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dc.creatorSilva, Josafá Domingos da
dc.date.accessioned2025-05-20T00:09:55Z
dc.date.available2025-05-20T00:09:55Z
dc.date.issued2022-01-20
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1683
dc.description.abstractThis work aimed to identify how investigative classes, based on experimentation, contribute to the teaching-learning process and to dynamism in the classroom. Thus, the investigative practices showed how much vitamin C is present in natural and industrialized foods consumed by students and this serves to arouse the interest and curiosity of students and emphasize how the chemical knowledge acquired in the classroom is present in their daily lives. With the objective of bringing more information to students of elementary school II of the final years about ascorbic acid, which is a product of high consumption by the Brazilian population, mainly in recent times due to the increasing number of cases of the Coronavirus (COVID 19) in the country. Brazil. The pedagogical intervention was carried out for the students of the ninth year of the Dom Eliseu Municipal School in the city of Gameleira-PE. During the interventions, the Students were informed about the antioxidant properties of vitamin C through the experiment using the fundamentals of iodometric titration, to determine the presence of vitamin C, in some foods present in our daily diet, where the results were satisfactory from according to observation. However, using inexpensive reagents, ascorbic acid has two forms, reduced and oxidized. The intervention shows how much vitamin C is present in natural foods in different situations.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectVitamina Cpt_BR
dc.subjectExperimentospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleDeterminação da presença da vitamina C nos alimentos, como agente redutor: uma proposta investigativa do ensino de Ciências com ênfase nos anos finais do Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0549516148081190pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Filho, Lourival Gomes da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938292827249694pt_BR
dc.contributor.referee1Albuquerque, Cláudio Roberto de
dc.contributor.referee2Souza, Kelma Sirleide de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8048052738391734pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1900998987505190pt_BR
dc.publisher.departmentEaD - Polo Palmarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho objetivou identificar como as aulas investigativa, pautada em experimentação, contribuem para o processo ensino aprendizagem e no dinamismo na sala de aula. Sendo assim, as práticas investigativas mostraram o quanto à vitamina C está presente em alimentos naturais e industrializados consumidos pelos estudantes e isso serve para despertar o interesse, a curiosidade dos alunos e enfatizar como os conhecimentos químicos adquiridos em sala de aula estão presentes em seu cotidiano. Com o objetivo de levar uma maior informação aos Estudantes do ensino do fundamental II dos anos finais sobre o ácido ascórbico, que é um produto de alto consumo da população brasileira principalmente nestes últimos tempos devido ao crescente número de casos do Coronavírus (COVID 19) no Brasil. A intervenção pedagógica foi realizada para os estudantes do nono ano da Escola Municipal Dom Eliseu na cidade de Gameleira-PE. Durante as intervenções os Estudantes foram informados sobre as propriedades antioxidantes da vitamina C por meio do experimento utilizando os fundamentos da titulação iodométrica, para a determinação da presença da vitamina C, em alguns alimentos presente na nossa dieta alimentar diária, onde os resultados foram satisfatórios de acordo com a observação. Entretanto, utilizando reagentes de baixo custo, O ácido ascórbico possui duas formas, a reduzida e a oxidada. A intervenção mostra o quanto à vitamina C está presente em alimentos naturais em situações diversas.pt_BR


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