• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso Tecnológicos
    • Campus Cabo de Santo Agostinho
    • Tecnólogo em Hotelaria
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso Tecnológicos
    • Campus Cabo de Santo Agostinho
    • Tecnólogo em Hotelaria
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Posição-sujeito e discurso do cotidiano em publiposts de viagem e turismo no Instagram

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Resumo Expandido (724.5Kb)
    Data
    2023-05-17
    Autor
    Silva, Laisa Aryel de Araújo
    http://lattes.cnpq.br/1985407105756976
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este resumo expandido preconiza uma análise das características do discurso do sujeito-influenciador digital em publiposts sobre viagem e turismo no Instagram, quando ele, via forma-sujeito, recorta do interdiscurso elementos do senso comum e traz à ordem intradiscursiva. Como há diferentes posições de sujeito em uma formação discursiva, foi optado por dar enfoque na posição-sujeito definida por Grigoletto (2007) de aderência ao discurso publicitário, autorizado em função do lugar social que o sujeito ocupa como influenciador digital. A pesquisa iniciou com o estudo sobre mídias sociais e influenciadores digitais, a fim de compreender melhor o papel dessas pessoas no contexto em que estão inseridas. Foi revisado os conceitos de lugar social, forma-sujeito, formação discursiva, posição-sujeito e lugar discursivo, dentre outros inerentes ao estudo do discurso, para entender a oscilação entre as posições do sujeito. Ao longo do estudo teórico, identificou-se o que são consideradas fórmulas fixas, uma vez que fazem parte das estratégias de construção do discurso cotidiano. Após a análise da teoria associada ao corpus da pesquisa, foi possível destacar os elementos do “saber popular” utilizados para mobilizar o público e promover a satisfação de um conhecimento partilhado cujo objetivo é a venda de produtos/serviços. Como resultado, percebe-se que no Instagram, a relação compra/venda/divulgação atinge outros parâmetros, abriga diferentes vozes, ordens de saberes: o seu emissor assume diferentes posições enquanto sujeito do saber com o intuito de convencer seu receptor, ora aderindo ao discurso publicitário, quanto ao discurso do cotidiano.
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1026
    Collections
    • Tecnólogo em Hotelaria
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião