dc.relation | BARBOSA, Adriana. GIRIH: Relacionando arte islâmica e ensino de geometria. Revista
Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 11, n. 01, 2021.
BARBOSA, Camila Linhares Ribeiro; DE ANDRADE, Ana Paula Rangel. A Álgebra dos
Quadrados Mágicos. Encontro de Educação Matemática, n. 2, 2017.
ALVES, M. C. Ensino da Matemática em Interface com a Língua Materna: Prática
Pedagógica Interdisciplinar. Revista Amelica, 2013.
BATISTA, Ana Carolina Castro et al. Quadrado Mágico: uma possibilidade de investigação
matemática no ensino fundamental. V SIMPÓSIO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS
EXATAS E EM COMPUTAÇÃO, p. 107, 2022.
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. 2a ediçao. Tradução de Elza F. Gomide.
São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
CAJORI, Florian. Uma história da matemática. Ciência Moderna, 2007.
CANTUÁRIA, Thainá Lemes. A importância das relações sociais: uma análise do filme
extraordinário sob a teoria de aprendizagem de Vygotsky. Research, Society and
Development, v. 12, n. 4, p. e23112441250-e23112441250, 2023.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Trad. Higino H. Domingues.
Campinas. Unicamp, 1995.
FAINGUELERNT, Estela Kaufman; NUNES, Katia Regina Ashton. Fazendo arte com a
matemática. Penso Editora, 2015.
FELIPPE, Alana Cavalcante; MACEDO, Shirley. Contribuições dos jogos matemáticos e
modelagem Matemática no ensino da Matemática. Research, Society and Development,
v. 11, n. 1, p. e41411124886-e41411124886, 2022.
FLORES, Cláudia Regina; KERSCHER, Mônica Maria. Sobre aprender Matemática com a
Arte, ou Matemática e Arte e Visualidade em Experiência na Escola. Bolema: Boletim de
Educação Matemática, v. 35, n. 69, p. 22-38, 2021.
GÓES, Anderson Roges Teixeira; GÓES, Heliza Colaço. Ensino da Matemática::
concepções, metodologias, tendências e organização do trabalho pedagógico. Editora
Intersaberes, 2023.
GUELLI, Oscar. Contando a história da matemática: jogando com a matemática. São Paulo:
Ática, 1992.
GULLBERG, Jan. Mathematics: From the Birth of Numbers. Ww Norton. 1996.
GUNDLACH, Bernard H. Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula:
números e numerais. Atual Editora, 1992.
KILPATRICK, J.; SWAfford, J.; FINDELL, B. Adding it up: Helping children understand
math. Washington, D.C.: National Academy Press, 2001.
MARQUES, Jamerson Henrique da Silva. Estudo do quadrado mágico com uso nos
anos finais do ensino fundamental. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do
Rio Grande – FURG, Programa de Pós-graduação em Matemática, Rio Grande/RS, 2017.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria e textos
complementares. Lf Editorial, 2023.
NOGUEIRA, Aurélio Antônio Mendes et al. Cada um no seu quadrado: a identidade
QRCode nos espaços de experimentação artística. Revista Scientiarum Historia, v. 1, p.
9-9, 2021.
PAULO, Luís Guilherme Oliveira. Uma análise de elementos matemáticos presentes na
gravura Melancolia I de Albrecht Dürer: poliedro, esfera e quadrado mágico. Trabalho de
Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Carlos – Campus São Carlos. 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva; PONTES, Edel Guilherme Silva. Isomorfismo Básico
Estrutural na Resolução de Problemas: A Similaridade entre a equação x+ y+ z= 15, o Jogo
da Velha e o Quadrado Mágico no Processo de Ensino e Aprendizagem de
Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 17, p. 31-38, 2020.
RICARDO, Sandra et al. Estórias da História da Matemática. História da Ciência e Ensino:
construindo interfaces, v. 20, p. 361-380, 2019.
RIGATTI, Keitiane; CEMIN, Alexandra. . O papel do lúdico no ensino da
matemática. Revista Conectus: tecnologia, gestão e conhecimento, v. 1, n. 1, p. 17-17,
2021.
SAMPAIO, Patrícia. A Matemática através da Arte de MC Escher. Millenium, p. 49-58,
2012.
SANTOS, Ivan Alvaro; BAIER, Tânia. Quadrados mágicos e mediação simbólica:
trabalhando jogos didáticos e história da matemática à luz da teoria histórico-cultural.
VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA – ULBRA, Canoas,
2017.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Lucas Teixeira; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Matemática e Música: a
história da relação e evolução de duas Ciências através dos tempos. Revista Brasileira de
Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 2, p. 130-141, 2018.
SOUSA, Jeyze Santos; PEREIRA, Ana Carolina Costa; SILVA, Isabelle Coelho. Uma
proposta envolvendo atividades históricas investigativas a partir da revista Al-Karismi, de
Malba Tahan: estudando quadrados mágicos. Revista Prática Docente, v. 4, n. 2, p. 482- 498, 2019.
SOUSA, Maria do Bonfim Soares. A influência do lúdico no desenvolvimento da cognição
matemática na educação infantil: uma lacuna na pesquisa contemporânea. HUMANIDADES
E TECNOLOGIA (FINOM), v. 16, n. 1, p. 564-579, 2024.
VARGAS, Andressa Franco et al. Aprendendo Matemática através dos fractais: Uma
experiência no Ensino Médio. Anais... XX EREMAT-Encontro Regional de Estudantes de
Matemática da Região Sul Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA),
Bagé/RS, Brasil, p. 13-16, 2014.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos
processos psicológicos superiores. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2007.
ZALESKI, Dirceu. Matemática e Arte. Autêntica, 2017. | pt_BR |