Mostrar registro simples

dc.creatorAmorim, Érima Maria de
dc.date.accessioned2025-06-30T19:32:17Z
dc.date.available2025-06-30T19:32:17Z
dc.date.issued2022-01-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1739
dc.description.abstractGarbage is currently a major problem for society and the environment. Every day people become more consumerists and consequently produce more waste. Added to this is the fact of incorrect disposal of garbage. In Brazil, the vast majority of cities deposit their garbage in open dumps, which has negative impacts on the environment. In this scenario, it is necessary to take measures aimed at raising the awareness of the population about problems caused by the generation of waste and its incorrect disposal. Therefore, the school as a trainer of citizens cannot fail to explore this theme, demonstrating the problem and contributing to possible solutions. In view of this, it is the role of the teacher to use pedagogical strategies in the classroom that attract the attention of students and that place them at the center of the teaching-learning process, so that they can build concrete knowledge so that they can apply them in different ways. your day to day. Therefore, this work aimed to explore the garbage theme through teaching by investigation with students from the 3rd year of elementary school in the early years. The theme was developed divided into three moments, the first meeting in which the questioning of the theme was carried out and the raising of the questions to be solved, after which the students had 15 days to develop the research and solve the questions raised and the third moment in which the students presented the material they produced. All work was carried out remotely due to the COVID19 pandemic, which interrupted face-to-face classes. According to the results found, the students were able to understand the subject well, bringing well-crafted answers to the questions addressed, in addition to presenting easy-to-execute solutions that help to reduce the production of waste in their homes. Thus, the methodology of teaching by investigation proved to be an effective didactic strategy for the construction of students' knowledge, contributing to the development of their competences and abilities.pt_BR
dc.format.extent30 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAZEVEDO, M. C. P. S. D. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2009. BEVINS, S., PRICE, G. Reconceptualising inquiry in Science education. International Journal of Science Education. v.38(1), p.17-29, 2016 BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE- Diferença entre lixão e aterro sanitário. Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/mmanoforum/item/15708- diferen%C3%A7a-entre-lix%C3%A3o-e-aterro-sanit%C3%A1rio.html. Acesso em, 18 de jan.2022. BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE-MMA. Manual de educação para o consumo sustentável. 160 p. Brasília: MEC/ IDEC, 2005. Disponível em: http://portal. mec. gov. br/dmdocuments/publicacao8. pdf. Acesso em, 18 de jan .2022. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. 136 p. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Secretaria do Meio Ambiente – PMB. CARTILHA- Coleta Seletiva na FCA. Elaboração: e comissão de coleta seletiva da FCA, n.52, 2015. BRITO, L. O.; FIREMAN, E. C. Ensino de Ciências por Investigação: uma proposta didática “para além” de conteúdos conceituais. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, n.5, p. 462- 479, 2018. DA SILVA BARCELLOS, L; COELHO, G. R; SILVA, M. A. J. O ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental: problematizando o desenvolvimento de atividades investigativas em uma oficina em um curso de pedagogia. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 29-48, 2019. 29 DEMO, P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004. DIONYSIO, L. G. M. e DYONISIO, R. B. Lixo urbano: descarte e reciclagem demateriais. Sala de Leitura. 24p. 2009. FERREIRA, L. S. Lixo: um tema facilitador para o ensino / aprendizagem de química. Monografia (Graduação)- Curso de Química. Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão. p. 27, 2018. FORTI, V. O crescimento do lixo eletrônico e suas implicações globais. Panorama setorial da internet. São Paulo, n. 4, p. 1-16, 2019. HILÁRIO, T. W. Sequência de ensino por investigação: uma proposta para o processo de alfabetização: Produto educacional vinculado a dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) - Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Goiás, p. 27, 2018. LEITE, J. C.; RODRIGUES, M. A.; MAGALHÃES JUNIOR, C. A. O. Ensino por investigação na visão de professores de ciências em um contexto de formação continuada. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 42–56, 2015. LIMA, M. E. C. C., & MAUÉS, E. R. C. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Ensaio -Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, p. 161-175, 2006. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. MUCELIN, C. A; BELLINI, M. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & natureza, v. 20, p. 111-124, 2008. MUNFORD, D., & LIMA, M.E.C.C. Ensinar ciências por investigação: em que estamos de acordo? Ensaio -Pesquisa em Educação em Ciências, v.9, n.1, p.72-89, 2007. 30 NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, v. 2, n. 1, p. 355- 381, 2016. OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, v. 12, n. 1, p. 139-153, 2012. SANTANA, R. S; CAPECCHI, M. C. V. M.; FRANZOLIN, F. O ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: possibilidades na implementação de atividades investigativas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 3, p. 686-710, 2018. SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. spe, p. 49-67, 2015. SPENCER, T. S., E WALKER, T. M. Creating a Love for Science for Elementary Students through Inquiry-based Learning. Journal of Virginia Science Education, 4(2), 18-25, 2011. TRIVELATO, S. L. F., & TONIDANDEL, S. M. R. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 17, 97-114, 2015. TULIO, M. Recursos didáticos e sua importância para as aulas de Geociências no 6o ano do ensino fundamental (Colégio Estadual Antonio e Marcos Cavanis/Castro-Pr). In: PARANÁ. Portal Dia a Dia Educação. Curitiba: Celepar, 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDescarte de lixopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.titleTRABALHANDO O LIXO POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6094531872464412pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.referee2Silva, João Ricardo da
dc.contributor.referee3Pereira, Maria Gislaine
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7138716494501589pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9300953379210610pt_BR
dc.publisher.departmentEaD - Polo Limoeiropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoAtualmente o lixo consiste em um grande problema para a sociedade e o meio ambiente. As pessoas a cada dia se tornam mais consumistas e consequentemente produzem mais resíduos. Adiciona-se a isto o fato do descarte incorreto do lixo. No Brasil a grande maioria das cidades deposita o lixo em lixões a céu aberto, o que produz impactos negativos no ambiente. Neste cenário, é necessário medidas destinadas a conscientização da população sobre problemas ocasionados pela geração de lixo e seu descarte incorreto. Sendo assim, a escola como formadora de cidadãos, não pode deixar de explorar esse tema, demonstrando o problema e contribuindo para possíveis soluções. Diante disto, cabe a figura do professor utilizar em sala de aula estratégias pedagógicas que atraiam a atenção dos alunos e que os o coloque no centro do processo de ensino aprendizagem, para que assim possam construir um conhecimento concreto de forma que possam aplica-los em seu dia a dia. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo explorar o tema lixo por meio do ensino por investigação com alunos do 3° ano do ensino fundamental anos iniciais. O tema foi desenvolvido divido em três momentos primeiro encontro no qual foi realizada a problematização do tema e o levantamento das questões a serem resolvidas, após esse momento os alunos tiveram 15 dias para desenvolver as pesquisas e resolver as indagações levantadas e o terceiro momento no qual os alunos apresentaram o material que produziram. Todo o trabalho foi desenvolvido de forma remota devido a pandemia da COVID19, que interrompeu as aulas presenciais. De acordo com os resultados encontrados, os alunos conseguiram compreender bem o assunto trazendo respostas bem elaboradas com relação as questões abordadas, além de apresentarem soluções de fácil execução que ajudam a diminuir a produção de lixo em suas residências. Sendo assim, a metodologia do ensino por investigação se mostrou uma estratégia didática eficaz para o construção do conhecimento dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de suas competências e habilidades.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples