• Início
  • Portal IFPE
  • Sobre
  • Ajuda
    • Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso Tecnológicos
    • Campus Cabo de Santo Agostinho
    • Tecnólogo em Hotelaria
    • Ver item
    •   Página inicial
    • Trabalhos Acadêmicos e Técnicos
    • Trabalhos Defendidos no IFPE
    • Trabalhos de Conclusão de Curso Tecnológicos
    • Campus Cabo de Santo Agostinho
    • Tecnólogo em Hotelaria
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Posição-sujeito e discurso do cotidiano por influenciadores digitais em publiposts de gastronomia no instagram

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    Artigo (1.358Mb)
    Data
    2023-05-17
    Autor
    Silva, Miguel Severino da
    http://lattes.cnpq.br/7551391245674520
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Neste plano de atividades, trabalhamos o discurso de publiposts produzidos por influenciadores no Instagram, com enfoque na posição-sujeito definida por Grigoletto (2007) como de aderência ao discurso do cotidiano, pois fatos comuns à língua são associados ao discurso publicitário, autorizado em função do lugar social que o sujeito influenciador ocupa. Nosso objetivo, então, foi analisar as características do discurso do sujeito-influenciador digital, em publiposts sobre gastronomia no Instagram, quando ele, via forma-sujeito, recorta do interdiscurso - onde circulam diversos saberes - pressupostos comuns e traz à ordem interdiscursiva por meio de fórmulas fixas. Esta pesquisa teve início com o estudo sobre mídias sociais e influenciadores digitais, no intuito de compreender o papel dessas pessoas e o contexto em que estão inseridas. O segundo passo foi estudar a Análise do Discurso, com o objetivo de utilizar a teoria como base para analisar as características do discurso do sujeito-influenciador digital em publiposts de gastronomia no Instagram. O passo seguinte foi selecionar o corpus de pesquisa. Utilizamos como referência a plataforma de marketing de influência influency.me (http://influency.me), que promove o Prêmio influency.me. Assim, os influencers que fizeram parte da amostra desta pesquisa foram os 10 finalistas do Prêmio Influency.me 2021 em Gastronomia. Dentre eles, nos serviram de corpus para este estudo: Menino Prendado, Canal dos Caçadores, Rita Lobo e Receitas de Pai. O recorte de sequências discursivas ocorreu a partir da análise e seleção de publiposts desses influenciadores digitais no Instagram. Concluímos, a partir das análises, que o influenciador produz comentários e gestos de interpretação que surgem a partir do discurso do cotidiano, sem apagar as características e intenções ligadas ao discurso publicitário, mantendo-as conectadas ao fio do discurso. O sujeito destinatário, então, adere à mensagem em razão da forma-sujeito autorizada do enunciador, visto como "entendedor do assunto".
    URI
    https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1025
    Collections
    • Tecnólogo em Hotelaria
    Entre em contato | Deixe sua opinião
     

     

    Entre em contato | Deixe sua opinião