dc.creator | Formiga, Maria Martins | |
dc.date.accessioned | 2024-02-01T10:15:09Z | |
dc.date.available | 2024-02-01T10:15:09Z | |
dc.date.issued | 2023-09-25 | |
dc.identifier.citation | FORMIGA, Maria Martins. A extensão como instrumento de fortalecimento da formação para a cidadania no Ensino Médio Integrado. 2023. 235 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE, Campus Olinda, Olinda, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1157 | |
dc.description.abstract | Integrated Secondary Education (EMI) is one of the modalities offered at Federal Institutes and aims to train students from an integral perspective, that is, to guarantee technical and human training. Therefore, we believe that extension, by stimulating learning processes in a community context, can contribute to this holistic training. In this context, the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB) implements the Institutional Extension and Culture Scholarship Program (PROBEXC) that serves the Institution's 21 campuses and this Program constitutes a policy with possibilities for developing learning in community. In this research, we aimed to understand how the extension actions developed by coordinators and students contribute to the student's training from a perspective of Training for citizenship in Integrated High School in an institution of the Federal Network of Education, Science and Technology. The investigation is qualitative in nature, with the modality of carrying out a field study. To this end, we selected documents and conducted interviews with coordinators and students involved in extension projects based on PROBEXC. After data collection/production, we proceed to content analysis. We then triangulated the sources of evidence, in order to understand the meanings of the data and how they corroborate the central question of this research. The study identifies how the development of values, attitudes and behaviors related to citizenship education, based on PROBECX, can contribute to the comprehensive training of students and to the strengthening of extension as an educational practice in EMI. | pt_BR |
dc.format.extent | 235 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Olinda | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Educação – Extensão | pt_BR |
dc.subject | Programas de extensão escolar | pt_BR |
dc.subject | Extensão – Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Educação – Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.title | A extensão como instrumento de fortalecimento da formação para a cidadania no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7541734353112165 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Kleber Fernando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 5404409205728691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Kleber Fernando | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Assis Leão da | |
dc.contributor.referee3 | Sousa, Bernardina Santos Araújo de | |
dc.contributor.referee4 | Cunha, Kátia Silva | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 5404409205728691 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 8710150668674818 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 4929110097621126 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/ 8333609070079117 | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPE | pt_BR |
dc.publisher.department | Olinda | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | O Ensino Médio Integrado (EMI) é uma das modalidades ofertadas nos Institutos Federais e visa formar educandos em uma perspectiva integral, ou seja, garantir uma formação técnica e humana. Assim, acreditamos que a extensão, ao estimular processos de aprendizagem em contexto comunitário, pode contribuir com essa formação holística. Nesse contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) implementa o Programa Institucional de Bolsa de Extensão e Cultura (PROBEXC) que atende aos 21 campi da Instituição e este Programa se constitui como uma política com possibilidades de desenvolver aprendizagens em comunidade. Nesta pesquisa, tivemos como objetivo compreender como as ações extensionistas desenvolvidas pelos coordenadores e discentes contribuem para a formação do aluno numa perspectiva de Formação para a cidadania no Ensino Médio Integrado em uma instituição da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A investigação possui natureza qualitativa, tendo como modalidade a realização de um estudo de campo. Para tanto, selecionamos documentos e realizamos entrevistas com coordenadores, estudantes envolvidos com projetos de extensão a partir do PROBEXC. Após a recolha/produção de dados procedemos à análise de conteúdo. Em seguida efetuamos a triangulação das fontes de evidências, a fim de compreendermos sentidos dos dados e como eles corroboram a questão central desta pesquisa. O estudo identifica como o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos relacionados à educação para a cidadania, a partir do PROBECX pode trazer contributos para a formação integral dos estudantes e para o fortalecimento da extensão como prática educativa no EMI. | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |