Do Uso ao Descarte: Explorando os Impactos Ambientais das Pilhas e Baterias no Ensino de Ciências

Visualizar/ Abrir
Data
2024-12-07Autor
Silva, Bianca Maria
http://lattes.cnpq.br/4826281281005863
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste estudo foi, através de mediações pedagógicas, propor uma sequência didática com cinco intervenções pedagógicas que abordam os conceitos de Eletroquímica, o estudo da pilha de Daniell e a correta eliminação de pilhas e baterias no meio ambiente. Participaram deste trabalho estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada no município de Carpina, Pernambuco. Realizaram-se as seguintes fases: inicialmente, investigou-se o conhecimento prévio dos alunos por meio de perguntas e pediu-se que realizassem uma entrevista extraclasse com familiares e comunidade através da aplicação de um questionário. Posteriormente, elaborou-se uma aula expositiva e dialogada sobre o uso, composição e consequências de um descarte impróprio de pilhas e baterias. Posteriormente, realizaram experimentos para verificar se os aparelhos (calculadora e led's) seriam acionados pela troca eletrônica da pilha de limão. Finalmente, notou-se que o tema proposto pode ser utilizado como metodologia de ensino eficaz para a promoção da alfabetização científica, conseguindo estabelecer uma ligação entre a vida cotidiana e o contexto escolar.
Collections
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: