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dc.creatorBispo, Nágila Franciele de Lima
dc.date.accessioned2025-05-09T19:51:24Z
dc.date.available2025-05-09T19:51:24Z
dc.date.issued2025-04-24
dc.identifier.citationBISMO, Nágila Franciele de Lima; OLIVEIRA, Carlos Eduardo de. Mapeamento das produções acadêmicas que relacionam matemática e educação escolar indígena: uma análise das pesquisas disponíveis na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. 2025. 26 f. TCC (Lic. de Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco. Campus Pesqueira, Curso de Licenciatura em matemática, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1665
dc.description.abstractThe main objective of this study is to characterize the academic works produced in national stricto sensu postgraduate programs that relate the themes of “Mathematics” and “Indigenous School Education” based on the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). As a theoretical framework, we present a context of the history of Indigenous School Education in Brazil regarding the main events and aspects of Ethnomathematics based on the ideas of the Brazilian Ubiratan D’Ambrósio. The methodological procedures began with the collection of data, followed by its organization and categorization with the help of the construction of a spreadsheet, and finally, the analysis of the selected researches was carried out. Among the results of this research, the following stand out: the first academic production found is an academic master’s dissertation published in 1995; although the themes are fertile fields for conducting research, it was only after 2006 that the number of productions obtained a reasonable increase; Among the five Brazilian geographic regions, the Southeast region concentrates the largest number of published works; in relation to the level of academic qualification, more than fifty percent of the research corresponds to academic master's dissertations; aiming to categorize the research in relation to the main focus, from the analysis, three focuses stood out: Ethnomathematics, Teacher training, and Pedagogical practice. With the analysis, it was concluded that the majority of the research has a focus exclusively on Ethnomathematics.pt_BR
dc.format.extent26 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMapeamento de pesquisaspt_BR
dc.subjectEducação Escolar Indígenapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.titleMapeamento das produções acadêmicas que relacionam matemática e educação escolar indígena: uma análise das pesquisas disponíveis na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407830135806907pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Eduardo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3674725620055994pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee2Costa, Érika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho possui como objetivo principal caracterizar os trabalhos acadêmicos produzidos em programas nacionais de pós-graduações stricto sensu que relacionam as temáticas “Matemática” e “Educação Escolar Indígena” a partir do banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como referencial teórico apresentamos um contexto da história da Educação Escolar Indígena no Brasil acerca dos principais acontecimentos, e aspectos da Etnomatemática a partir das ideias do brasileiro Ubiratan D’Ambrósio. Os procedimentos metodológicos foram iniciados com o levantamento dos dados, seguidos de sua organização e categorização com o auxílio da construção de uma planilha, e por fim, realizou-se a análise das pesquisas selecionadas. Dentre os resultados desta pesquisa destacam- se: a primeira produção acadêmica encontrada é uma dissertação de mestrado acadêmico publicada em 1995; apesar das temáticas serem campos férteis para a realização de pesquisas, somente a partir de 2006 o número de produções obteve um aumento razoável; entre as cinco regiões geográficas brasileiras, a região Sudeste concentra a maior quantidade dos trabalhos publicados; em relação ao nível de titulação acadêmica, mais de cinquenta por cento das pesquisas correspondem à dissertações de mestrado acadêmico; visando categorizar as pesquisas em relação ao foco principal, a partir da análise, três focos apareceram em destaque: Etnomatemática, Formação de professores, e Prática pedagógica. Com a análise, concluiu-se que a maioria das pesquisas apresentam foco voltado exclusivamente para a Etnomatemática.pt_BR


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