O estado da arte do tema frações nas dissertações do Profmat: aspectos quantitativos e qualitativos das abordagens teóricas e metodológicas

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Data
2025-04-25Autor
Freitas, Tianne Almeida de
http://lattes.cnpq.br/2826165475614733
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O objetivo deste trabalho é verificar quantitativamente o estado da arte do tema frações nas
dissertações produzidas pelo PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede
Nacional) e categorizar as abordagens teóricas e/ou metodológicas deste tema. O
PROFMAT é um curso de pós-graduação stricto sensu, coordenado pela Sociedade
Brasileira de Matemática (SBM) que atua com o suporte do Instituto de Matemática Pura e
Aplicada (IMPA) desde 2011. Realizou-se um levantamento a respeito do tema frações no
site oficial do PROFMAT verificando-se que ao todo existem 110 dissertações, o qual
agrupamos em 15 categorias. Destes, 70 são sobre jogos matemáticos manipulativos, o
que corresponde a 80,5% e 17 são sobre jogos matemáticos digitais, o que corresponde a
19,5%. Mesmo sendo previsível o maior percentual do uso de jogos manipulativos em
relação aos digitais, no período de tempo investigado, este trabalho torna-se referência para
futuras pesquisas, dado que a partir deste ano de 2020, com a atual reclusão domiciliar, foi
exigido dos professores a preferência por uso de tecnologias digitais e por consequência,
para o período posterior a 2020, teremos, provavelmente, um aumento substancial.
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