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dc.creatorMendonça, Luzia Alves de
dc.date.accessioned2024-03-08T19:59:52Z
dc.date.available2024-03-08T19:59:52Z
dc.date.issued2024-03-05
dc.identifier.citationMENDONÇA, Luzia Alves de ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Ensino da função seno através do PhET Interactive Simulations: uma sequência didática para análise da contribuição de um laboratório virtual para a aprendizagem de matemática. 18 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1212
dc.description.abstractThe objective of this work is to evaluate the effectiveness of a didactic sequence focused on teaching the sine function using the virtual mathematics laboratory PhET Interactive Simulations. The virtual environment utilized was the Trigonometric Tour animation, which belongs to the PhET Interactive Simulations laboratory at the University of Colorado in Boulder, United States. The results revealed that the majority of participating students successfully learned the content related to the sine function, achieving an impressive 90% accuracy on the test administered after completing the activities. This demonstrates the success of utilizing the mentioned virtual mathematics laboratory to facilitate dynamic and meaningful learning of the mathematical content in question. Furthermore, it highlights that effective teaching can be achieved through a playful and enjoyable methodology without incurring significant costs, as the PhET Interactive Simulations Laboratory, along with various other digital platforms, is freely accessible.pt_BR
dc.format.extent18 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMOULOUDG, Saddo Ad. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba – PR: UFPR, 2007. ANDRADE, Edson Francisco de; AGUIAR, Silvana Galvão de. Política de correção de fluxo escolar em Pernambuco: uma análise do programa Travessia. PRÓ POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 31, p. 1-25, 2020. SANTOS, Arlem Atanazio dos; ALVES, Francisco Regis Vieira. A Engenharia Didática em Articulação com a Teoria das Situações Didáticas como Percurso Metodológico ao Estudo e Ensino de Matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 19, p. 447-465, 2017. PhET COLORADO, 2023. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/>. Acesso em: 29 de março de 2023. RIBAS, Daniela Rodrigues; BARONE, Dante Augusto Couto; BASSO, Marcus Vinícius de Azevedo. O Uso de um Laboratório Virtual de Matemática no Processo de Ensino-aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 2e, 2007. SARAIVA EDUCAÇÃO. (2022). Laboratório virtual: o que é, como funciona e quais são os benefícios. São Paulo, 26 abril 2022. Disponível em: <https://blog.saraivaeducacao.com.br/laboratorio-virtual/>. Acesso em: 02 mar. 2024. VIANA, Marcelo. COLUNA DE MARCELO VIANA. Folha de São Paulo, p. 1, 2023. UEL, Universidade Estadual de Londrina. Trigonometria: Funções trigonométricas circulares. Londrina-PR, 2020.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectFunção Senopt_BR
dc.subjectPhET Interactive Simulationspt_BR
dc.subjectTour Trigonométricopt_BR
dc.titleEnsino da função seno através do phet interactive simulations: uma sequência didática para análise da contribuição de um laboratório virtual para a aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1703534695043433pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Emersson Rodrigues de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4245215495217591pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Souza, Carlos Bino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é avaliar a efetividade de uma sequência didática voltada ao ensino da função seno através da utilização do laboratório virtual de matemática PhET Interactive Simulations. O ambiente virtual utilizado foi a animação Tour Trigonométrico pertencente ao laboratório virtual PhET Interactive Simulations da Universidade do Colorado em Boulder, Estados Unidos. Os resultados revelaram que a maioria dos estudantes participantes da pesquisa conseguiram aprender o conteúdo de Função Seno de forma satisfatória. Alcançando a marca de 90% de acertos no teste feito após a aplicação das atividades. O que demonstra o sucesso da utilização do referido laboratório virtual de matemática para promover uma aprendizagem dinâmica e significativa para o conteúdo matemático em questão. Além disso, provou que é possível proporcionar um ensino eficaz através de uma metodologia lúdica e divertida sem demandar grandes custos, pois o Laboratório PhET Interactive Simulations, assim como diversas outas plataformas digitais, é de utilização gratuita.pt_BR


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