dc.creator | Silva, Laisa Aryel de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2023-09-19T19:23:13Z | |
dc.date.available | 2023-09-19T19:23:13Z | |
dc.date.issued | 2023-05-17 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1026 | |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
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https://www.influency.me/blog/influenciador-digital/. Acesso em: 08 abr. 2021. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fórmulas fixas | pt_BR |
dc.subject | Influenciadores | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.title | Posição-sujeito e discurso do cotidiano em publiposts de viagem e turismo no Instagram | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1985407105756976 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lucena, Felipe Casado de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/9871252425170148 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Rosana Meira Lima de | |
dc.contributor.referee2 | Figueredo, Thiago da Camara | |
dc.contributor.referee3 | Leonidio, Ameliane da Conceição Reubens | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1267188486896420 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7762808645451445 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0607911887409022 | pt_BR |
dc.publisher.department | Cabo de Santo Agostinho | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.description.resumo | Este resumo expandido preconiza uma análise das características do discurso do
sujeito-influenciador digital em publiposts sobre viagem e turismo no Instagram, quando ele,
via forma-sujeito, recorta do interdiscurso elementos do senso comum e traz à ordem
intradiscursiva. Como há diferentes posições de sujeito em uma formação discursiva, foi
optado por dar enfoque na posição-sujeito definida por Grigoletto (2007) de aderência ao
discurso publicitário, autorizado em função do lugar social que o sujeito ocupa como
influenciador digital. A pesquisa iniciou com o estudo sobre mídias sociais e influenciadores
digitais, a fim de compreender melhor o papel dessas pessoas no contexto em que estão
inseridas. Foi revisado os conceitos de lugar social, forma-sujeito, formação discursiva,
posição-sujeito e lugar discursivo, dentre outros inerentes ao estudo do discurso, para
entender a oscilação entre as posições do sujeito. Ao longo do estudo teórico, identificou-se o
que são consideradas fórmulas fixas, uma vez que fazem parte das estratégias de construção
do discurso cotidiano. Após a análise da teoria associada ao corpus da pesquisa, foi possível
destacar os elementos do “saber popular” utilizados para mobilizar o público e promover a
satisfação de um conhecimento partilhado cujo objetivo é a venda de produtos/serviços.
Como resultado, percebe-se que no Instagram, a relação compra/venda/divulgação atinge
outros parâmetros, abriga diferentes vozes, ordens de saberes: o seu emissor assume
diferentes posições enquanto sujeito do saber com o intuito de convencer seu receptor, ora
aderindo ao discurso publicitário, quanto ao discurso do cotidiano. | pt_BR |