Mostrar registro simples

dc.creatorAvelino, Assíria Maria Teixeira
dc.date.accessioned2023-12-18T18:50:25Z
dc.date.available2023-12-18T18:50:25Z
dc.date.issued2023-08-24
dc.identifier.citationAVELINO, Assíria Maria Teixeira ; SOUZA, Cícero Jailton de Moraes. Como a música pode auxiliar no ensino de física. 23 f. Artigo (Licenciatura em Física) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1126
dc.description.abstractThis study, whose theme is “How music can auxiliary in Physics teaching”, seeks to analyze how Physics is explored in the classroom by students and understand that Physics goes far beyond just the application of formulas. The work aims to understand how would be the inclusion of music in the classroom to auxiliary in the teaching of Physics, along with the use of the CAVAQUINHO as a display instrument. The proposed methodology is a case study, wich, after a review of the literature on the study of the use of music in teaching Physics, will be discussed the development of application of a questionnaire and the demonstration of a simple class with the theme “Physics and Music”, using the CAVAQUINHO as a teaching mediator instrument, in which 2 nd year high school students participated, in which students were able to analyze the quality of the class applied and the way in which the content was exposed. It was concluded that music can facilitate the teaching of Physics in light of the research carried out and how the inclusion of an instrument, whether musical or not, brings positive points to learning, drawing the student’s attention and bringing them to reality.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationARRAES, Luís Carlos Orione de Alencar. Tradição e Inovação no Cavaquinho Brasileiro. Universidade de Brasília. Brasília – DF, 2015. BALARDIM, Graziela. Metodologias de ensino. Metodologias, [s. l.], 17 jan. 2020. Disponível em: https://www.clipescola.com/metodologias-de-ensino-confira/#:~:text=Entre%20as%20m etodologias%20de%20ensino,mais%20comum%20de%20se%20encontrar. Acesso em: 26 mar. 2023. CHANG, Pablo. Aplicação da Série de Fourier como Análise Acústica de Instrumentos Musicais. 2016. Análise Acústica (Licenciado em Matemática) - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS TOLEDO, [S. l.], 2016. CHARLES, Alemão. Conhecendo o cavaquinho. Cavaquinho, [s. l.], [2023?]. Disponível em: https://caviolao.com.br/conhecendo-o-cavaquinho/. Acesso em: 20 mar. 2023. CIDADE DAS ARTES. O cavaquinho. Cavaquinho, [s. l.], 21 abr. 2014. Disponível em: http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/noticias/interna/341. Acesso em: 28 jun. 2023. DANTAS, Joseclécio; CRUZ, Sérgio. Um olhar físico sobre a teoria musical. Física e teoria musical, [s. l.], 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/gTdBnrnzkwR56bzGmDHxpRt/?lang=pt#. Acesso em: 11 abr. 2023. ESTUDANTES têm mais dificuldades em física, matemática e química, diz pesquisa. Dificuldades em exatas, [s. l.], 23 ago. 2021. Disponível em: https://www.vaicairnoenem.com/2021/08/23/estudantes-tem-mais-dificuldades-em-fisica -matematica-e-quimica-diz-pesquisa#:~:text=Levantamento%20realizado%20pela%20T utorMundi%2C%20plataforma,d%C3%BAvidas%20acerca%20dos%20conte%C3%BAd os%20matem%C3%A1ticos. Acesso em: 20 jan. 2023. FARIAS, Gabriela. Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel para o desenvolvimento da Competência em Informação. Aprendizagem significativa de David Ausubel, [s. l.], 21 jul. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/ZSNC6yjPGkG6t5kTQHC3Wxp/#. Acesso em: 11 fev. 2023. FÍSICA do som e sua relação com a música no ensino médio: Um olhar nos livros didáticos. Mestrado (Mestre em Ensino de Ciências) - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, [S. l.], 2010. JÚNIOR, João. O Ensino de Música. Música, [s. l.], [2022?]. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-ensino-musica.htm#:~:text=A%20 m%C3%BAsica%20surgiu%20quando%20o,exaltar%20autoridades%2C%20lutar%2C %20etc. Acesso em: 21 jan. 2023. LOPES, Loyane Caldas. O Uso de Recursos Didáticos na Motivação da Aprendizagem em Ciências. Faculdade UnB Planaltina. Planaltina – DF, 2019. MELO, Santino. Física da Música: a utilização da música para auxiliar no ensino de Física no nível médio. Física da Música (Licenciado em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, [S. l.], 2013. MILITÃO, Romualdo. O Fenômeno Acústico e o Ensino Médio: Utilização de instrumentos musicais como incentivo para o ensino de acústica; O caso do cavaquinho. Cavaquinho e Acústica, [s. l.], 2015. MORAES, Alex. Física na Música, [S. l.], p. 1-1, 4 set. 2015. Disponível em: https://www3.unicentro.br/petfisica/2015/09/04/fisica-na-musica/#:~:text=A%20Ac%C3. %BAstica%20%C3%A9%20a%20%C3%A1rea,meio%20material%20para%20ser%20tr ansmitido. Acesso em: 8 set. 2022. MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982. MOREIRA, Marco. Ensino de Física no Brasil. Ensino de Física, [s. l.], 2000. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/116896. Acesso em: 28 maio 2023. MOREIRA, Marco. Uma análise crítica do ensino de Física. Ensino de Física, [s. l.], 2018. NETTO, Antônio; SANTOS, Marcos; JÚNIOR, Carlos. Uso de ferramentas midiáticas e Práticas no ensino de Acústica. Acústica, [s. l.], 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/41272/36829. Acesso em: 28 maio 2023. OLIVEIRA, Francisco. A música no contexto da Psicopedagogia e a utilização de instrumentos musicais como ferramentas de aprendizagem. Música e instrumentos musicais, [s. l.], 17 mar. 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/10/a-musica-no-contexto-da-psicoped agogia-e-a-utilizacao-de-instrumentos-musicais-como-ferramentas-de-aprendizagem#: ~:text=A%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20instrumentos%20musicais,de%20h abilidades%20como%20a%20coordena%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 26 jun. 2023. ONDAS - Só Física. Ondas, [s. l.], 2008. Disponível em: https://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Ondas/classificacao.php. Acesso em: 30 mar. 2023. PAIT, Heloisa. A experiência de Richard Feynman no Brasil e o atual ensino das ciências humanas. Experiência de Richard Feynman, [s. l.], 7 jun. 2018. Disponível em: https://estadodaarte.estadao.com.br/a-experiencia-de-richard-feynman-no-brasil-e-o-atu al-ensino-das-ciencias-humanas/. Acesso em: 29 maio 2023. PARÂMETROS Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, [s. l.], 30 jun. 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 28 maio 2023. PRINCIPAIS artistas de cavaquinho. Artistas, [s. l.], 30 jun. 2023. Disponível em: https://www.last.fm/pt/tag/cavaquinho/artists. Acesso em: 19 mar. 2023. PUGLIESE, Renato. O trabalho do professor de Física no ensino médio: um retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e metodológico. Física no ensino médio, [s. l.], 2017. ROSA, Sílvia Schotten. Adequação dos Conteúdos de Física Integrados à Matriz Curricular do Curso PROEJA Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual São Pedro Apóstolo. (in) Os desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Curitiba – PR, 2016. SANTOS, Marco. Teorias sobre a natureza da luz. Modelo ondulatório, [s. l.], 2023. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/teorias-sobre-natureza-luz.htm. Acesso em: 7 jun. 2023. SILVA, Douglas. A física e os instrumentos musicais: Construindo significados em uma aula de acústica. Física e Instrumentos Musicais (Mestre em Física) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA, [S. l.], 2017. SILVA, Marco Aurélio da. O Ensino de Física Para Alunos do Ensino Médio. Disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/o-ensino-fisica-para-alunos- ensino-medio.htm SOUSA, Matheus; AGUIAR, Matheus. A HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL: PROBLEMAS E DESAFIOS. Ensino de Física no Brasil, [s. l.], 30 jun. 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA1 6_ID12266_27082019190136.pdf. Acesso em: 28 maio 2023. SOUZA, Maria Anunciada Tito de (2019). Música: ferramenta indispensável no processo de ensino-aprendizagem. Disponível em https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA9 _ID621_30092019210324.pdf SWAROWSKY, Luís Rafael. Proposta do Uso da Música no Ensino de Física. Universidade do Rio Grande. Rio Grande, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectFísica - ensinopt_BR
dc.subjectCavaquinho - ensino de físicapt_BR
dc.subjectMúsica - ensino de físicapt_BR
dc.subjectAprendizagem da físicapt_BR
dc.titleComo a música pode auxiliar no ensino de físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2009520858140505pt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cícero Jailton de Morais
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Cícero Jailton de Morais
dc.contributor.referee2Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee3Leite, Ibson José Maciel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1168537405186676pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2306273479417265pt_BR
dc.publisher.departmentPESQUEIRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.description.resumoEste estudo, cujo tema é “Como a música pode auxiliar no ensino de Física”, busca analisar como a Física é vista em sala de aula pelos alunos e compreender que a Física vai muito além do que apenas a aplicação de fórmulas. O trabalho tem como objetivo entender como seria a inclusão da música em sala de aula para auxiliar no ensino de física, junto com a utilização do cavaquinho como instrumento expositor de ensino. A metodologia proposta é um estudo de caso, após uma revisão da literatura sobre o estudo do uso da música no ensino de Física, será debatido o desenvolvimento da aplicação de um questionário e a demonstração de uma aula simples com o tema Física e Música, utilizando o cavaquinho como instrumento mediador de ensino, onde foram utilizadas turmas de 2o ano do Ensino Médio, a qual os alunos puderam analisar a qualidade da aula aplicada e a forma como foi exposto o conteúdo. Concluímos que a música pode facilitar o ensino de física diante das pesquisas realizadas e como a inclusão de um instrumento seja musical ou não, traz pontos positivos para a aprendizagem, chamando a atenção dos alunos e trazendo-os para realidade.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples