dc.creator | Mendonça, Luzia Alves de | |
dc.date.accessioned | 2024-03-08T19:59:52Z | |
dc.date.available | 2024-03-08T19:59:52Z | |
dc.date.issued | 2024-03-05 | |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Luzia Alves de ; SOUZA, Emersson Rodrigues de. Ensino da função seno através do PhET Interactive Simulations: uma sequência didática para análise da contribuição de um laboratório virtual para a aprendizagem de matemática. 18 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1212 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to evaluate the effectiveness of a didactic sequence
focused on teaching the sine function using the virtual mathematics laboratory PhET
Interactive Simulations. The virtual environment utilized was the Trigonometric Tour
animation, which belongs to the PhET Interactive Simulations laboratory at the
University of Colorado in Boulder, United States. The results revealed that the majority
of participating students successfully learned the content related to the sine function,
achieving an impressive 90% accuracy on the test administered after completing the
activities. This demonstrates the success of utilizing the mentioned virtual mathematics
laboratory to facilitate dynamic and meaningful learning of the mathematical content in
question. Furthermore, it highlights that effective teaching can be achieved through a
playful and enjoyable methodology without incurring significant costs, as the PhET
Interactive Simulations Laboratory, along with various other digital platforms, is freely
accessible. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALMOULOUDG, Saddo Ad. Fundamentos da didática da matemática. Curitiba – PR:
UFPR, 2007.
ANDRADE, Edson Francisco de; AGUIAR, Silvana Galvão de. Política de correção
de fluxo escolar em Pernambuco: uma análise do programa Travessia. PRÓ POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 31, p. 1-25, 2020.
SANTOS, Arlem Atanazio dos; ALVES, Francisco Regis Vieira. A Engenharia
Didática em Articulação com a Teoria das Situações Didáticas como Percurso
Metodológico ao Estudo e Ensino de Matemática. REVISTA ACTA SCIENTIAE,
v. 19, p. 447-465, 2017.
PhET COLORADO, 2023. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/>.
Acesso em: 29 de março de 2023.
RIBAS, Daniela Rodrigues; BARONE, Dante Augusto Couto; BASSO, Marcus
Vinícius de Azevedo. O Uso de um Laboratório Virtual de Matemática no
Processo de Ensino-aprendizagem. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na
Educação, v. 5, p. 2e, 2007.
SARAIVA EDUCAÇÃO. (2022). Laboratório virtual: o que é, como funciona e quais
são os benefícios. São Paulo, 26 abril 2022. Disponível em:
<https://blog.saraivaeducacao.com.br/laboratorio-virtual/>. Acesso em: 02 mar. 2024.
VIANA, Marcelo. COLUNA DE MARCELO VIANA. Folha de São Paulo, p. 1, 2023.
UEL, Universidade Estadual de Londrina. Trigonometria: Funções trigonométricas
circulares. Londrina-PR, 2020. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Função Seno | pt_BR |
dc.subject | PhET Interactive Simulations | pt_BR |
dc.subject | Tour Trigonométrico | pt_BR |
dc.title | Ensino da função seno através do phet interactive simulations: uma sequência didática para análise da contribuição de um laboratório virtual para a aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1703534695043433 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Emersson Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4245215495217591 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Souza, Carlos Bino de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.publisher.department | PESQUEIRA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é avaliar a efetividade de uma sequência didática voltada ao
ensino da função seno através da utilização do laboratório virtual de matemática PhET
Interactive Simulations. O ambiente virtual utilizado foi a animação Tour
Trigonométrico pertencente ao laboratório virtual PhET Interactive Simulations da
Universidade do Colorado em Boulder, Estados Unidos. Os resultados revelaram que
a maioria dos estudantes participantes da pesquisa conseguiram aprender o conteúdo
de Função Seno de forma satisfatória. Alcançando a marca de 90% de acertos no
teste feito após a aplicação das atividades. O que demonstra o sucesso da utilização
do referido laboratório virtual de matemática para promover uma aprendizagem
dinâmica e significativa para o conteúdo matemático em questão. Além disso, provou
que é possível proporcionar um ensino eficaz através de uma metodologia lúdica e
divertida sem demandar grandes custos, pois o Laboratório PhET Interactive
Simulations, assim como diversas outas plataformas digitais, é de utilização gratuita. | pt_BR |