Mostrar registro simples

dc.creatorLira Neto, Avelino José de
dc.date.accessioned2025-06-16T20:11:07Z
dc.date.available2025-06-16T20:11:07Z
dc.date.issued2025-05-19
dc.identifier.citationLIRA NETO, Avelino José de. Uma experiência sobre o direito social à educação de normas trabalhistas no Curso Técnico de Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). 2025. 232 f. Dissertação (Mestrado Profissional em em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1723
dc.description.abstractThis study aimed to evaluate the contribution of a didactic resource designed to support the realization of the social right to education on labor regulations, within the context of the Technical Course in Occupational Safety. The central research problem stems from the lack of targeted approaches in Professional and Technological Education (PTE) to promote students’ understanding of the social right to labor law education. The guiding research question investigated to what extent the implementation of such a didactic resource could assist PTE educators in fostering this right, ultimately empowering students to act as emancipated individuals in both personal and professional spheres. The methodological approach followed an exploratory and descriptive design, structured into four distinct phases: (i) document analysis, (ii) interviews with instructors, (iii) development of the Educational Product (EP), and (iv) evaluation of the EP. The findings from both the document analysis and interviews confirmed that, institutionally, the Pedagogical Course Projects (PCPs) align with and support the inclusion of content related to labor law education. Despite structural challenges, the exploratory phase with instructors revealed their strong commitment to delivering legal education in a contextualized and meaningful manner. However, institutional constraints and deficiencies in students’ foundational education highlighted the urgent need for robust educational policies. Continued investment in professional development for educators and comprehensive support for students is essential. The results further confirmed that within the PTE context, legal education serves as a powerful tool for fostering social and civic transformation. Based on these findings, the EP was developed in the form of a workbook focused on teaching labor regulations. This resource was subsequently evaluated by the same group of instructors involved in the exploratory phase. The evaluation indicated that the EP has strong potential for use in occupational safety courses anpt_BR
dc.format.extent232 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olindapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEducação – Métodos de ensinopt_BR
dc.subjectEducação jurídicapt_BR
dc.subjectDireito socialpt_BR
dc.subjectSegurança do trabalhopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.titleUma experiência sobre o direito social à educação de normas trabalhistas no Curso Técnico de Segurança do Trabalho no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)pt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9015764343993157pt_BR
dc.contributor.advisor1Melo Filho, Ivanildo José de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/406285262166 0068pt_BR
dc.contributor.referee1Melo Filho, Ivanildo José de
dc.contributor.referee2Melo, Rosangela Maria de
dc.contributor.referee3Carvalho, Rosângela Saraiva
dc.contributor.referee4Cavalcanti, Ricardo Russell Brandão
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4062852621660068pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8825117150821632pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/294349136523 0209pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/404652753772 7540pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentOLINDApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo aferir a contribuição de um “recurso didático” destinado a efetivação do direito social à educação de normas trabalhistas vivenciado no contexto do Curso Técnico de Segurança do Trabalho. O problema de pesquisa que guiou esta investigação situa-se na inexistência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de uma abordagem voltada aos discentes sobre à compreensão do direito social à educação de normas trabalhistas. A questão a ser respondida averiguou até que ponto a aplicação de um “recurso didático” neste campo pode auxiliar os docentes na EPT na efetivação do direito social à educação para tornar o discente um ser emancipado nas suas atividades pessoais e profissionais. O processo metodológico foi caracterizado por um delineamento exploratório e descritivo. concebido em 04 (quatro) etapas distintas: (i) análise documental, (ii) entrevista com docentes, (iii) concepção do Produto Educacional (PE) e (iv) avaliação do Produto Educacional. Os resultados da análise documental e das entrevistas ratificam que do ponto de vista institucional os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) apresentam conformidade e ofertam suporte para abordagem de conteúdos voltados a educação de normas trabalhistas. Em relação a etapa exploratória com os docentes, apesar dos desafios estruturais, os resultados sinalizam que eles se dedicam a tornar o ensino jurídico contextualizado e significativo. As limitações institucionais e as deficiências na formação básica dos discentes ressaltaram a necessidade de políticas educacionais robustas. É essencial investir em formação continuada aos docentes e apoio efetivo aos discentes. Além disso, é inconteste por meio dos resultados que na EPT, o ensino jurídico ou do direito consolida-se como agente de transformação social e cidadã. Esses resultados ainda serviram como base para construção do PE que foi materializada em um caderno de atividades com foco no ensino das normas trabalhistas. Este foi avaliado pelo mesmo grupo de docentes participantes na etapa exploratória. Os resultados da avaliação apontam que o PE, enquanto “recurso didático” pode ser potencialmente utilizado nos cursos de segurança do trabalho, assim como, servir como recurso complementar a ser utilizado em outros cursos no universo da EPT.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples