dc.contributor.author | Márcia Girlene e Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T21:27:19Z | |
dc.date.available | 2025-04-28T21:27:19Z | |
dc.date.issued | 2022-08-26 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Márcia Girlene e. Guia para viabilização da política de acompanhamento de egressos e egressas do IFPE. Produto Educacional: Guia. 39 f. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Campus Olinda. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1644 | |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Os autores | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação - Administração | pt_BR |
dc.subject | Educação - Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação - Egressos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.subject | Educação - Gestão participativa | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.title | Guia para viabilização da política de acompanhamento de egressos e egressas do IFPE | pt_BR |
dc.title.alternative | Guide for enablement of the graduate monitoring policy (GPE) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.description.resumo | Este guia é composto por quatro capítulos: Capítulo um trata sobre o que é uma política
de acompanhamento de egressos, incluindo definição de conceitos, identificação dos agentes
sociais e institucionais envolvidos e de seus respectivos espaços de atuação, além da
identificação (ou sugestão) de um conjunto normativo mínimo necessário à viabilização de uma
política de acompanhamento de egressos, colocando o IFPE como recorte exemplificativo. No
capítulo dois, aborda-se sobre a metodologia utilizada para diagnosticar a realidade atual da
política de acompanhamento de egressos e quais são os instrumentos para o acompanhamento
de egressos existentes em uma instituição de ensino (sugestão de metodologia, com passo a
passo, incluindo o que, quem e onde pesquisar, além de modelos de formulários e entrevistas).
No Capítulo três, fala-se sobre os instrumentos para acompanhamento de egressos, indicando o
grau de complexidade de sua implementação e as expectativas de resultados. Por fim, o capítulo
quatro faz referência sobre os potenciais da política de acompanhamento de egressos,
considerando a melhoria contínua da atuação social da instituição e a gestão democrática, entre
outros potenciais. A proposta de Guia Institucional para Participação de Egressos na Vida Institucional
na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) emergiu de uma problemática discutida e
investigada no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e
Tecnologica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
(IFPE). | pt_BR |