dc.creator | Lima, Thiago José Bezerra de | |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T17:24:08Z | |
dc.date.available | 2024-04-09T17:24:08Z | |
dc.date.issued | 2023-08-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1276 | |
dc.description.abstract | Environmental education refers to a teaching and learning process aimed at raising awareness
about issues related to the environment. This Sustain education is linked to Eco-citizenship, a
term that involves the idea of the need for each individual to adopt conscious consumption
practices, save natural resources, reduce waste production, promote recycling, support
renewable energies and participate in environmental conservation initiatives. In turn, the
formation of the ecological subject involves a fundamental change in a person’s perceptions,
values and Sustaina towards the natural world. This training process goes beyond simple
environmental awareness, it seeks a deeper transformation in the way na individual relates to
the environment and understands their interdependence with all living beings. In view of this,
this study had na action-research approach with the objective of understanding the possible
contributions of the implementation of a Learning Project of the curricular unit “Eco-citizenship
in Practice: Workshop on Sustainable Development Goals” based on the G5 Environmental
methodology for development of ecological subjects in a school in the Zona da Mata region of
the state of Pernambuco. From the theoretical bases that support this work, it became feasible
to carry out a research and collect data, using the methodology of narrative analysis, through
seminars, workshops, semi-structured questionnaires and interviews. The identified results
contributed to understanding how the educational Sustainabi the learning Sustain collaborated
for the ecological formation of its (its) students. Once the research provided, with action
research and participant observation, realizing that the Sustain students sought to Sustaina
works and participate in activities containing ecological characteristics and with na active and
continuous commitment to the duties, rights and responsibilities in a Sustain approach; as well
as, Sust actually started practices on how to be na eco-citizen, since, during the learning Sustain,
Sust were carrying a responsibility with the protection of the environment and the promotion
of Sustainability. | pt_BR |
dc.format.extent | 372p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Ecocidadania | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Formação de sujeito ecológico | pt_BR |
dc.subject | Metodologia G5 Ambiental | pt_BR |
dc.title | Contribuições da implementação de um projeto de aprendizagem baseado na metodologia G5 Ambiental para a formação do sujeito ecológico em uma escola de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9322443838207173 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Anália Keila Rodrigues | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5856916331294239 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Sofia Suely Ferreira Brandão | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Bernardina Santos Araújo de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0334362738495768 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4929110097621126 | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPE | pt_BR |
dc.publisher.department | Recife | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação ambiental refere-se a um processo de ensino e aprendizagem que visa a
conscientização sobre as questões relacionadas ao meio ambiente. Essa forma de educação está
interligada a Ecocidadania, termo que envolve a ideia da necessidade de cada indivíduo adotar
práticas de consumo consciente, economizar recursos naturais, reduzir a produção de resíduos,
promover a reciclagem, apoiar energias renováveis e participar de iniciativas de conservação
ambiental. Por sua vez, a formação do sujeito ecológico envolve uma mudança fundamental
nas percepções, valores e atitudes de uma pessoa em relação ao mundo natural. Esse processo
de formação vai além da simples conscientização ambiental, busca uma transformação mais
profunda na maneira como um indivíduo se relaciona com o ambiente e compreende sua
interdependência com todos os seres vivos. À vista disso, esse estudo teve como abordagem a
pesquisa-ação com o objetivo compreender as possíveis contribuições da implementação de um
Projeto de Aprendizagem da unidade curricular “Ecocidadania em Prática: Oficina dos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” baseado na metodologia G5 Ambiental para o
desenvolvimento de sujeitos ecológicos em uma escola da região da zona da mata sul do estado
de Pernambuco. A partir das bases teóricas que fundamentam esse trabalho, tornou-se viável
realizar uma pesquisa e coletar dados, utilizando-se a metodologia da análise narrativa, por
meio de seminários, oficinas, questionários semiestruturados e entrevistas. Os resultados
identificados contribuíram para que se compreendesse como o processo educativo do projeto
de aprendizagem colaborou para a formação ecológica de seus (suas) estudantes. Uma vez que
a pesquisa proporcionou, com a pesquisa-ação e a observação participante, perceber que os
estudantes do projeto buscavam apresentar trabalhos e participar atividades contendo
características ecológicas e com compromisso ativo e contínuo com os deveres, direitos e
responsabilidades em uma abordagem cidadã; como também, iniciaram de fato práticas de
como ser um ecocidadão, visto que, durante o projeto de aprendizagem, eles estavam portando
uma responsabilidade com a proteção do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |