Determinação da presença da vitamina C nos alimentos, como agente redutor: uma proposta investigativa do ensino de Ciências com ênfase nos anos finais do Ensino Fundamental II

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Data
2022-01-20Autor
Silva, Josafá Domingos da
http://lattes.cnpq.br/0549516148081190
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Este Trabalho objetivou identificar como as aulas investigativa, pautada em
experimentação, contribuem para o processo ensino aprendizagem e no dinamismo
na sala de aula. Sendo assim, as práticas investigativas mostraram o quanto à
vitamina C está presente em alimentos naturais e industrializados consumidos pelos
estudantes e isso serve para despertar o interesse, a curiosidade dos alunos e
enfatizar como os conhecimentos químicos adquiridos em sala de aula estão
presentes em seu cotidiano. Com o objetivo de levar uma maior informação aos
Estudantes do ensino do fundamental II dos anos finais sobre o ácido ascórbico, que
é um produto de alto consumo da população brasileira principalmente nestes últimos
tempos devido ao crescente número de casos do Coronavírus (COVID 19) no Brasil.
A intervenção pedagógica foi realizada para os estudantes do nono ano da Escola
Municipal Dom Eliseu na cidade de Gameleira-PE. Durante as intervenções os
Estudantes foram informados sobre as propriedades antioxidantes da vitamina C por
meio do experimento utilizando os fundamentos da titulação iodométrica, para a
determinação da presença da vitamina C, em alguns alimentos presente na nossa
dieta alimentar diária, onde os resultados foram satisfatórios de acordo com a
observação. Entretanto, utilizando reagentes de baixo custo, O ácido ascórbico
possui duas formas, a reduzida e a oxidada. A intervenção mostra o quanto à
vitamina C está presente em alimentos naturais em situações diversas.
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