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dc.creatorSILVA, Marina Freitas da
dc.date.accessioned2024-10-18T14:17:18Z
dc.date.available2024-10-18T14:17:18Z
dc.date.issued2024-08-01
dc.identifier.citationSILVA, Marina Freitas da ; COSTA, Érika Carla Alves da. O Letramento estatístico no ensino médio: uma análise de livros didáticos. 29 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1397
dc.description.abstractThis Final Course Work investigated how high school mathematics textbooks (BDs), approved by the National Textbook Program (PNLD), promote statistical literacy among students. With a focus on a detailed analysis of the volumes “Mathematics: Sciences and Applications” by Iezzi et al. (2016) and “Mathematics: Context and Applications” by Dante (2016), the study explored how these materials address fundamental statistical concepts and develop essential skills for the critical interpretation of data. The methodology used was based on a qualitative approach with a focus on documentary analysis in the BDs analyzed. When analyzing the BDs from the collections “Mathematics: Context and Applications” by Dante (2016) and “Mathematics: Sciences and Applications” by Iezzi et al. (2016), distinct approaches to statistical literacy were identified, which brought us closer to different concepts that are present in the BDs used in basic education units. Thus, it can be concluded from the analysis that statistics are taught in different ways in the textbooks analyzed. At times, teaching is static, and at other times, statistical literacy emerges in a broader way, enabling a more critical analysis of data and greater possibilities to enrich the teaching and learning processes. Thus, integrating statistical literacy in a meaningful way into the school curriculum can strengthen not only students' mathematical competence, but also their ability to interact critically with the statistical world that surrounds them.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationCECHINEL, Andre et al. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação, v. 5, n. 1, 2016. COSTA, Wagner. CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS: O caso da Matemática de Pernambuco. Seminário Temático Internacional, p. 1-18, 2022. DANTE, Luiz Roberto. Matemática: Contextos e Aplicações. 1. ed. São Paulo: Ática, 2016. GIORDANO, Cassio Cristiano. O desenvolvimento do letramento estatístico por meio de projetos: um estudo com alunos do Ensino médio. 2016. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016. IEZZI, Gelson et al. Matemática: Ciência e Aplicações. 9. ed. São Paulo: Atual Editora, 2016. LARSON, R.; FARBER, B. Estatística aplicada. 2ª. edição, São Paulo: Pearson, 2004. LOPES. C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação de professores. Ensino de matemática em debate: sobre práticas escolares e seus fundamentos. Cadernos Cedes. Campinas, v. 28, n. 74, p. 57-73, jan./abr. 2008. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 1986. OLIVEIRA, Alyson Fernandes de; ROSA, Dalva Eterna Gonçalves. A Estatística no Ensino médio: em busca da contextualização. Zetetike, v. 28, p. e020006-e020006, 2020. PAGAN, Adriana; MAGINA, Sandra. O ensino de Estatística na educação básica com foco na interdisciplinaridade: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 232, p. 723-738, 2011. PERNAMBUCO, Decreto nº 48.810, de 16 de março de 2020. Disponível em: http://200.238.105.211/cadernos/2020/20200317/1PoderExecutivo/PoderExecutivo(2 0200317).pdf Acesso em: 19 de jun. de 2024. SCHENEIDER, J. C; ANDREIS, R.F. Contribuições do ensino de estatística na formação cidadã do aluno de educação básica. Trabalho de conclusão de curso. Curso de pós-graduação (Lato Senso) em Instrumentação Estatística. UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ, Santa Catarina, 2013. WALLMAN, K. K. Enhancing statistical literacy: enriching our society. Journal of the American Statistical Association, [S. l.], v. 88, n. 421, p. 1-8, 1993.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
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dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - ensino médiopt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleO Letramento estatístico no ensino médio: uma análise de livros didáticospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5263614651090017pt_BR
dc.contributor.advisor1COSTA, Érika Carla Alves Canuto da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6888197348123859pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Fernando Emilio Leite de
dc.contributor.referee2SOUZA, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso investigou como os livros didáticos (LDs) de matemática do ensino médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), promovem o letramento estatístico entre os estudantes. Com um olhar direcionado a uma análise detalhada dos volumes “Matemática: Ciências e Aplicações” de Iezzi et al. (2016) e “Matemática: Contexto e Aplicações” de Dante (2016), o estudo explorou como esses materiais abordam conceitos estatísticos fundamentais e desenvolvem competências essenciais para a interpretação crítica de dados. A metodologia utilizada se baseou em uma abordagem qualitativa com enfoque na análise documental nos LDs analisados. Ao analisar os LDs das coleções “Matemática: Contexto e Aplicações” de Dante (2016) e “Matemática: Ciências e Aplicações” de Iezzi et al. (2016), foram identificadas abordagens distintas em relação ao letramento estatístico, o que nos aproximou de diferentes conceitos que se fazem presentes nos LDs utilizados em unidades de ensino básico. Desse modo, conclui-se a partir da análise que a estatística é trabalhada de diferentes formas nos LDs analisados, em alguns momentos, o ensino é estático e em outros, o letramento estatístico emerge de forma mais ampla, possibilitando uma análise mais crítica dos dados e maiores possibilidades para enriquecer os processos de ensino e aprendizagem. Desse modo, integrar o letramento estatístico de maneira significativa no currículo escolar pode fortalecer não apenas a competência matemática dos estudantes, mas também sua capacidade de interagir criticamente com o mundo estatístico que os cerca.pt_BR


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