dc.creator | Paiva, Christianne Torres de | |
dc.date.accessioned | 2024-04-30T20:19:44Z | |
dc.date.available | 2024-04-30T20:19:44Z | |
dc.date.issued | 2021-12-17 | |
dc.identifier.citation | Paiva, Christianne Torres de; Azevedo, Jardiene Manuela Santos da; Lira, Magadã Marinho Rocha de. Proposição de metodologia para reformulação curricular de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT: inovações, possibilidades e desafios. 2021. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica) - Diretoria de Educação a Distância, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1286 | |
dc.description.abstract | The curricular organization guides any training system and its construction process must be based on ethical,
political, epistemological and pedagogical references. In professional education, curricula must reflect a dynamic
and continuous process triggered by educational demands, from the world of work, social and economic issues,
as well as legal and institutional issues. However, the curricular reorganization process is not so simple, but it
should be facilitated by the adoption of models that allow this action without institutional or student training losses
and that further solidify the quality of teaching that is the hallmark of professional education in the Federal
Network. Thus, a bibliographical and documental research was carried out with the objective of proposing a
methodology for reformulating the curriculum of technical courses integrated to high school within the scope of
the EPCT, considering the innovations, possibilities and challenges of the current context. Thus, a model
consisting of Planning, Criteria Definition and Disclosure and Monitoring stages was proposed. Such steps must
take place through a democratic and participatory process. For its execution, a checklist of activities and the
creation of a schedule are suggested, in addition to the establishment of a previous agenda of actions. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Nota de repúdio
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C3%83O%20DO%20PROJETO%20PEDAG%C3%93GICO%20DO%20CURSO%20T%C3
%89CNICO%20M%20AGROPECU%C3%81RIA%20DO%20NSTITUTO%20FEDERAL%
20DO%20TRI%C3%82NGULO%20MINEIRO%20C%C3%82MPUS%20UBERL%C3%82
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2021. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Ensino Técnico Integrado | pt_BR |
dc.subject | Reformulação Curricular | pt_BR |
dc.title | Proposição de metodologia para reformulação curricular de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT: inovações, possibilidades e desafios | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2765618681887335 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lira, Magadã Marinho Rocha de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7130809186098813 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fernandes, Carlos Marques | |
dc.contributor.referee2 | Melo, Etelino José Monteiro Vera Cruz Feijó de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8605644517263043 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0070301370900129 | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.description.resumo | A organização curricular orienta todo e qualquer sistema de formação e seu processo de construção deve
fundamentar-se em referenciais éticos, políticos, epistemológicos e pedagógicos. Na educação profissional, os
currículos devem ser reflexo de um processo dinâmico e contínuo desencadeado pelas demandas educacionais,
do mundo do trabalho, das questões sociais, econômicas e ainda de ordem legal e institucional. Contudo, o
processo de reorganização curricular não é tão simples, mas deve ser facilitado pela adoção de modelos que
possibilitem essa ação sem prejuízo institucional ou na formação dos estudantes e que ainda solidifiquem a
qualidade de ensino que é a marca da educação profissional na Rede Federal. Desta forma, foi realizada uma
pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de propor uma metodologia para reformulação de currículos
de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT, considerando as inovações, possibilidades e desafios
do contexto atual. Assim, foi proposto um modelo constituído por etapas de Planejamento, Definição de critérios
e Divulgação e Monitoramento. Tais etapas devem ocorrer através de um processo democrático e participativo.
Para sua execução, sugere-se um check list de atividades e a criação de um cronograma, além do estabelecimento
de uma agenda prévia de ações | pt_BR |
dc.creator.name2 | Silva, Jardiene Manuela Santos da | |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/9629474795925589 | pt_BR |
dc.creator.Lattes3 | http://lattes.cnpq.br/7130809186098813 | pt_BR |
dc.creator.name3 | Lira, Magadã Marinho Rocha de | |