Posição-sujeito e discurso do cotidiano por influenciadores digitais em publiposts de gastronomia no instagram
Visualizar/ Abrir
Data
2023-05-17Autor
Silva, Miguel Severino da
http://lattes.cnpq.br/7551391245674520
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Neste plano de atividades, trabalhamos o discurso de publiposts produzidos por
influenciadores no Instagram, com enfoque na posição-sujeito definida por Grigoletto
(2007) como de aderência ao discurso do cotidiano, pois fatos comuns à língua são
associados ao discurso publicitário, autorizado em função do lugar social que o sujeito influenciador ocupa. Nosso objetivo, então, foi analisar as características do discurso do
sujeito-influenciador digital, em publiposts sobre gastronomia no Instagram, quando
ele, via forma-sujeito, recorta do interdiscurso - onde circulam diversos saberes -
pressupostos comuns e traz à ordem interdiscursiva por meio de fórmulas fixas. Esta
pesquisa teve início com o estudo sobre mídias sociais e influenciadores digitais, no
intuito de compreender o papel dessas pessoas e o contexto em que estão inseridas. O
segundo passo foi estudar a Análise do Discurso, com o objetivo de utilizar a teoria como
base para analisar as características do discurso do sujeito-influenciador digital em
publiposts de gastronomia no Instagram. O passo seguinte foi selecionar o corpus de
pesquisa. Utilizamos como referência a plataforma de marketing de influência
influency.me (http://influency.me), que promove o Prêmio influency.me. Assim, os
influencers que fizeram parte da amostra desta pesquisa foram os 10 finalistas do
Prêmio Influency.me 2021 em Gastronomia. Dentre eles, nos serviram de corpus para
este estudo: Menino Prendado, Canal dos Caçadores, Rita Lobo e Receitas de Pai. O
recorte de sequências discursivas ocorreu a partir da análise e seleção de publiposts
desses influenciadores digitais no Instagram. Concluímos, a partir das análises, que o
influenciador produz comentários e gestos de interpretação que surgem a partir do
discurso do cotidiano, sem apagar as características e intenções ligadas ao discurso
publicitário, mantendo-as conectadas ao fio do discurso. O sujeito destinatário, então,
adere à mensagem em razão da forma-sujeito autorizada do enunciador, visto como
"entendedor do assunto".