A temática da violência contra a mulher idosa num curso técnico em enfermagem: o que revelam os documentos e a práxis pedagógica docente?
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Date
2024-04-15Author
Santos, Ana Maria Gomes dos
http://lattes.cnpq.br/8053241476964870
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Este estudo teve o propósito de analisar documentos e práticas pedagógicas docentes
desenvolvidas no Curso Técnico em Enfermagem Subsequente do Instituto Federal de
Educação Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, Campus Abreu e Lima, a fim de
compreender se a violência contra a mulher idosa é contemplada como fenômeno didático.
O principal objetivo foi analisar como se dá a abordagem dessa temática nos documentos e
no processo de ensino e aprendizagem no referido curso. A pesquisa é de natureza
qualitativa e utiliza análise documental e aplicação de questionários. O projeto foi aprovado
pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), sob o número 64297722.5.0000.0127. Três
professores participaram do estudo. A análise dos dados foi realizada com base na
metodologia dos “núcleos de significação” de Aguiar e Ozella (2013). Os resultados da
pesquisa mostram que no Projeto Pedagógico de Curso, a formação humana integral é
enfatizada e se acha presente em todo o documento, permeando os componentes
curriculares através da transversalidade de temas relacionados à valorização do ser humano.
Identifica-se que a abordagem da violência contra as pessoasidosas, especificamente contra
a mulher, tem espaço garantido no currículo, através de legislações inseridas nas
componentes curriculares do curso. Entretanto, é necessário que o processo educativo
envolva o conceito ampliado de saúde e do cuidado em suas múltiplas dimensões, sendo
também essencial que além dos docentes, outros profissionais como diretores, orientadores
etc. tenham contato com a temática do envelhecimento e da violência contra a pessoa idosa,
em processos educativos de desconstrução de preconceitos e esteriótipos, a partir de uma
metodologia que promova a conscientização, a informação e a formação, incluindo a
temática de gênero e suas interseccionalidades, pois a tarefa de educar requer um
movimento constante de aprendizado. Deve-se considerar uma visão que não se limite à
formação de profissionais, mas que aponte para uma cultura de paz. Assim, durante o
ensino técnico profissionalizante, devem ser desenvolvidas atividades que estimulem a
consciência sobre o respeito aos direitos individuais e coletivos, bem como um
entendimento acerca dos danos causados pela violência nos diversos ciclos de vida e
principalmente na velhice.
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