dc.creator | Freitas, Tianne Almeida de | |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T19:51:59Z | |
dc.date.available | 2025-05-08T19:51:59Z | |
dc.date.issued | 2025-04-25 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Tianne Almeida de; SOUZA, Emersson Rodrigues de. O ESTADO DA ARTE DO TEMA FRAÇÕES NAS DISSERTAÇÕES DO PROFMAT: aspectos quantitativos e qualitativos das abordagens teóricas e metodológicas. 2025. 19f. TCC (Lic. em Matemática) – Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1660 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to quantitatively verify the state of the art of the subject of
fractions in the dissertations produced by PROFMAT (Professional Master's Degree in
Mathematics in the National Network) and to categorize the theoretical and/or
methodological approaches to this subject. PROFMAT is a stricto sensu postgraduate course, coordinated by the Brazilian Mathematical Society (SBM) that has been working with
the support of the Institute of Pure and Applied Mathematics (IMPA) since 2011. A survey on
the subject of fractions was carried out on the official PROFMAT website, verifying that there
are a total of 110 dissertations, which we grouped into 15 categories. Of these, 70 are about
manipulative mathematical games, which corresponds to 80.5%, and 17 are about digital
mathematical games, which corresponds to 19.5%. Even though the higher percentage of
use of manipulative games in relation to digital games is predictable, in the period of time
investigated, this work becomes a reference for future research, given that from this year of
2020, with the current home confinement, teachers were required to prefer the use of digital
technologies and consequently, for the period after 2020, we will probably have a substantial
increase. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BIANCHINI, Edwaldo. Matemática: 5a Série. São Paulo: Moderna, 1996.
BERTONI, Nilza Eigenheer. Módulo VI: Educação e linguagem matemática IV. Brasília:
Universidade
de
Brasília,
2009.
Disponível
em:
https://professoresdematematica.com.br/wa_files/fracoes%20-%20nilza%20bertoni.pdf.
Acesso em: 18 abr. 2025.
GIL, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Cortez, 1998.
GONÇALVES, Jonas Rodrigo. Como escrever um artigo de revisão de literatura.
Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 5, p. 29-55, 2019. Disponível em:
https://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/122/201. Acesso em: 18 fev. 2025
LOPES, Antonio José. O que nossos alunos podem estar deixando de aprender sobre
frações, quando tentamos lhes ensinar frações. Boletim de Educação Matemática, v. 21,
n. 31, p. 1-22, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2912/291221883002.pdf.
Acesso em: 15 jan. 2025.
MERLINI, Vera Lucia. O conceito de fração em seus diferentes significados: um estudo
diagnóstico com alunos de 5a e 6a séries do Ensino Fundamental. 2005. Dissertação
(Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São
Paulo.
Disponível
em:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/bitstream/handle/11111/1/dissertacao_vera_lucia_merlini.
pdf. Acesso em 10 jan. 2025.
SANTOS, Aparecido dos. O conceito de fração em seus diferentes significados: um
estudo diagnóstico junto a professores que atuam no Ensino Fundamental. 2005.
Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de
São
Paulo,
São
Paulo.
Disponível
em:
https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/11116/1/dissertacao_aparecido_santos.pdf.
Acesso em 10 jan. 2025. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.subject | PROFMAT | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | O estado da arte do tema frações nas dissertações do Profmat: aspectos quantitativos e qualitativos das abordagens teóricas e metodológicas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2826165475614733 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é verificar quantitativamente o estado da arte do tema frações nas
dissertações produzidas pelo PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede
Nacional) e categorizar as abordagens teóricas e/ou metodológicas deste tema. O
PROFMAT é um curso de pós-graduação stricto sensu, coordenado pela Sociedade
Brasileira de Matemática (SBM) que atua com o suporte do Instituto de Matemática Pura e
Aplicada (IMPA) desde 2011. Realizou-se um levantamento a respeito do tema frações no
site oficial do PROFMAT verificando-se que ao todo existem 110 dissertações, o qual
agrupamos em 15 categorias. Destes, 70 são sobre jogos matemáticos manipulativos, o
que corresponde a 80,5% e 17 são sobre jogos matemáticos digitais, o que corresponde a
19,5%. Mesmo sendo previsível o maior percentual do uso de jogos manipulativos em
relação aos digitais, no período de tempo investigado, este trabalho torna-se referência para
futuras pesquisas, dado que a partir deste ano de 2020, com a atual reclusão domiciliar, foi
exigido dos professores a preferência por uso de tecnologias digitais e por consequência,
para o período posterior a 2020, teremos, provavelmente, um aumento substancial. | pt_BR |