Trabalho como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: a Educação Profissional na visão dos docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
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Data
2024-10-31Autor
Soares, Clarice Maria dos Santos
https://lattes.cnpq.br/0636903276714123
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este projeto de pesquisa teve como objetivo geral investigar a compreensão dos
docentes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPE sobre o trabalho como princípio
educativo na formação profissional dos estudantes. O estudo teve como categorias
ensino médio integrado; trabalho como princípio educativo e formação profissional. No
caminho metodológico, tratou-se de um estudo descritivo-exploratório, utilizando a
pesquisa quantiqualitativa, cujos dados qualitativos e quantitativos subsidiaram o
alcance dos objetivos da pesquisa. Para alcance dos resultados da pesquisa, realizouse uma pesquisa de campo composta por questionários com vinte e sete docentes e
entrevistas como cinco deles, sendo 3 representantes do IFPE Campus Recife e 2 do
IFPE Campus Vitória de Santo Antão. Para a análise dos dados quantitativos, utilizouse a média para evidências daqueles resultados que se destacaram. Já na qualitativa,
utilizou-se a análise de conteúdo. O campo de pesquisa escolhido foi o Curso Técnico
Integrado em Química Industrial do IFPE – Campus Recife, o Curso Técnico Integrado
em Agropecuária do Campus Vitória de Santo Antão e o Curso Técnico Integrado em
Agroindústria do mesmo Campus. Dentre os aportes teóricos que embasaram o
estudo, utilizou-se de referencial teórico fundamentado em obras de autores
contemporâneos, a fim de se construir o embasamento teórico necessário ao
entendimento do fenômeno a ser pesquisado sobre as concepções de formação
humana foram estudadas as obras de Araújo (2011); Ciavatta (2014); Frigotto,
Ciavatta e Ramos (2012); Nosella (2015); Saviani (2007); Moura, Lima-Filho e Silva
(2015) e Kuenzer (1991), os quais partilham de uma perspectiva progressista para a
educação profissional, tendo como um dos seus pressupostos os fundamentos com
vistas à formação integral do indivíduo. Constatamos que os docentes confirmam a
importância do princípio educativo e da formação integral, mas apontam limitações na
sua implementação prática, com desafios conceituais sobre a aplicação desses
princípios. Houve uma variação na compreensão dos docentes sobre o trabalho e a
formação integral. Enquanto alguns demonstraram domínio teórico, outros
apresentaram dificuldades conceituais em seus discursos, revelando incertezas
quanto à concretização dessas intenções na prática. Sugerimos, para estudos futuros,
investigar como as práticas educativas realmente se alinham com o discurso sobre o
trabalho como princípio educativo. Por fim, deu-se a criação de um produto
educacional voltado para a Educação Profissional e Tecnológica com um E-Book que
sistematiza informações sobre o trabalho como princípio educativo e diretrizes que
podem orientá-los na materialização desse importante viés na formação dos
estudantes
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