo teve como objetivo analisar como uma sequência didática pode impactar o ensino e a aprendizagem sobre Educação Sexual, destacando a importância da denúncia como ferramenta de proteção contra a violência sexual ... -
Consumo Sustentável e Descarte Consciente: Uma Análise do Comportamento dos Estudantes em Relação ao Lixo e seu Impacto no Meio Ambiente
(Polo EaD CarpinaBrasil, 2024-12-07)A Conscientização Ambiental é bastante necessária para avaliarmos nossos comportamentos em relação ao meio ambiente e a quantidade de resíduos gerados. Sabendo dessa importância, é interessante haver o desenvolvimento da ... -
Investigando a Síntese de Etanol por meio da Fermentação Alcoólica da Cana-deAçúcar
(Polo EaD CarpinaBrasil, 2024-12-07)O processo de ensino e aprendizagem vai além da mera transmissão e memorização de conteúdo. Esta pesquisa destaca a importância do ensino de ciências por meio do método investigativo, que estimula a construção significativa ... -
Experimentando a extração do DNA e pesquisando sobre a importância da molécula da vida com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental
(EaD - Polo Jaboatão dos GuararapesBrasil, 2024-12-14)Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de compreender a importância da experimentação em Ciências no estudo sobre Genética, que muitas vezes são vistos como difíceis, seja pela falta de base prévia dos estudantes ... -
Determinação da presença da vitamina C nos alimentos, como agente redutor: uma proposta investigativa do ensino de Ciências com ênfase nos anos finais do Ensino Fundamental II
(EaD - Polo PalmaresBrasil, 2022-01-20)Este Trabalho objetivou identificar como as aulas investigativa, pautada em experimentação, contribuem para o processo ensino aprendizagem e no dinamismo na sala de aula. Sendo assim, as práticas investigativas mostraram ... -
ENSINO HÍBRIDO: INVESTIGANDO OS IMPACTOS DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENGAJAMENTO DISCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IIEM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE BONITO – PE
(EAD - Polo Santa Cruz do CapibaribeBrasil, 2022-02-28)A pesquisa, embora tenha interesse em utilizar valores para melhor descrever e compreender os dados obtidos está classificado tanto numa abordagem qualitativa, quanto quantitativa busca Investigar as possíveis contribuições ... -
RPG COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
(EaDBrasil, 2022-01-26)A educação vem mudando, em resposta a um mundo globalizado, onde as informações são facilmente acessadas. A escola, em resposta às mudanças do mundo, busca despertar a autonomia e senso crítico no estudante, para que ele ... -
Educação Sexual: uma proposta de conscientização com alunos do Ensino Médio
(EaDBrasil, 2022-01-29)A escola tem sido um espaço essencial para a discussão sobre sexualidade, principalmente durante a adolescência. Apesar dos receios dos docentes em abordar determinados assuntos, assuntos como Infecções Sexualmente ...