Mostrar registro simples

dc.creatorAraujo, Vanessa Kelly Rodrigues de
dc.date.accessioned2025-06-30T19:10:16Z
dc.date.available2025-06-30T19:10:16Z
dc.date.issued2022-01-19
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1737
dc.description.abstractThis article aimed to evaluate the construction of the concepts of the curricular content of physics: energy, forms of energy, conservation and transformation of energy, using a didactic sequence that involves an inquiry-based approach to science teaching. The development of the work was carried out with a class of the first year of high school at the Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino Medivalente de Abreu e Lima - EREFEMEPAL, located in the center of the municipality of Abreu e Lima PE. The didactic sequence was divided into three stages of investigative activities. In step 1, we identified the students' previous knowledge on the energy theme and built an initial concept of energy, using debates on problems and journalistic text, as well as encouraging the student's protagonist role in the construction of his own knowledge, through research and presentation of works on the types of energy and their concepts. In step 2, we developed with the students investigative activities “the mechanical equivalents of heat”, in which we work on the transformation and conservation of kinetic, potential and thermal energy. And in stage 3, the students presented a sample of what was experienced in the stages of the pedagogical sequence, to the other classes of the first year. This exhibition was held during the area knowledge fair, an event that took place at the school at the end of the third semester. At the end, to evaluate the scope of the objectives, a subjective questionnaire was applied individually and the observation of the pedagogical sample was carried out. After the development of the didactic sequence, we evidenced the contribution of science teaching by investigation in the construction of the concept of energy and in the understanding of the phenomena of transformation and conservation of energy, as well as the active and dynamic participation of the students in the classes. The work also promoted the expansion of scientific knowledge and allowed students to encourage a critical, creative and investigative spirit and to provide teachers with a different teaching experience from their previous pedagogical practices.pt_BR
dc.format.extent46 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAGÊNCIA BRASIL: Política. Ministro comenta acionamento de bandeira vermelha para energia. São Paulo, 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2019-10/ministro-comenta- acinomento-de-bandeira-vermelha-para-energia-eletrica. Acesso em 26 de julho 2021. 41 ASSIS, Alice; TEIXEIRA, Ode Pacubi Baierl. Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia. Ciência & Educação (Bauru), v. 9, n. 1, p. 41-52, 2003. ARAGÃO, A. A. S.; SILVA, J. J. J.; MENDES, S. M. Ensino de ciências por investigação: o aluno como protagonista do conhecimento. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 4, n. 3, p. 75-84, 2019. BAPTISTA, Mónica. Concepção e implementação de atividades de investigação: um estudo com professores de física e química do ensino básico. 2010. BERTOLINI, Marlene dos Santos. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Produções Didático-Pedagógicas. vol 2. Secretaria de educação, Paraná, 2014. BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Valter; RAMOS, Clinton Marcico. Física completa. Volume único, São Paulo: Editora FTD, 2021. BRITO, Liliane Oliveira; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: uma proposta didática “para além” de conteúdos conceituais. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 5, p. 462-479, 2018. BRITO, Brenda Winne da Cunha Silva; BRITO, Leandro Tavares Santos; SALES, Eliemerson de Souza. Ensino por investigação: uma abordagem didática no ensino de ciências e biologia. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 1, p. 54-60, 2018. CAMPOS, José Galúcio; SENA, Daniel Richardson de Carvalho. Aspectos teóricos sobre o ensino de ciências por investigação. Ensino em Revista, p. 1467-1491, 2020. CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. Ensino de Ciência por investigação: Condições para implementação em sala de aula. Carvalho, Anna Maria Pessoa de (org.). São Paulo: Cengage Learning, 2013. 42 CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 765-794, 2018. CHAVES, Glauson Francisco. Uma proposta de inserção de conteúdos de Mecânica Quântica no Ensino Médio, por meio de um Curso de Capacitação para Professores em atividade. 2010. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999. CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CIÊNCIA É 10!. Recurso Didático-Tecnológico utilizado para realização da Atividade - Investigação (AI). in: MENEZES, L. C. et al. O equivalente Mecânico do Calor. Caderno do Professor: Física, ensino médio, 2a. Série. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, v. 2, p. 13-15, 2009. FEYNMAN, Richard. O que é energia segundo Richard Feynman, Repositório Institucional - MEC BIOE, 2013. Disponível:http://objetoseducacionais2.mec.gov.br =Acesso 15/02/2022 GODOY, Leandro pereira de. Multiversos: ciências da natureza: matéria, energia e vida: ensino médio. 1 ed. São Paulo: Editora FTD, 2020. MERIZIO, Anaximandro Dalri; CLEMENT, Luiz. Uso de Tecnologias Móveis sob uma perspectiva investigativa em aulas de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 1453-1477, 2021. NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Mecânica. vol.1, Brasil, Blucher, 2013, p.394) OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Universidade Federal de Goiás. Catalão–GO, 2011. 43 RODRIGUES, Bruno A.; BORGES, A. Tarciso. O ensino de ciências por investigação: reconstrução histórica. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, p. 1-12, 2008. ROSA, Victor Mozart Tavares Leal et al. Ensino por investigação: características metodológicas e pressupostos teóricos para a proposição de uma sequência de ensino sobre impulso. 2021. SANTANA, Ronaldo Santos; CAPECCHI, M. C. V. M.; FRANZOLIN, Fernanda. O ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: possibilidades na implementação de atividades investigativas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 3, p. 686-710, 2018. SANTOS, Mikaelle Magalhães; DO NASCIMENTO BARBOSA, Nirla; SANTANA, Isabel Cristina Higino. Sequência didática investigativa: uma experiência pedagógica nas aulas de ciências. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2021. SILVA, Juarez Bento; BILESSIMO, Simone Meister Sommer; CASTRO, Ladislei Marques Felipe; SCHEFFER, Schirley Aparecida de Alamo. Laboratórios on-line em aulas de Física no Ensino Médio: proposta de uso em sequências didáticas investigativas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 1478- 1508, 2021. TABOSA, Clara Elena Souza; PEREZ, Silvana. Análise de sequências didáticas com abordagem de Ensino por Investigação produzidas por estudantes de licenciatura em Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 3, p. 1539-1560, 2021. ZOMPERO, Andreia de Freitas et al. Ensino por investigação e aproximações com a aprendizagem baseada em problemas. Debates em Educação, v. 11, n. 25, p. 222-239, 2019.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFísica (Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.titleEnergias e fontes de energia em uma perspectiva de sequência de ensino por investigaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5245447660224838pt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Pedro Henrique Avelino de
dc.contributor.referee2Silva Júnior, Valter Tavares da
dc.contributor.referee3Silva Júnior, Genival Gomes da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9928230433243594pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6676169994577017pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2615058112006717pt_BR
dc.publisher.departmentEaD - Polo Carpinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo objetivou avaliar a construção dos conceitos do conteúdo curricular da física: energia, formas de energia, conservação e transformação de energia, utilizando uma sequência didática que envolva a abordagem do ensino de ciência por investigação. O trabalho foi desenvolvido o 1o ano do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Ensino médio Polivalente de Abreu e Lima - EREFEMEPAL, localizada do centro do município de Abreu e Lima PE. A sequência didática foi dividida em três etapas de atividades investigativas. Na etapa 1, identificamos os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema energia e construímos um conceito inicial de energia, utilizando debates de questões problemas e de texto jornalístico, bem como foi incentivado a atuação protagonista do estudante na construção do próprio conhecimento, através de pesquisa e apresentação de trabalhos sobre os tipos de energia e seus conceitos. Na etapa 2, desenvolvemos com os estudantes a atividades investigativa “a equivalentes mecânica do calor”, na qual trabalhamos a transformação e conservação de energia cinética, potencial e térmica. E na etapa 3, os estudantes apresentaram uma mostra do que foi vivenciado nas etapas da sequência pedagógica, às demais turmas do primeiro ano. Essa mostra foi realizada durante a feira de conhecimento das áreas, evento que ocorreu na escola no final do terceiro bimestre letivo. Ao final para avaliar o alcance dos objetivos foi aplicado individualmente um questionário subjetivo e realizado a observação da mostra pedagógica. Após o desenvolvido da sequência didática, evidenciamos a contribuição do ensino de ciências por investigação na construção do conceito de energia e na compreensão dos fenômenos de transformação e conservação de energia, bem como a participação ativa e dinâmica dos estudantes nas aulas. O trabalho também promoveu a ampliação do conhecimento científico e permitiu aos estudantes o incentivo ao espírito crítico, criativo e investigativo e ao docente uma experiência de ensino diferenciada das suas práticas pedagógicas anteriores.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples