Mostrar registro simples

dc.creatorGonçalves, Anna Kalynne Leite
dc.date.accessioned2025-04-30T22:30:34Z
dc.date.available2025-04-30T22:30:34Z
dc.date.issued2025-03-25
dc.identifier.citationGONÇALVES, Anna Kalynne Leite ; SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. Quadrados mágicos e arte: uma abordagem interdisciplinar para o ensino de matemática. 15 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1651
dc.description.abstractThis paper analyzes magic squares and art in the interdisciplinary approach to teaching mathematics. The research adopts a bibliographic and exploratory approach of five academic studies, namely: Paulo (2021), Batista et al. (2022), Santos; Baier (2017), Pontes; Pontes (2020), Marques (2017). This research revealed that the use of magic squares promotes student engagement, curiosity and motivation for learning. The results indicate that activities based on games and challenges contribute to a dynamic learning environment, favoring active participation and critical thinking. Although challenges such as adapting activities to available time and different school realities are pointed out, the pedagogical potential of magic squares is undeniable. It is concluded that magic squares are a powerful educational tool, capable of enriching the teaching of mathematics through integration with other areas of knowledge, such as art.pt_BR
dc.format.extent15 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARBOSA, Adriana. GIRIH: Relacionando arte islâmica e ensino de geometria. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 11, n. 01, 2021. BARBOSA, Camila Linhares Ribeiro; DE ANDRADE, Ana Paula Rangel. A Álgebra dos Quadrados Mágicos. Encontro de Educação Matemática, n. 2, 2017. ALVES, M. C. Ensino da Matemática em Interface com a Língua Materna: Prática Pedagógica Interdisciplinar. Revista Amelica, 2013. BATISTA, Ana Carolina Castro et al. Quadrado Mágico: uma possibilidade de investigação matemática no ensino fundamental. V SIMPÓSIO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS E EM COMPUTAÇÃO, p. 107, 2022. BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. 2a ediçao. Tradução de Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher, 1996. CAJORI, Florian. Uma história da matemática. Ciência Moderna, 2007. CANTUÁRIA, Thainá Lemes. A importância das relações sociais: uma análise do filme extraordinário sob a teoria de aprendizagem de Vygotsky. Research, Society and Development, v. 12, n. 4, p. e23112441250-e23112441250, 2023. EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Trad. Higino H. Domingues. Campinas. Unicamp, 1995. FAINGUELERNT, Estela Kaufman; NUNES, Katia Regina Ashton. Fazendo arte com a matemática. Penso Editora, 2015. FELIPPE, Alana Cavalcante; MACEDO, Shirley. Contribuições dos jogos matemáticos e modelagem Matemática no ensino da Matemática. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, p. e41411124886-e41411124886, 2022. FLORES, Cláudia Regina; KERSCHER, Mônica Maria. Sobre aprender Matemática com a Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, n. 69, p. 22-38, 2021. GÓES, Anderson Roges Teixeira; GÓES, Heliza Colaço. Ensino da Matemática:: concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico. Editora Intersaberes, 2023. GUELLI, Oscar. Contando a história da matemática: jogando com a matemática. São Paulo: Ática, 1992. GULLBERG, Jan. Mathematics: From the Birth of Numbers. Ww Norton. 1996. GUNDLACH, Bernard H. Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula: números e numerais. Atual Editora, 1992. KILPATRICK, J.; SWAfford, J.; FINDELL, B. Adding it up: Helping children understand math. Washington, D.C.: National Academy Press, 2001. MARQUES, Jamerson Henrique da Silva. Estudo do quadrado mágico com uso nos anos finais do ensino fundamental. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Programa de Pós-graduação em Matemática, Rio Grande/RS, 2017. MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. Lf Editorial, 2023. NOGUEIRA, Aurélio Antônio Mendes et al. Cada um no seu quadrado: a identidade QRCode nos espaços de experimentação artística. Revista Scientiarum Historia, v. 1, p. 9-9, 2021. PAULO, Luís Guilherme Oliveira. Uma análise de elementos matemáticos presentes na gravura Melancolia I de Albrecht Dürer: poliedro, esfera e quadrado mágico. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Carlos – Campus São Carlos. 2021. PONTES, Edel Alexandre Silva; PONTES, Edel Guilherme Silva. Isomorfismo Básico Estrutural na Resolução de Problemas: A Similaridade entre a equação x+ y+ z= 15, o Jogo da Velha e o Quadrado Mágico no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 17, p. 31-38, 2020. RICARDO, Sandra et al. Estórias da História da Matemática. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, v. 20, p. 361-380, 2019. RIGATTI, Keitiane; CEMIN, Alexandra. . O papel do lúdico no ensino da matemática. Revista Conectus: tecnologia, gestão e conhecimento, v. 1, n. 1, p. 17-17, 2021. SAMPAIO, Patrícia. A Matemática através da Arte de MC Escher. Millenium, p. 49-58, 2012. SANTOS, Ivan Alvaro; BAIER, Tânia. Quadrados mágicos e mediação simbólica: trabalhando jogos didáticos e história da matemática à luz da teoria histórico-cultural. VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA – ULBRA, Canoas, 2017. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Lucas Teixeira; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Matemática e Música: a história da relação e evolução de duas Ciências através dos tempos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 2, p. 130-141, 2018. SOUSA, Jeyze Santos; PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, Isabelle Coelho. Uma proposta envolvendo atividades históricas investigativas a partir da revista Al-Karismi, de Malba Tahan: estudando quadrados mágicos. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 482- 498, 2019. SOUSA, Maria do Bonfim Soares. A influência do lúdico no desenvolvimento da cognição matemática na educação infantil: uma lacuna na pesquisa contemporânea. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 16, n. 1, p. 564-579, 2024. VARGAS, Andressa Franco et al. Aprendendo Matemática através dos fractais: Uma experiência no Ensino Médio. Anais... XX EREMAT-Encontro Regional de Estudantes de Matemática da Região Sul Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Bagé/RS, Brasil, p. 13-16, 2014. VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007. ZALESKI, Dirceu. Matemática e Arte. Autêntica, 2017.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectQuadrados Mágicospt_BR
dc.subjectArte - abordagem interdisciplinarpt_BR
dc.titleQuadrados mágicos e arte: uma abordagem interdisciplinar para o ensino de matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6200189545143035pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Anderson Rodrigo Oliveira da
dc.contributor.referee2Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3445669651087213pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho analisa os quadrados mágicos e a arte na abordagem interdisciplinar para o ensino de matemática. A pesquisa adota uma abordagem bibliográfica e exploratória de cinco estudos acadêmicos sendo eles: Paulo (2021), Batista et al. (2022), Santos; Baier (2017), Pontes; Pontes (2020), Marques (2017). Essas pesquisas revelam que o uso dos quadrados mágicos promove o engajamento dos estudantes, despertando a curiosidade e a motivação para o aprendizado. Os resultados indicam que atividades baseadas em jogos e desafios contribuem para um ambiente de aprendizagem dinâmico, favorecendo a participação ativa e o pensamento crítico. Embora desafios como a adaptação das atividades ao tempo disponível e às diferentes realidades escolares sejam apontados, o potencial pedagógico dos quadrados mágicos é inegável. Conclui-se que os quadrados mágicos são uma poderosa ferramenta educativa, capaz de enriquecer o ensino da matemática por meio da integração com outras áreas do conhecimento, como por exemplo a arte.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples