dc.creator | Cabral, Luana Jaíne Gomes | |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T22:17:59Z | |
dc.date.available | 2024-03-11T22:17:59Z | |
dc.date.issued | 2024-02-05 | |
dc.identifier.citation | CABRAL, Luana Jaíne Gomes ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. A Abordagem do tema porcentagem nas provas OBMEP nível 2 a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular. 8 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1224 | |
dc.description.abstract | The present work aims to verify the frequency of the Percentage theme in tests of the
1st and 2nd phases of the Brazilian Mathematics Olympiad of Public Schools (OBMEP)
for level 2 (8th and 9th grades) in the period from 2018 to 2023, from the
implementation of the National Common Curricular Base (BNCC). A bibliographic
research was carried out in which 98 questions related to the 1st phase and 30
questions of the 2nd phase were analyzed, in the period from 2018 to 2023.
However, 2020 was excluded, a year in which there was no edition of the test due to the
COVID-19 pandemic. Regarding the 1st phase, the percentage of only 3,06% of
questions involving percentage was obtained, while for phase 2, this index was zero. In
view of these results, we infer that the percentage theme, even with its importance in academic and daily life, does not receive the necessary attention from the elaborators
of the OBMEP tests. | pt_BR |
dc.format.extent | 8 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
MONDINI, Fabiane; CZIGEL, Érica; PAVANELO, Elisangela. A Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e a organização da Matemática no Ensino
Fundamental. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 7, p. 356-369, 2019.
NASSER, Lilian. Matemática financeira para a escola básica: uma abordagem
prática e visual. 1.ed. Rio de Janeiro: IM-UFRJ, 2010.
NOBRE, Fernanda Andressa de Souza Cruz; LOPES, Thiago Beirigo. A abordagem
do ensino de porcentagem para estudantes do ensino médio. In: Seminário
Integrador de Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática do
IFMT Campus Confresa (2023/1), 2023, Confresa. Anais do Seminário Integrador de
Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Matemática do IFMT Campus
Confresa (2023/1). Confresa: Gnosis Carajás, 2023. v. 1.
Instituto Federal de Pernambuco. Campus Pesqueira. Curso de Licenciatura em Matemática
05 de março de 2024.
OLIVEIRA, Raquel Medina Amaral de. Uma Experiência de Abordagem no Ensino
de Porcentagem no 8° ano com o Auxílio do Modelo de Barras. 2020.
Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em
Matemática – PROFMAT, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
2020.
SANTOS, G. L. da C. Educação financeira: a matemática financeira sob nova
perspectiva. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) –
Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.
WINCK, Gracielle Cristina. Trabalhando com Porcentagem e Juros Simples no
Ensino Médio: uma experiência contextualizada e realizada em sala de aula.
2017. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional
em Matemática – PROFMAT, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul,
Dourados-MS, 2020. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Porcentagem | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.title | A Abordagem do tema porcentagem nas provas da OBMEP nível 2 a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/9373160376063514 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.publisher.department | PESQUEIRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo verificar a frequência do tema Porcentagem em
provas da 1a e 2a fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
(OBMEP) para o nível 2 (8o e 9o anos) no período de 2018 a 2023, a partir da
implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Realizou-se uma
pesquisa bibliográfica em que foram analisadas 98 questões referentes à 1a fase e 30
questões da 2a fase, no período de 2018 a 2023. Contudo, excluiu-se 2020, ano em
que não houve edição da prova por conta da pandemia do COVID-19. Em relação a 1a
fase obteve-se o percentual de apenas 3,06% de questões envolvendo porcentagem,
já para a fase 2, este índice foi nulo. Diante deste resultados inferimos que o tema
porcentagem, mesmo com sua importância nos meios acadêmicos e no quotidiano,
não recebe a atenção necessária por parte dos elaboradores das provas da OBMEP. | pt_BR |