Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Eduardo Alexandre de
dc.date.accessioned2025-02-19T16:51:06Z
dc.date.available2025-02-19T16:51:06Z
dc.date.issued2024-11-12
dc.identifier.citationLIMA, Eduardo Alexandre de; OIVEIRA, Carlos Eduardo de. COMPREENSÃO SOBRE OS CONCEITOS DE INVESTIMENTO E POUPANÇA ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. 2024. 23f. TCC (Lic. em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1522
dc.description.abstractThe aim of this paper is to study the understanding of investment and savings concepts from a financial education perspective by analyzing the results of a questionnaire given to four final-year high school classes at a public state school in the city of Venturosa (PE), Brazil. The research was conducted using a qualitative approach supported by quantitative tools, with the application of a questionnaire and comparison of the resultsInstituto Federal de Pernambuco. Campus Pesqueira. Curso de Licenciatura em Matemática. 12 de Novembro de 2024. 2 obtained with characterizations of the central themes (investment and savings). The findings indicate that although there is a certain level of understanding of these topics among the participants, the result may not be considered satisfactory from the perspective of what is advocated by institutions promoting financial education at national and international levels. There are government plans to expand the teaching of financial education topics, such as the National Financial Education Strategy (ENEF), but they have shown less impact than expected, as evidenced by the research data. The final considerations point out that the school was not able to actively contribute to the teaching of financial education among the students who participated in the research, despite evidence indicating some understanding of these topics.pt_BR
dc.format.extent23 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARAÚJO, J. L. BORBA, M. C. (2006). CONSTRUINDO PESQUISAS COLETIVAMENTE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: BORBA, M. de C. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica. BRASIL. Ministério da Educação. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Brasília: MEC, 2018. CAVALLO, E.; SEREBRISKY, T. POUPANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO. 1300 New York Avenue, N.W. Washington, D.C. 20577 EUA: Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2016. American Library Association (ALA);Canadian Library Association; Library Association. CÓDIGO DE CATALOGAÇÃO ANGLO-AMERICANO. 2. ed. São Paulo: FEBAB, 1985. DA SILVA, L. M. EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: A NOÇÃO DE POUPANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Juiz de Fora (MG): Un, maio 2019. DA SILVA, O. P. D. A. M. EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: PLANEJAMENTO FINANCEIRO. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2208/1/glauciasabadinibarbosa.pdf>. Acesso em: 19 set. 2024b. DA SILVA, A. C. V. MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO DOS BRASILEIROS. Disponível em:<https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/13861/Monografia%20TCCB_final.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 19 set. 2024a. D´AMBRÓSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. DE MELO, D. P. EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA: COMPREENDENDO POSSIBILIDADES A PARTIR DE UM GRUPO DE ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. [s.l.] Universidade Federal de Pernambuco, 13 mar. 2019. DURIGUÊTTO, S. C.; EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: A NOÇÃO DE INVESTIMENTO NO ENSINO MÉDIO. Juiz de Fora: UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, 2021. FERREIRA, J. C. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL PARA A QUALIDADE DE VIDA. Caderno de Administração. Revista do Departamento de Administração da FEA, v. 1, n. 2017, p. 1, 2017. FILHO, M. J. S. RESTRIÇÕES FINANCEIRAS AOS INVESTIMENTOS FIXOS DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO LISTADAS EM BOLSAS DE VALORES NO PERÍODO DE 1995 A 2003. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2005 GOLDENBERG, M. A ARTE DE PESQUISAR. Rio de Janeiro: Record, 1997. IBGE. NORMAS DE APRESENTAÇÃO TABULAR. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993. GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. CURRÍCULO DE PERNAMBUCO. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-mediodescontinuado/pdfs/copy_of_RCSEEPE.pdf>. KEYNES, J. M. TEORIA GERAL DO EMPREGO, DO JURO E DA MOEDA. São Paulo: Saraiva Uni, 2012. LANGUAGES, O. Oxford Essential Portuguese Dictionary. Oxford, England: Oxford University Press, 2013. LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. NATURALISTIC INQUIRY. Califórnia: Sage Publications, Inc., 1985. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA. Rua Conselheiro Nébias, 1384 Campos Elísios, São Paulo, SP – CEP 01203-904: Editora Atlas S.A, 2017. MELLO, C. N. EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E O USO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO FAMILIAR. 2019. PISA. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE ANÁLISE E DE AVALIAÇÃO DE LETRAMENTO FINANCEIRO. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://encurtador.com.br/l0h38>. SANDRONI, P. DICIONÁRIO DE ECONOMIA DO SÉCULO XXI. Rua Argentina, 171, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro : Record, 2005. SANTOS, G. L. C. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: A MATEMÁTICA FINANCEIRA SOB NOVA PERSPECTIVA. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista. SMITH, A. A RIQUEZA DAS NAÇÕES. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017. THORSTENSEN, V. H. et al. CADERNOS BRASIL NA OCDE: INVESTIMENTOS. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10727>. OECD. DEFINITION OF INVESTOR AND INVESTMENT. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20231128111515/https://www.oecd.org/daf/mai/pdf/dg2 /dg2961e.pdf>. BRASIL. Fórum Brasileiro de Educação Financeira. ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Disponível em: <https://www.vidaedinheiro.gov.br/>. Acesso em: 19 set. 2024 OECD. KIT DA OCDE PARA MEDIR A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA E INCLUSÃO FINANCEIRA. Disponível em: <https://www.oecd.org/financial/education/2018-oecd-infe-toolkit-for-measuaringfinancial-literacy-and-financial-inclusion-portuguese.pdf>. Acesso em: 19 set. 2024b. OECD. SAVING RATE. Disponível em: <https://data.oecd.org/natincome/savingrate.htm>. Acesso em: 19 set. 2024.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.subjectPoupançapt_BR
dc.subjectEducação Financeirapt_BR
dc.titleCompreensão sobre os conceitos de investimento e poupança entre estudantes do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0107340228756894pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Eduardo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3674725620055994pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, José Edivam Braz
dc.contributor.referee2Almeida, Fernando Emilio Leite de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4141666207667732pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::RENDA E TRIBUTACAOpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo estudar a compreensão dos conceitos de investimento e poupança, na ótica da educação financeira, ao analisar os resultados de um questionário proposto a quatro turmas finalistas do ensino médio, de uma escola pública estadual do município de Venturosa (PE). A pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa apoiada em ferramentas quantitativas, com a aplicação de um questionário em um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino médio no seu último bimestre e comparação dos resultados obtidos com caracterizações dos temas centrais (investimento e poupança). Os resultados indicam que, embora exista um certo nível de compreensão desses temas entre os participantes, o resultado pode não ser considerado satisfatório se olhado a partir da ótica do que é preconizado pelas instituições que propõe a educação financeira, em nível nacional e internacional. Existem planos governamentais para a expansão do ensino dos temas de educação financeira, como a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), mas possuem um retorno menor do que o esperado, vide os dados da pesquisa. As considerações finais apontam que a escola não conseguiu ativamente contribuir com o ensino da educação financeira nos estudantes que participaram da pesquisa, apesar de evidências que apontam compreensões desses temas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples