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dc.contributor.authorMárcia Girlene e Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-28T21:27:19Z
dc.date.available2025-04-28T21:27:19Z
dc.date.issued2022-08-26
dc.identifier.citationSILVA, Márcia Girlene e. Guia para viabilização da política de acompanhamento de egressos e egressas do IFPE. Produto Educacional: Guia. 39 f. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Campus Olinda. 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1644
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherOs autorespt_BR
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dc.subjectEducação - Administraçãopt_BR
dc.subjectEducação - Gestão democráticapt_BR
dc.subjectEducação - Egressospt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectEducação - Gestão participativapt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.titleGuia para viabilização da política de acompanhamento de egressos e egressas do IFPEpt_BR
dc.title.alternativeGuide for enablement of the graduate monitoring policy (GPE)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.description.resumoEste guia é composto por quatro capítulos: Capítulo um trata sobre o que é uma política de acompanhamento de egressos, incluindo definição de conceitos, identificação dos agentes sociais e institucionais envolvidos e de seus respectivos espaços de atuação, além da identificação (ou sugestão) de um conjunto normativo mínimo necessário à viabilização de uma política de acompanhamento de egressos, colocando o IFPE como recorte exemplificativo. No capítulo dois, aborda-se sobre a metodologia utilizada para diagnosticar a realidade atual da política de acompanhamento de egressos e quais são os instrumentos para o acompanhamento de egressos existentes em uma instituição de ensino (sugestão de metodologia, com passo a passo, incluindo o que, quem e onde pesquisar, além de modelos de formulários e entrevistas). No Capítulo três, fala-se sobre os instrumentos para acompanhamento de egressos, indicando o grau de complexidade de sua implementação e as expectativas de resultados. Por fim, o capítulo quatro faz referência sobre os potenciais da política de acompanhamento de egressos, considerando a melhoria contínua da atuação social da instituição e a gestão democrática, entre outros potenciais. A proposta de Guia Institucional para Participação de Egressos na Vida Institucional na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) emergiu de uma problemática discutida e investigada no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologica (ProfEPT), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).pt_BR


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