Mostrar registro simples

dc.creatorLima, Thiago José Bezerra de
dc.date.accessioned2024-04-09T17:24:08Z
dc.date.available2024-04-09T17:24:08Z
dc.date.issued2023-08-31
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1276
dc.description.abstractEnvironmental education refers to a teaching and learning process aimed at raising awareness about issues related to the environment. This Sustain education is linked to Eco-citizenship, a term that involves the idea of the need for each individual to adopt conscious consumption practices, save natural resources, reduce waste production, promote recycling, support renewable energies and participate in environmental conservation initiatives. In turn, the formation of the ecological subject involves a fundamental change in a person’s perceptions, values and Sustaina towards the natural world. This training process goes beyond simple environmental awareness, it seeks a deeper transformation in the way na individual relates to the environment and understands their interdependence with all living beings. In view of this, this study had na action-research approach with the objective of understanding the possible contributions of the implementation of a Learning Project of the curricular unit “Eco-citizenship in Practice: Workshop on Sustainable Development Goals” based on the G5 Environmental methodology for development of ecological subjects in a school in the Zona da Mata region of the state of Pernambuco. From the theoretical bases that support this work, it became feasible to carry out a research and collect data, using the methodology of narrative analysis, through seminars, workshops, semi-structured questionnaires and interviews. The identified results contributed to understanding how the educational Sustainabi the learning Sustain collaborated for the ecological formation of its (its) students. Once the research provided, with action research and participant observation, realizing that the Sustain students sought to Sustaina works and participate in activities containing ecological characteristics and with na active and continuous commitment to the duties, rights and responsibilities in a Sustain approach; as well as, Sust actually started practices on how to be na eco-citizen, since, during the learning Sustain, Sust were carrying a responsibility with the protection of the environment and the promotion of Sustainability.pt_BR
dc.format.extent372p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambucopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectEcocidadaniapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectFormação de sujeito ecológicopt_BR
dc.subjectMetodologia G5 Ambientalpt_BR
dc.titleContribuições da implementação de um projeto de aprendizagem baseado na metodologia G5 Ambiental para a formação do sujeito ecológico em uma escola de Pernambuco.pt_BR
dc.typedissertacaopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9322443838207173pt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Anália Keila Rodrigues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5856916331294239pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Sofia Suely Ferreira Brandão
dc.contributor.referee2Souza, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0334362738495768pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4929110097621126pt_BR
dc.publisher.initialsIFPEpt_BR
dc.publisher.departmentRecifept_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Gestão Ambientalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.description.resumoA Educação ambiental refere-se a um processo de ensino e aprendizagem que visa a conscientização sobre as questões relacionadas ao meio ambiente. Essa forma de educação está interligada a Ecocidadania, termo que envolve a ideia da necessidade de cada indivíduo adotar práticas de consumo consciente, economizar recursos naturais, reduzir a produção de resíduos, promover a reciclagem, apoiar energias renováveis e participar de iniciativas de conservação ambiental. Por sua vez, a formação do sujeito ecológico envolve uma mudança fundamental nas percepções, valores e atitudes de uma pessoa em relação ao mundo natural. Esse processo de formação vai além da simples conscientização ambiental, busca uma transformação mais profunda na maneira como um indivíduo se relaciona com o ambiente e compreende sua interdependência com todos os seres vivos. À vista disso, esse estudo teve como abordagem a pesquisa-ação com o objetivo compreender as possíveis contribuições da implementação de um Projeto de Aprendizagem da unidade curricular “Ecocidadania em Prática: Oficina dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” baseado na metodologia G5 Ambiental para o desenvolvimento de sujeitos ecológicos em uma escola da região da zona da mata sul do estado de Pernambuco. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, tornou-se viável realizar uma pesquisa e coletar dados, utilizando-se a metodologia da análise narrativa, por meio de seminários, oficinas, questionários semiestruturados e entrevistas. Os resultados identificados contribuíram para que se compreendesse como o processo educativo do projeto de aprendizagem colaborou para a formação ecológica de seus (suas) estudantes. Uma vez que a pesquisa proporcionou, com a pesquisa-ação e a observação participante, perceber que os estudantes do projeto buscavam apresentar trabalhos e participar atividades contendo características ecológicas e com compromisso ativo e contínuo com os deveres, direitos e responsabilidades em uma abordagem cidadã; como também, iniciaram de fato práticas de como ser um ecocidadão, visto que, durante o projeto de aprendizagem, eles estavam portando uma responsabilidade com a proteção do meio ambiente e a promoção da sustentabilidadept_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples