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dc.creatorCabral, Luana Jaíne Gomes
dc.date.accessioned2024-03-11T22:17:59Z
dc.date.available2024-03-11T22:17:59Z
dc.date.issued2024-02-05
dc.identifier.citationCABRAL, Luana Jaíne Gomes ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. A Abordagem do tema porcentagem nas provas OBMEP nível 2 a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular. 8 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1224
dc.description.abstractThe present work aims to verify the frequency of the Percentage theme in tests of the 1st and 2nd phases of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP) for level 2 (8th and 9th grades) in the period from 2018 to 2023, from the implementation of the National Common Curricular Base (BNCC). A bibliographic research was carried out in which 98 questions related to the 1st phase and 30 questions of the 2nd phase were analyzed, in the period from 2018 to 2023. However, 2020 was excluded, a year in which there was no edition of the test due to the COVID-19 pandemic. Regarding the 1st phase, the percentage of only 3,06% of questions involving percentage was obtained, while for phase 2, this index was zero. In view of these results, we infer that the percentage theme, even with its importance in academic and daily life, does not receive the necessary attention from the elaborators of the OBMEP tests.pt_BR
dc.format.extent8 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. MONDINI, Fabiane; CZIGEL, Érica; PAVANELO, Elisangela. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a organização da Matemática no Ensino Fundamental. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 7, p. 356-369, 2019. NASSER, Lilian. Matemática financeira para a escola básica: uma abordagem prática e visual. 1.ed. Rio de Janeiro: IM-UFRJ, 2010. NOBRE, Fernanda Andressa de Souza Cruz; LOPES, Thiago Beirigo. A abordagem do ensino de porcentagem para estudantes do ensino médio. In: Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMT Campus Confresa (2023/1), 2023, Confresa. Anais do Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMT Campus Confresa (2023/1). Confresa: Gnosis Carajás, 2023. v. 1. Instituto Federal de Pernambuco. Campus Pesqueira. Curso de Licenciatura em Matemática 05 de março de 2024. OLIVEIRA, Raquel Medina Amaral de. Uma Experiência de Abordagem no Ensino de Porcentagem no 8° ano com o Auxílio do Modelo de Barras. 2020. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. SANTOS, G. L. da C. Educação financeira: a matemática financeira sob nova perspectiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005. WINCK, Gracielle Cristina. Trabalhando com Porcentagem e Juros Simples no Ensino Médio: uma experiência contextualizada e realizada em sala de aula. 2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados-MS, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
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dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicaspt_BR
dc.subjectPorcentagempt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.titleA Abordagem do tema porcentagem nas provas da OBMEP nível 2 a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9373160376063514pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo verificar a frequência do tema Porcentagem em provas da 1a e 2a fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para o nível 2 (8o e 9o anos) no período de 2018 a 2023, a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em que foram analisadas 98 questões referentes à 1a fase e 30 questões da 2a fase, no período de 2018 a 2023. Contudo, excluiu-se 2020, ano em que não houve edição da prova por conta da pandemia do COVID-19. Em relação a 1a fase obteve-se o percentual de apenas 3,06% de questões envolvendo porcentagem, já para a fase 2, este índice foi nulo. Diante deste resultados inferimos que o tema porcentagem, mesmo com sua importância nos meios acadêmicos e no quotidiano, não recebe a atenção necessária por parte dos elaboradores das provas da OBMEP.pt_BR


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