dc.creator | Lima, Eduardo Alexandre de | |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T16:51:06Z | |
dc.date.available | 2025-02-19T16:51:06Z | |
dc.date.issued | 2024-11-12 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Eduardo Alexandre de; OIVEIRA, Carlos Eduardo de. COMPREENSÃO SOBRE OS CONCEITOS DE INVESTIMENTO E POUPANÇA ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. 2024. 23f. TCC (Lic. em Matemática) - Instituto Federal de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1522 | |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to study the understanding of investment and savings concepts
from a financial education perspective by analyzing the results of a questionnaire given
to four final-year high school classes at a public state school in the city of Venturosa
(PE), Brazil. The research was conducted using a qualitative approach supported by
quantitative tools, with the application of a questionnaire and comparison of the resultsInstituto Federal de Pernambuco. Campus Pesqueira. Curso de Licenciatura em Matemática. 12 de
Novembro de 2024.
2
obtained with characterizations of the central themes (investment and savings). The
findings indicate that although there is a certain level of understanding of these topics
among the participants, the result may not be considered satisfactory from the
perspective of what is advocated by institutions promoting financial education at
national and international levels. There are government plans to expand the teaching
of financial education topics, such as the National Financial Education Strategy
(ENEF), but they have shown less impact than expected, as evidenced by the research
data. The final considerations point out that the school was not able to actively
contribute to the teaching of financial education among the students who participated
in the research, despite evidence indicating some understanding of these topics. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ARAÚJO, J. L. BORBA, M. C. (2006). CONSTRUINDO PESQUISAS
COLETIVAMENTE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. In: BORBA, M. de C. Pesquisa
qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica.
BRASIL. Ministério da Educação. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.
Brasília: MEC, 2018.
CAVALLO, E.; SEREBRISKY, T. POUPANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO. 1300
New York Avenue, N.W. Washington, D.C. 20577 EUA: Banco Interamericano de
Desenvolvimento, 2016.
American Library Association (ALA);Canadian Library Association; Library
Association. CÓDIGO DE CATALOGAÇÃO ANGLO-AMERICANO. 2. ed. São Paulo:
FEBAB, 1985.
DA SILVA, L. M. EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: A NOÇÃO DE POUPANÇA
NO ENSINO FUNDAMENTAL. Juiz de Fora (MG): Un, maio 2019.
DA SILVA, O. P. D. A. M. EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: PLANEJAMENTO
FINANCEIRO. Disponível em:
<https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2208/1/glauciasabadinibarbosa.pdf>.
Acesso em: 19 set. 2024b.
DA SILVA, A. C. V. MATEMÁTICA FINANCEIRA NO COTIDIANO DOS
BRASILEIROS. Disponível
em:<https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/13861/Monografia%20TCCB_final.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 19 set. 2024a.
D´AMBRÓSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) PESQUISA
QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
DE MELO, D. P. EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA:
COMPREENDENDO POSSIBILIDADES A PARTIR DE UM GRUPO DE ESTUDO
COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. [s.l.] Universidade Federal de
Pernambuco, 13 mar. 2019.
DURIGUÊTTO, S. C.; EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: A NOÇÃO DE
INVESTIMENTO NO ENSINO MÉDIO. Juiz de Fora: UNIVERSIDADE FEDERAL DE
JUIZ DE FORA, 2021.
FERREIRA, J. C. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL PARA
A QUALIDADE DE VIDA. Caderno de Administração. Revista do Departamento de
Administração da FEA, v. 1, n. 2017, p. 1, 2017.
FILHO, M. J. S. RESTRIÇÕES FINANCEIRAS AOS INVESTIMENTOS FIXOS DE
EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO LISTADAS EM BOLSAS DE
VALORES NO PERÍODO DE 1995 A 2003. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2005
GOLDENBERG, M. A ARTE DE PESQUISAR. Rio de Janeiro: Record, 1997.
IBGE. NORMAS DE APRESENTAÇÃO TABULAR. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE,
1993. GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. CURRÍCULO DE PERNAMBUCO. [s.l:
s.n.]. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-mediodescontinuado/pdfs/copy_of_RCSEEPE.pdf>.
KEYNES, J. M. TEORIA GERAL DO EMPREGO, DO JURO E DA MOEDA. São
Paulo: Saraiva Uni, 2012.
LANGUAGES, O. Oxford Essential Portuguese Dictionary. Oxford, England: Oxford
University Press, 2013.
LINCOLN, Y. S.; GUBA, E. G. NATURALISTIC INQUIRY. Califórnia: Sage
Publications, Inc., 1985.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA
CIENTÍFICA. Rua Conselheiro Nébias, 1384 Campos Elísios, São Paulo, SP – CEP
01203-904: Editora Atlas S.A, 2017.
MELLO, C. N. EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E O USO DE PLANILHAS DE
ORÇAMENTO FAMILIAR. 2019.
PISA. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE ANÁLISE E DE AVALIAÇÃO DE
LETRAMENTO FINANCEIRO. [s.l: s.n.]. Disponível em:
<https://encurtador.com.br/l0h38>.
SANDRONI, P. DICIONÁRIO DE ECONOMIA DO SÉCULO XXI. Rua Argentina, 171,
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro : Record, 2005.
SANTOS, G. L. C. EDUCAÇÃO FINANCEIRA: A MATEMÁTICA FINANCEIRA SOB
NOVA PERSPECTIVA. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) –
Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista.
SMITH, A. A RIQUEZA DAS NAÇÕES. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
THORSTENSEN, V. H. et al. CADERNOS BRASIL NA OCDE: INVESTIMENTOS.
[s.l: s.n.]. Disponível em: <https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10727>.
OECD. DEFINITION OF INVESTOR AND INVESTMENT. [s.l: s.n.]. Disponível em:
<https://web.archive.org/web/20231128111515/https://www.oecd.org/daf/mai/pdf/dg2
/dg2961e.pdf>.
BRASIL. Fórum Brasileiro de Educação Financeira. ESTRATÉGIA NACIONAL DE
EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Disponível em: <https://www.vidaedinheiro.gov.br/>.
Acesso em: 19 set. 2024
OECD. KIT DA OCDE PARA MEDIR A ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA E
INCLUSÃO FINANCEIRA. Disponível em:
<https://www.oecd.org/financial/education/2018-oecd-infe-toolkit-for-measuaringfinancial-literacy-and-financial-inclusion-portuguese.pdf>. Acesso em: 19 set. 2024b.
OECD. SAVING RATE. Disponível em: <https://data.oecd.org/natincome/savingrate.htm>. Acesso em: 19 set. 2024. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Investimentos | pt_BR |
dc.subject | Poupança | pt_BR |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.title | Compreensão sobre os conceitos de investimento e poupança entre estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0107340228756894 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Carlos Eduardo de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3674725620055994 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santana, José Edivam Braz | |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Fernando Emilio Leite de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4141666207667732 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::RENDA E TRIBUTACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo estudar a compreensão dos conceitos de
investimento e poupança, na ótica da educação financeira, ao analisar os resultados
de um questionário proposto a quatro turmas finalistas do ensino médio, de uma
escola pública estadual do município de Venturosa (PE). A pesquisa foi realizada por
meio de uma abordagem qualitativa apoiada em ferramentas quantitativas, com a
aplicação de um questionário em um grupo de estudantes do terceiro ano do ensino
médio no seu último bimestre e comparação dos resultados obtidos com
caracterizações dos temas centrais (investimento e poupança). Os resultados indicam
que, embora exista um certo nível de compreensão desses temas entre os
participantes, o resultado pode não ser considerado satisfatório se olhado a partir da
ótica do que é preconizado pelas instituições que propõe a educação financeira, em
nível nacional e internacional. Existem planos governamentais para a expansão do
ensino dos temas de educação financeira, como a Estratégia Nacional de Educação
Financeira (ENEF), mas possuem um retorno menor do que o esperado, vide os dados
da pesquisa. As considerações finais apontam que a escola não conseguiu ativamente
contribuir com o ensino da educação financeira nos estudantes que participaram da
pesquisa, apesar de evidências que apontam compreensões desses temas. | pt_BR |