Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Bianca Maria
dc.date.accessioned2025-05-22T20:55:28Z
dc.date.available2025-05-22T20:55:28Z
dc.date.issued2024-12-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1691
dc.description.abstractThe objective of this study was, through pedagogical mediations, to propose a didactic sequence with five pedagogical interventions that address the concepts of Electrochemistry, the study of the Daniell cell and the correct disposal of cells and batteries in the environment. Students in the 1st year of high school from a state school located in the city of Carpina, Pernambuco, participated in this work. The following phases were carried out: initially, the students' prior knowledge was investigated through questions and they were asked to carry out an extra-class interview with family members and the community through the application of a questionnaire. Subsequently, an expository and dialogue class was prepared on the use, composition and consequences of improper disposal of batteries. Subsequently, they carried out experiments to verify whether the devices (calculator and LEDs) would be activated by electronically changing the lemon battery. Finally, it was noted that the proposed theme can be used as an effective teaching methodology to promote scientific literacy, managing to establish a link between everyday life and the school context.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CARAMEL, Neusa; PACCA, Jesuína. Concepções alternativas em eletroquímica e circulação da corrente elétrica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 28, p. 7-26, 2011. Caroline Dorada Pereira (Org.). Ensino por investigação: possibilidades e reflexões no PIBID Física/IFPR. Curitiba: Editora IFPR, 2019. p. 106. DE PAIVA, Adriana Borges; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; HILLESHEIM, Mara Cristina Piolla. Análise de conteúdo: uma técnica de pesquisa qualitativa. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 16-33, 2021. FARIAS, Alessandra Nascimento Záu; DE SOUZA, Jozilene. Pilhas usadas: dificuldade no descarte adequado no município de Boa Vista-Roraima/Brasil. ROSENSTOCK, L.; CULLEN, M. R. Textbook of Clinical Occupational and Environmental Medicine. Philadelphia: W. B. Saunders Company, 1994. Cap. 30. RESÍDUOS sólidos: a reciclagem de pilhas e baterias no Brasil. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2001_tr104_0146.pdf. Acesso em: 7 nov. 2024. SANTOS JÚNIOR, Gilson José Cavalcante dos; FREITAS, Kátia Cristina. Experimentos de eletroquímica ambiental: atividades investigativas no ensino de química. In: PORTELA, WOLFF, Eliane; CONCEIÇÃO, Samuel Vieira. Resíduos sólidos: a reciclagem de pilhas e baterias no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃOENEGEP, XXXI, 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ENEGEP, 2011. SAIBA onde descartar eletrônicos e pilhas em Recife. Green Eletron. Disponível em: https://greeneletron.org.br/blog/saiba-onde-descartar-eletronicos-e-pilhas-em-recife/. Acesso em: 16 jun. 2024. SOUZA, Emily Bomfim; KIM, Sônia Cha. Ensino de Ciências por investigação: uma sequência didática para o Ensino Fundamental I. Revista Educação Pública. ISSN: 1984-6290, 2017-2020. TEIXEIRA, Andrew Magno et al. Assinalando a educação ambiental a partir de uma aula problematizadora sobre o uso e descarte de pilhas e baterias. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e53510918126-e53510918126, 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDescartept_BR
dc.subjectPilhaspt_BR
dc.subjectBateriaspt_BR
dc.titleDo Uso ao Descarte: Explorando os Impactos Ambientais das Pilhas e Baterias no Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4826281281005863pt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Carla Valéria Ferreira
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.b r/25630534416022 49pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Carla Valéria F.
dc.contributor.referee2Silva, Grayce Kelli Barbosa da
dc.contributor.referee3Araújo, Elian Sandra Alves de
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.b r/25630534416022 49pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 8362703013686058pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttps://lattes.cnpq.b r/83621375091193 53pt_BR
dc.publisher.departmentEaD - Polo Carpinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi, através de mediações pedagógicas, propor uma sequência didática com cinco intervenções pedagógicas que abordam os conceitos de Eletroquímica, o estudo da pilha de Daniell e a correta eliminação de pilhas e baterias no meio ambiente. Participaram deste trabalho estudantes do 1° ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada no município de Carpina, Pernambuco. Realizaram-se as seguintes fases: inicialmente, investigou-se o conhecimento prévio dos alunos por meio de perguntas e pediu-se que realizassem uma entrevista extraclasse com familiares e comunidade através da aplicação de um questionário. Posteriormente, elaborou-se uma aula expositiva e dialogada sobre o uso, composição e consequências de um descarte impróprio de pilhas e baterias. Posteriormente, realizaram experimentos para verificar se os aparelhos (calculadora e led's) seriam acionados pela troca eletrônica da pilha de limão. Finalmente, notou-se que o tema proposto pode ser utilizado como metodologia de ensino eficaz para a promoção da alfabetização científica, conseguindo estabelecer uma ligação entre a vida cotidiana e o contexto escolar.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples