Mapeamento das produções acadêmicas que relacionam matemática e educação escolar indígena: uma análise das pesquisas disponíveis na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações.
Data
2025-04-24Autor
Bispo, Nágila Franciele de Lima
http://lattes.cnpq.br/3407830135806907
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Este trabalho possui como objetivo principal caracterizar os trabalhos acadêmicos
produzidos em programas nacionais de pós-graduações stricto sensu que relacionam
as temáticas “Matemática” e “Educação Escolar Indígena” a partir do banco de dados
da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como referencial
teórico apresentamos um contexto da história da Educação Escolar Indígena no Brasil
acerca dos principais acontecimentos, e aspectos da Etnomatemática a partir das
ideias do brasileiro Ubiratan D’Ambrósio. Os procedimentos metodológicos foram
iniciados com o levantamento dos dados, seguidos de sua organização e
categorização com o auxílio da construção de uma planilha, e por fim, realizou-se a
análise das pesquisas selecionadas. Dentre os resultados desta pesquisa destacam-
se: a primeira produção acadêmica encontrada é uma dissertação de mestrado
acadêmico publicada em 1995; apesar das temáticas serem campos férteis para a
realização de pesquisas, somente a partir de 2006 o número de produções obteve um
aumento razoável; entre as cinco regiões geográficas brasileiras, a região Sudeste
concentra a maior quantidade dos trabalhos publicados; em relação ao nível de
titulação acadêmica, mais de cinquenta por cento das pesquisas correspondem à
dissertações de mestrado acadêmico; visando categorizar as pesquisas em relação
ao foco principal, a partir da análise, três focos apareceram em destaque:
Etnomatemática, Formação de professores, e Prática pedagógica. Com a análise,
concluiu-se que a maioria das pesquisas apresentam foco voltado exclusivamente
para a Etnomatemática.
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