Mostrar registro simples

dc.creatorFreitas, Tianne Almeida de
dc.date.accessioned2025-05-08T19:51:59Z
dc.date.available2025-05-08T19:51:59Z
dc.date.issued2025-04-25
dc.identifier.citationFREITAS, Tianne Almeida de; SOUZA, Emersson Rodrigues de. O ESTADO DA ARTE DO TEMA FRAÇÕES NAS DISSERTAÇÕES DO PROFMAT: aspectos quantitativos e qualitativos das abordagens teóricas e metodológicas. 2025. 19f. TCC (Lic. em Matemática) – Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1660
dc.description.abstractThe objective of this work is to quantitatively verify the state of the art of the subject of fractions in the dissertations produced by PROFMAT (Professional Master's Degree in Mathematics in the National Network) and to categorize the theoretical and/or methodological approaches to this subject. PROFMAT is a stricto sensu postgraduate course, coordinated by the Brazilian Mathematical Society (SBM) that has been working with the support of the Institute of Pure and Applied Mathematics (IMPA) since 2011. A survey on the subject of fractions was carried out on the official PROFMAT website, verifying that there are a total of 110 dissertations, which we grouped into 15 categories. Of these, 70 are about manipulative mathematical games, which corresponds to 80.5%, and 17 are about digital mathematical games, which corresponds to 19.5%. Even though the higher percentage of use of manipulative games in relation to digital games is predictable, in the period of time investigated, this work becomes a reference for future research, given that from this year of 2020, with the current home confinement, teachers were required to prefer the use of digital technologies and consequently, for the period after 2020, we will probably have a substantial increase.pt_BR
dc.format.extent19 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBIANCHINI, Edwaldo. Matemática: 5a Série. São Paulo: Moderna, 1996. BERTONI, Nilza Eigenheer. Módulo VI: Educação e linguagem matemática IV. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. Disponível em: https://professoresdematematica.com.br/wa_files/fracoes%20-%20nilza%20bertoni.pdf. Acesso em: 18 abr. 2025. GIL, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 1998. GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 5, p. 29-55, 2019. Disponível em: https://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/122/201. Acesso em: 18 fev. 2025 LOPES, Antonio José. O que nossos alunos podem estar deixando de aprender sobre frações, quando tentamos lhes ensinar frações. Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 31, p. 1-22, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2912/291221883002.pdf. Acesso em: 15 jan. 2025. MERLINI, Vera Lucia. O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico com alunos de 5a e 6a séries do Ensino Fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/bitstream/handle/11111/1/dissertacao_vera_lucia_merlini. pdf. Acesso em 10 jan. 2025. SANTOS, Aparecido dos. O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo diagnóstico junto a professores que atuam no Ensino Fundamental. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/11116/1/dissertacao_aparecido_santos.pdf. Acesso em 10 jan. 2025.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectPROFMATpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO estado da arte do tema frações nas dissertações do Profmat: aspectos quantitativos e qualitativos das abordagens teóricas e metodológicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2826165475614733pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é verificar quantitativamente o estado da arte do tema frações nas dissertações produzidas pelo PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) e categorizar as abordagens teóricas e/ou metodológicas deste tema. O PROFMAT é um curso de pós-graduação stricto sensu, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) que atua com o suporte do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) desde 2011. Realizou-se um levantamento a respeito do tema frações no site oficial do PROFMAT verificando-se que ao todo existem 110 dissertações, o qual agrupamos em 15 categorias. Destes, 70 são sobre jogos matemáticos manipulativos, o que corresponde a 80,5% e 17 são sobre jogos matemáticos digitais, o que corresponde a 19,5%. Mesmo sendo previsível o maior percentual do uso de jogos manipulativos em relação aos digitais, no período de tempo investigado, este trabalho torna-se referência para futuras pesquisas, dado que a partir deste ano de 2020, com a atual reclusão domiciliar, foi exigido dos professores a preferência por uso de tecnologias digitais e por consequência, para o período posterior a 2020, teremos, provavelmente, um aumento substancial.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples