Energias e fontes de energia em uma perspectiva de sequência de ensino por investigação
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Data
2022-01-19Autor
Araujo, Vanessa Kelly Rodrigues de
http://lattes.cnpq.br/5245447660224838
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O presente artigo objetivou avaliar a construção dos conceitos do conteúdo
curricular da física: energia, formas de energia, conservação e transformação de
energia, utilizando uma sequência didática que envolva a abordagem do ensino
de ciência por investigação. O trabalho foi desenvolvido o 1o ano do ensino médio
da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino médio Polivalente de
Abreu e Lima - EREFEMEPAL, localizada do centro do município de Abreu e Lima
PE. A sequência didática foi dividida em três etapas de atividades investigativas.
Na etapa 1, identificamos os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema
energia e construímos um conceito inicial de energia, utilizando debates de
questões problemas e de texto jornalístico, bem como foi incentivado a atuação
protagonista do estudante na construção do próprio conhecimento, através de
pesquisa e apresentação de trabalhos sobre os tipos de energia e seus conceitos.
Na etapa 2, desenvolvemos com os estudantes a atividades investigativa “a
equivalentes mecânica do calor”, na qual trabalhamos a transformação e
conservação de energia cinética, potencial e térmica. E na etapa 3, os estudantes
apresentaram uma mostra do que foi vivenciado nas etapas da sequência
pedagógica, às demais turmas do primeiro ano. Essa mostra foi realizada durante
a feira de conhecimento das áreas, evento que ocorreu na escola no final do
terceiro bimestre letivo. Ao final para avaliar o alcance dos objetivos foi aplicado
individualmente um questionário subjetivo e realizado a observação da mostra
pedagógica. Após o desenvolvido da sequência didática, evidenciamos a
contribuição do ensino de ciências por investigação na construção do conceito de
energia e na compreensão dos fenômenos de transformação e conservação de
energia, bem como a participação ativa e dinâmica dos estudantes nas aulas. O
trabalho também promoveu a ampliação do conhecimento científico e permitiu aos
estudantes o incentivo ao espírito crítico, criativo e investigativo e ao docente uma
experiência de ensino diferenciada das suas práticas pedagógicas anteriores.
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