Posição-sujeito e discurso do cotidiano em publiposts de viagem e turismo no Instagram
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Data
2023-05-17Autor
Silva, Laisa Aryel de Araújo
http://lattes.cnpq.br/1985407105756976
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Este resumo expandido preconiza uma análise das características do discurso do
sujeito-influenciador digital em publiposts sobre viagem e turismo no Instagram, quando ele,
via forma-sujeito, recorta do interdiscurso elementos do senso comum e traz à ordem
intradiscursiva. Como há diferentes posições de sujeito em uma formação discursiva, foi
optado por dar enfoque na posição-sujeito definida por Grigoletto (2007) de aderência ao
discurso publicitário, autorizado em função do lugar social que o sujeito ocupa como
influenciador digital. A pesquisa iniciou com o estudo sobre mídias sociais e influenciadores
digitais, a fim de compreender melhor o papel dessas pessoas no contexto em que estão
inseridas. Foi revisado os conceitos de lugar social, forma-sujeito, formação discursiva,
posição-sujeito e lugar discursivo, dentre outros inerentes ao estudo do discurso, para
entender a oscilação entre as posições do sujeito. Ao longo do estudo teórico, identificou-se o
que são consideradas fórmulas fixas, uma vez que fazem parte das estratégias de construção
do discurso cotidiano. Após a análise da teoria associada ao corpus da pesquisa, foi possível
destacar os elementos do “saber popular” utilizados para mobilizar o público e promover a
satisfação de um conhecimento partilhado cujo objetivo é a venda de produtos/serviços.
Como resultado, percebe-se que no Instagram, a relação compra/venda/divulgação atinge
outros parâmetros, abriga diferentes vozes, ordens de saberes: o seu emissor assume
diferentes posições enquanto sujeito do saber com o intuito de convencer seu receptor, ora
aderindo ao discurso publicitário, quanto ao discurso do cotidiano.