dc.creator | Santos, Isabela Michelly Gomes dos | |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T12:54:04Z | |
dc.date.available | 2020-01-23T12:54:04Z | |
dc.date.issued | 2019-02-27 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Isabela Michelly Gomes dos. Manguezal como espaço de teoria e praticas de educação ambiental. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, Dpp, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/103 | |
dc.description.abstract | Environmental education has stood out for several years for its innovative content, further renewing its studies, projects, research, works, round tables, among others, whose concern is to take care and raise awareness of the environment by the population and make changes to habits. Education is increasingly trying to incorporate actions and goals for citizens to develop this relationship with the environment in order to generate less impact. Brazil has a vast territory that is occupied by mangroves, a habitat that has high economic power, as well as richness for various animal species. In Recife, the mangrove swamp is located in the metropolitan region and has been suffering major degradation due to irregular land use and occupation and lack of conservation and preservation. There is no point in talking about preserving the mangrove swamp if the population that is part of it does not understand and does not know its importance, being a challenge for educators, who have a relationship of didactic experience and can realize the pedagogical knowledge in a global and systemic way. in and out of the classroom. Three municipal schools in Recife were selected, surrounded by the mangrove ecosystem, and in order to know the relationship of the school with this ecosystem. The basis of pedagogical practices was elaborated applied to teachers with questions and answers of their practices. Based on the questionnaires, the product of this dissertation consists of the creation of a catalog containing scientific articles, booklets, books and e-books to help teachers in the classroom, aiming to facilitate the perceptions and practices of students in environmental education activities involving Mangrove, ecosystem where schools are located | pt_BR |
dc.format.extent | 74p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Manguezal como espaço de teoria e práticas de educação ambiental | pt_BR |
dc.type | dissertacao | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4464351360709143 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lyra, Marília Regina Costa Castro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8377604450079156 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Frutuoso, Maria Núbia Medeiros de Araújo | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0599974853654811 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira | |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Rogéria Mendes do | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4312346687923790 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2783592629711288 | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFPE | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Recife | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Gestão Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.description.resumo | A educação ambiental vem se destacando por vários anos pelo seu teor inovador, renovando ainda mais seus estudos, projetos, pesquisas, trabalhos, mesas redondas, entre outros, cuja a preocupação consiste em cuidar e conscientizar para valorização do ambiente pela população e efetuar mudanças de hábitos. A educação vem a cada dia tentando incorporar ações e metas para que o cidadão desenvolva essa relação com o meio ambiente de forma a gerar menos impacto. O Brasil possui um vasto território que é ocupado pelo manguezal, um habitat que possui alto poder econômico, além de riqueza para várias espécies animais. No Recife o manguezal está localizado na região metropolitana e vem sofrendo grandes degradações devido a forma irregular de uso e ocupação do solo e falta de conservação e preservação. De nada adianta falar em preservar o manguezal se a própria população que está inserida nele, não compreende e não sabe da sua importância, sendo um desafio para os educadores, que tem uma relação de vivência didática podendo realizar o saber pedagógico de forma global e sistêmica, dentro e fora da sala de aula. Foram selecionadas três escolas municipais da cidade do Recife, sitiadas pelo ecossistema manguezal, com o intuito de conhecer a relação da escola com este ecossistema para base de práticas pedagógicas. Foi elaborado e aplicado um questionário aos professores com perguntas a respeito de suas práxis. Baseado nos questionários o produto desta dissertação consistiu na criação de um catálogo contendo artigos científicos, cartilhas, livros e e-books para auxiliar os professores em sala de aula, visando facilitar as percepções e práticas dos estudantes em atividades de educação ambiental envolvendo o manguezal, ecossistema onde as escolas estão inseridas | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |