TRABALHANDO O LIXO POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Visualizar/ Abrir
Data
2022-01-26Autor
Amorim, Érima Maria de
http://lattes.cnpq.br/6094531872464412
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Atualmente o lixo consiste em um grande problema para a sociedade
e o meio ambiente. As pessoas a cada dia se tornam mais consumistas e
consequentemente produzem mais resíduos. Adiciona-se a isto o fato do
descarte incorreto do lixo. No Brasil a grande maioria das cidades deposita o
lixo em lixões a céu aberto, o que produz impactos negativos no ambiente.
Neste cenário, é necessário medidas destinadas a conscientização da
população sobre problemas ocasionados pela geração de lixo e seu descarte
incorreto. Sendo assim, a escola como formadora de cidadãos, não pode
deixar de explorar esse tema, demonstrando o problema e contribuindo para
possíveis soluções. Diante disto, cabe a figura do professor utilizar em sala
de aula estratégias pedagógicas que atraiam a atenção dos alunos e que os
o coloque no centro do processo de ensino aprendizagem, para que assim
possam construir um conhecimento concreto de forma que possam aplica-los
em seu dia a dia. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo explorar o
tema lixo por meio do ensino por investigação com alunos do 3° ano do
ensino fundamental anos iniciais. O tema foi desenvolvido divido em três
momentos primeiro encontro no qual foi realizada a problematização do tema
e o levantamento das questões a serem resolvidas, após esse momento os
alunos tiveram 15 dias para desenvolver as pesquisas e resolver as
indagações levantadas e o terceiro momento no qual os alunos
apresentaram o material que produziram. Todo o trabalho foi desenvolvido de
forma remota devido a pandemia da COVID19, que interrompeu as aulas
presenciais. De acordo com os resultados encontrados, os alunos
conseguiram compreender bem o assunto trazendo respostas bem
elaboradas com relação as questões abordadas, além de apresentarem
soluções de fácil execução que ajudam a diminuir a produção de lixo em
suas residências. Sendo assim, a metodologia do ensino por investigação se
mostrou uma estratégia didática eficaz para o construção do conhecimento
dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de suas competências e
habilidades.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: