Mostrar registro simples

dc.creatorPaiva, Christianne Torres de
dc.date.accessioned2024-04-30T20:19:44Z
dc.date.available2024-04-30T20:19:44Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.identifier.citationPaiva, Christianne Torres de; Azevedo, Jardiene Manuela Santos da; Lira, Magadã Marinho Rocha de. Proposição de metodologia para reformulação curricular de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT: inovações, possibilidades e desafios. 2021. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica) - Diretoria de Educação a Distância, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1286
dc.description.abstractThe curricular organization guides any training system and its construction process must be based on ethical, political, epistemological and pedagogical references. In professional education, curricula must reflect a dynamic and continuous process triggered by educational demands, from the world of work, social and economic issues, as well as legal and institutional issues. However, the curricular reorganization process is not so simple, but it should be facilitated by the adoption of models that allow this action without institutional or student training losses and that further solidify the quality of teaching that is the hallmark of professional education in the Federal Network. Thus, a bibliographical and documental research was carried out with the objective of proposing a methodology for reformulating the curriculum of technical courses integrated to high school within the scope of the EPCT, considering the innovations, possibilities and challenges of the current context. Thus, a model consisting of Planning, Criteria Definition and Disclosure and Monitoring stages was proposed. Such steps must take place through a democratic and participatory process. For its execution, a checklist of activities and the creation of a schedule are suggested, in addition to the establishment of a previous agenda of actions.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Nota de repúdio às Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional e Tecnológica. 2021. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/nota-de-repudio-novas-diretrizes- curriculares-nacionais-para-educacao-profissional-e Acesso em 30 jul 2021. BRASIL, R. F; NORTE, R. G. O currículo e a educação profissional no Brasil como desenvolvimento humano. In: IV COLÓQUIO NACIONAL E I COLÓQUIO INTERNACIONAL – A produção do conhecimento em educação profissional. IFRN, Anais...Natal – RN, 2017. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/wp- content/uploads/2019/10/O-CURR%C3%8DCULO-E-A-EDUCA%C3%87%C3%83O- PROFISSIONAL-NO-BRASIL-COMO-DESENVOLVIMENTO-HUMANO.pdf. Acesso em: 15 nov 2021. BRASIL. Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera a Lei n o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 29 jun 2021. BRASIL; MEC; CNE. Resolução no 3, de 21 de novembro de 2018a. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=102481- rceb003-18&category_slug=novembro-2018-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 30 jun 2021 BRASIL; MEC; CNE. Resolução no 4, de 17 de dezembro de 2018b. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104101-rcp004-18/file. Acesso em 29 jul 2021. BRASIL; MEC; CNE. Resolução no 2, de 15 de dezembro de 2020. Aprova a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2020-pdf/167211-rceb002-20/file Acesso em 31 jul 2021. BRASIL; MEC; CNE. Resolução no 1, de 05 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021- 297767578. Acesso em: 30 jul 2021. BUENO, Eliane de Souza Silva. A reformulação do projeto pedagógico do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro –Campus Uberlândia: possibilidades e desafios de articulação. In: Colóquio Nacional - A Produção do Conhecimento Em Educação Profissional. II, 2013, Natal - RN. Anais...Natal: IFRN, 2013. Disponível em:https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1312/A%20REFORMULA%C3%87% C3%83O%20DO%20PROJETO%20PEDAG%C3%93GICO%20DO%20CURSO%20T%C3 %89CNICO%20M%20AGROPECU%C3%81RIA%20DO%20NSTITUTO%20FEDERAL% 20DO%20TRI%C3%82NGULO%20MINEIRO%20C%C3%82MPUS%20UBERL%C3%82 NDIA%20POSSIBILIDADES%20E%20DESAFIOS%20DE%20ARTICULA%C3%87%C3 %83O.pdf?sequence=1. Acesso em: 29 set.2021. CATAPAN, Araci Hack; KASSICK, Clóvis Nicanor; OTERO, Walter Ruben Iriondo. Metodologia para elaboração de matriz curricular: integração e transversalidade. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, [S.l.], v. 10, p. 27-45, nov. 2016. ISSN 2179-2534. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/4229/2861. Acesso em: 22 jul. 2021. ESCOTT, C. M. Educação Profissional e Tecnológica: avanços, retrocessos e resistência na busca por uma educação humana integral. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 29, n. jan/dez, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11145. Acesso em: 5 dez. 2021. FÓRUM DE DIRIGENTES DE ENSINO/CONIF. Diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, 2018. Disponível em: https://portal.conif.org.br/images/Diretrizes_EMI_-_Reditec2018.pdf Acesso em 30 jul 2021. GARCIA, Adilso de Campos; DORSA, Arlinda Cantero ; OLIVEIRA, Edilene Maria de; CASTILHO, Maria Augusta de. Educação profissional no Brasil: origem e trajetória. Revista Vozes dos Vales, UFVJM – MG – Brasil – No 13 – Ano VII – 05/2018. Disponível em: www.ufvjm.edu.br/vozes Acesso em: 10 dez 2021. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e- tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf Acesso em 11 jul. 2021. KUENZER, Acacia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do ensino médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação & Sociedade.2017, vol.38, n.139, pp.331-354.Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302017000200331&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 02 dez. 2021. LOPES, Marcelo Wilton Vieira. Educação Profissional entre os anos 30 e 90: uma história de subordinação aos processos produtivos no contexto brasileiro. Research, Society, and Devolepment. V. 8(10), 2019. MANFREDI, Silvia. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. São Paulo: Paco Editorial, 2016. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 310p. Disponível em: http://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e- india/view. Acesso em 11 jul. 2021. MAZUCATO, Thiago (Org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis: FUNEPE, 2018 (p. 51-59). MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X1992000300013. Acesso em 26 jul. 2021. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepção e diretrizes, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&Itemid=30192 Acesso em 10 dez. 2021. OLIVEIRA, Salvador Rodrigues de; BATISTA, Sueli Soares dos Santos; ALMEIDA, Ivanete Bellucci Pires de. Teorias e práticas curriculares na educação profissional e tecnológica.Research, Society and Development, v. 9, n.1, e16711807, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7342137. Acesso em 05 dez. 2021. PACHECO, E. Institutos federais: uma revolução na educação tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011. PACHECO, Eliezer. Fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais : diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora. Natal: IFRN, 2015. PIOLLI, Evaldo; SALA, Mauro. A reforma do ensino médio e a educação profissional: da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e para a Educação Profissional. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 11, p. 01-25, e020138,2021 RAMOS, Ivone Marchi Lainetti. Currículos da Educação Profissional. sd. Disponível em:http://www.moodle.cpscetec.com.br/capacitacaopos/mstech/pdf/d3/aula03/FOP_d03_a03 _t07.pdf. Acesso em 28 nov. 2021. SALLES, Nísia Maria Teresa; BUENO, Eliane de Souza Silva. A reformulação do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Triângulo Mineiro– Campus Uberlândia: Possibilidades e Desafios de Articulação.Simpósio Temático 5–Ensino Fundamental e Médio: currículos e práticas escolares, p. 2190, 2016. Disponível em: https://eventos.ufu.br/sites/eventos.ufu.br/files/documentos/simpo_5.pdf#page=178. Acesso em: 28 nov. 2021. SANT’ANA , Wallace Pereira; SILVA, Hugo Barros da; LEMOS, Glen Cézar. Ensino médio integrado à educação profissional: algumas concepções, Tecnia, v.3, n.1, 2018. Disponível em: http://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/124/71 Acesso em 28 nov. 2021. SANTOS, Dinelise Sousa et al. O lugar da Educação Profissional e Tecnológica na reforma do ensino médio em contexto brasileiro: da Lei No 13.145/2017 À BNCC.Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 19, p. e9488, abr. 2020. ISSN 2447-1801. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9488. Acesso em: 05 dez. 2021. doi:https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9488. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 dez 2021. SILVA, Antonio Fernando Gouvêa. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. Tese de Doutorado. Programa de Pós- Graduação em Educação: Currículo, PUC-SP, 2004. Disponível em:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/Ciencias/Teses/ tese_gouvea.pdf Acesso em 29 jul 2021 SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. Disponível em: http://www.nuredam.com.br/files/livros/documentosdeid_SILVA.pdf Acesso em 30 jul 2021. TEIXEIRA, Dayany Vieieira Braga. Proposta de organização curricular para os cursos do ensino médio integrado (EMI) do IF Sertão-PE – Campus Petrolina. Programa de Pós- graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas (PPGCLIP-MPED). Dissertação de Mestrado Profissional em Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28670. Acesso em 02 dez. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino Técnico Integradopt_BR
dc.subjectReformulação Curricularpt_BR
dc.titleProposição de metodologia para reformulação curricular de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT: inovações, possibilidades e desafiospt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765618681887335pt_BR
dc.contributor.advisor1Lira, Magadã Marinho Rocha de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7130809186098813pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Carlos Marques
dc.contributor.referee2Melo, Etelino José Monteiro Vera Cruz Feijó de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605644517263043pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0070301370900129pt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
dc.description.resumoA organização curricular orienta todo e qualquer sistema de formação e seu processo de construção deve fundamentar-se em referenciais éticos, políticos, epistemológicos e pedagógicos. Na educação profissional, os currículos devem ser reflexo de um processo dinâmico e contínuo desencadeado pelas demandas educacionais, do mundo do trabalho, das questões sociais, econômicas e ainda de ordem legal e institucional. Contudo, o processo de reorganização curricular não é tão simples, mas deve ser facilitado pela adoção de modelos que possibilitem essa ação sem prejuízo institucional ou na formação dos estudantes e que ainda solidifiquem a qualidade de ensino que é a marca da educação profissional na Rede Federal. Desta forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de propor uma metodologia para reformulação de currículos de cursos técnicos integrados ao médio no âmbito da EPCT, considerando as inovações, possibilidades e desafios do contexto atual. Assim, foi proposto um modelo constituído por etapas de Planejamento, Definição de critérios e Divulgação e Monitoramento. Tais etapas devem ocorrer através de um processo democrático e participativo. Para sua execução, sugere-se um check list de atividades e a criação de um cronograma, além do estabelecimento de uma agenda prévia de açõespt_BR
dc.creator.name2Silva, Jardiene Manuela Santos da
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/9629474795925589pt_BR
dc.creator.Lattes3http://lattes.cnpq.br/7130809186098813pt_BR
dc.creator.name3Lira, Magadã Marinho Rocha de


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples