dc.relation | ARRAES, Luís Carlos Orione de Alencar. Tradição e Inovação no Cavaquinho
Brasileiro. Universidade de Brasília. Brasília – DF, 2015.
BALARDIM, Graziela. Metodologias de ensino. Metodologias, [s. l.], 17 jan. 2020.
Disponível em:
https://www.clipescola.com/metodologias-de-ensino-confira/#:~:text=Entre%20as%20m
etodologias%20de%20ensino,mais%20comum%20de%20se%20encontrar. Acesso em:
26 mar. 2023.
CHANG, Pablo. Aplicação da Série de Fourier como Análise Acústica de
Instrumentos Musicais. 2016. Análise Acústica (Licenciado em Matemática) -
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS TOLEDO, [S. l.],
2016.
CHARLES, Alemão. Conhecendo o cavaquinho. Cavaquinho, [s. l.], [2023?].
Disponível em: https://caviolao.com.br/conhecendo-o-cavaquinho/. Acesso em: 20 mar.
2023.
CIDADE DAS ARTES. O cavaquinho. Cavaquinho, [s. l.], 21 abr. 2014. Disponível
em: http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/noticias/interna/341. Acesso em: 28 jun. 2023.
DANTAS, Joseclécio; CRUZ, Sérgio. Um olhar físico sobre a teoria musical. Física e
teoria musical, [s. l.], 2019. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbef/a/gTdBnrnzkwR56bzGmDHxpRt/?lang=pt#. Acesso em: 11
abr. 2023.
ESTUDANTES têm mais dificuldades em física, matemática e química, diz
pesquisa. Dificuldades em exatas, [s. l.], 23 ago. 2021. Disponível em:
https://www.vaicairnoenem.com/2021/08/23/estudantes-tem-mais-dificuldades-em-fisica
-matematica-e-quimica-diz-pesquisa#:~:text=Levantamento%20realizado%20pela%20T
utorMundi%2C%20plataforma,d%C3%BAvidas%20acerca%20dos%20conte%C3%BAd
os%20matem%C3%A1ticos. Acesso em: 20 jan. 2023.
FARIAS, Gabriela. Contributos da aprendizagem significativa de David Ausubel
para o desenvolvimento da Competência em Informação. Aprendizagem
significativa de David Ausubel, [s. l.], 21 jul. 2022. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/pci/a/ZSNC6yjPGkG6t5kTQHC3Wxp/#. Acesso em: 11 fev. 2023.
FÍSICA do som e sua relação com a música no ensino médio: Um olhar nos livros
didáticos. Mestrado (Mestre em Ensino de Ciências) - UNIVERSIDADE FEDERAL DA
BAHIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, [S. l.], 2010.
JÚNIOR, João. O Ensino de Música. Música, [s. l.], [2022?]. Disponível em:
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-ensino-musica.htm#:~:text=A%20
m%C3%BAsica%20surgiu%20quando%20o,exaltar%20autoridades%2C%20lutar%2C
%20etc. Acesso em: 21 jan. 2023.
LOPES, Loyane Caldas. O Uso de Recursos Didáticos na Motivação da
Aprendizagem em Ciências. Faculdade UnB Planaltina. Planaltina – DF, 2019.
MELO, Santino. Física da Música: a utilização da música para auxiliar no ensino
de Física no nível médio. Física da Música (Licenciado em Física) - Centro de
Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, [S. l.], 2013.
MILITÃO, Romualdo. O Fenômeno Acústico e o Ensino Médio: Utilização de
instrumentos musicais como incentivo para o ensino de acústica; O caso do
cavaquinho. Cavaquinho e Acústica, [s. l.], 2015.
MORAES, Alex. Física na Música, [S. l.], p. 1-1, 4 set. 2015. Disponível em:
https://www3.unicentro.br/petfisica/2015/09/04/fisica-na-musica/#:~:text=A%20Ac%C3.
%BAstica%20%C3%A9%20a%20%C3%A1rea,meio%20material%20para%20ser%20tr
ansmitido. Acesso em: 8 set. 2022.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. Aprendizagem significativa: a teoria de David
Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
MOREIRA, Marco. Ensino de Física no Brasil. Ensino de Física, [s. l.], 2000.
Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/116896. Acesso em: 28 maio
2023.
MOREIRA, Marco. Uma análise crítica do ensino de Física. Ensino de Física, [s. l.],
2018.
NETTO, Antônio; SANTOS, Marcos; JÚNIOR, Carlos. Uso de ferramentas midiáticas
e Práticas no ensino de Acústica. Acústica, [s. l.], 2023. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/41272/36829. Acesso em: 28 maio
2023.
OLIVEIRA, Francisco. A música no contexto da Psicopedagogia e a utilização de
instrumentos musicais como ferramentas de aprendizagem. Música e instrumentos
musicais, [s. l.], 17 mar. 2020. Disponível em:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/10/a-musica-no-contexto-da-psicoped
agogia-e-a-utilizacao-de-instrumentos-musicais-como-ferramentas-de-aprendizagem#:
~:text=A%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20dos%20instrumentos%20musicais,de%20h
abilidades%20como%20a%20coordena%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 26 jun. 2023.
ONDAS - Só Física. Ondas, [s. l.], 2008. Disponível em:
https://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Ondas/classificacao.php. Acesso
em: 30 mar. 2023.
PAIT, Heloisa. A experiência de Richard Feynman no Brasil e o atual ensino das
ciências humanas. Experiência de Richard Feynman, [s. l.], 7 jun. 2018. Disponível
em:
https://estadodaarte.estadao.com.br/a-experiencia-de-richard-feynman-no-brasil-e-o-atu
al-ensino-das-ciencias-humanas/. Acesso em: 29 maio 2023.
PARÂMETROS Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, [s. l.], 30 jun. 2023.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso
em: 28 maio 2023.
PRINCIPAIS artistas de cavaquinho. Artistas, [s. l.], 30 jun. 2023. Disponível em:
https://www.last.fm/pt/tag/cavaquinho/artists. Acesso em: 19 mar. 2023.
PUGLIESE, Renato. O trabalho do professor de Física no ensino médio: um
retrato da realidade, da vontade e da necessidade nos âmbitos socioeconômico e
metodológico. Física no ensino médio, [s. l.], 2017.
ROSA, Sílvia Schotten. Adequação dos Conteúdos de Física Integrados à Matriz
Curricular do Curso PROEJA Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual São
Pedro Apóstolo. (in) Os desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do
Professor PDE. Curitiba – PR, 2016.
SANTOS, Marco. Teorias sobre a natureza da luz. Modelo ondulatório, [s. l.], 2023.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/teorias-sobre-natureza-luz.htm.
Acesso em: 7 jun. 2023.
SILVA, Douglas. A física e os instrumentos musicais: Construindo significados em
uma aula de acústica. Física e Instrumentos Musicais (Mestre em Física) -
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA, [S. l.],
2017.
SILVA, Marco Aurélio da. O Ensino de Física Para Alunos do Ensino Médio.
Disponível em
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/o-ensino-fisica-para-alunos-
ensino-medio.htm
SOUSA, Matheus; AGUIAR, Matheus. A HISTÓRIA DO ENSINO DE FÍSICA NO
BRASIL: PROBLEMAS E DESAFIOS. Ensino de Física no Brasil, [s. l.], 30 jun. 2023.
Disponível em:
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA1
6_ID12266_27082019190136.pdf. Acesso em: 28 maio 2023.
SOUZA, Maria Anunciada Tito de (2019). Música: ferramenta indispensável no
processo de ensino-aprendizagem. Disponível em
https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA9
_ID621_30092019210324.pdf
SWAROWSKY, Luís Rafael. Proposta do Uso da Música no Ensino de Física.
Universidade do Rio Grande. Rio Grande, 2018. | pt_BR |