Sentidos da pesquisa como princípio educativo no Ensino Médio Integrado: narrativas de docentes de uma instituição federal de educação profissional, científica e tecnológica
Visualizar/ Abrir
Data
2024-10-29Autor
Gouveia, Marcos Juliano
https://lattes.cnpq.br/8004260390846288
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve por objetivo geral compreender os sentidos do educar pela pesquisa, a partir
das narrativas dos docentes do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, na
Perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Quanto aos objetivos específicos:
descrever as abordagens sobre a pesquisa como princípio educativo nos documentos das
políticas curriculares do IFPE; analisar, com base nas narrativas dos docentes, como
compreendem a educação pela pesquisa no ensino médio integrado; desenvolver, como produto
educacional, um Videocast intitulado “Programa ConexEPT”, com uma abordagem informativa
(ou introdutória) sobre a perspectiva CTS e a pesquisa como princípio educativo. Trata-se de
uma pesquisa narrativa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Na primeira etapa da
pesquisa, foi desenvolvido um estudo documental. Foram analisados documentos da política
curricular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) a partir do método da análise categorial
temática. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário on-line a oito docentes do curso
Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do IFPE, Campus Barreiros. Na terceira
etapa, foram desenvolvidas entrevistas narrativas com dois docentes que ministram disciplinas
de formação geral e dois docentes de disciplinas da formação técnica, selecionados mediante
sorteio simples entre os docentes que responderam ao questionário. A análise do corpus textual
dos questionários e entrevistas foi conduzida a partir do método de análise de narrativas
segundo Schutze. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, por
meio do parecer nº 6.605.185, e seguiu os preceitos éticos enunciados na resolução nº 510/2016
do Conselho Nacional de Saúde sobre as pesquisas envolvendo seres humanos. A análise dos
documentos curriculares do IFPE indicou que as políticas educativas são embasadas pela
pesquisa como princípio educativo com a inserção da educação científica, além de apresentar
forte alinhamento com as propostas curriculares na Perspectiva CTS que visa à formação de
cidadãos com habilidades e competências para o mundo do trabalho e a transformação social.
A análise do questionário destacou que o perfil dos docentes tem sólida formação acadêmica
em nível de mestrado e doutorado. O tempo de atuação na EPT varia entre 1 a 21 anos; quanto
à participação em atividades de pesquisa e extensão, apenas um docente está à frente de
orientação de projetos de pesquisa, enquanto cinco estão envolvidos com atividades de projetos
de extensão. As trajetórias narradas expressaram um sentimento de pertencimento dos docentes
à prática de ensino e demonstraram a utilização da pesquisa como ferramenta na sala de aula.
No entanto, revelam que há lacunas na formação inicial na preparação para o ensino
fundamentado na pesquisa como princípio educativo. Os dados contribuíram para a elaboração
do produto educacional em formato digital. O videocast ConexEPT é um recurso didático
direcionado aos professores do IFPE Campus Barreiros. Pretende-se contribuir para uma prática
pedagógica que fomente a formação integral, a construção de sujeitos emancipados, como
também para uma reflexão sobre a inserção da pesquisa como princípio educativo e suas
articulações ao desenvolvimento científico e tecnológico
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: