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dc.creatorSilva, Miguel Severino da
dc.date.accessioned2023-09-19T18:58:05Z
dc.date.available2023-09-19T18:58:05Z
dc.date.issued2023-05-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1025
dc.format.extent20 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBESSA, Alexandre Regattieri. Objeto Empírico e Objeto de Pesquisa. In: BESSA, Alexandre Regattieri. Influenciadores em Redes Sociais Digitais: Uma Análise Aplicada ao Instagram. São Paulo: 2018. Páginas (08-26). BRETON, Philippe. A argumentação na comunicação. Bauru, SP: EDUSC, 2003. CARVALHO, Guilherme Juliani. Redes Sociais e Influenciadores Digitais - uma descrição das influências no comportamento de consumo digital. São Paulo, dezembro de 2018. CARVALHO, Nelly. Linguagem da publicidade. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014. CARVALHO, Nelly. Publicidade na linguagem da sedução. 3. ed. São Paulo: Editora Ática,2009. FONTOURA, Wagner. A hora e a vez das mídias sociais. 2008. Disponível em: http://thacker.diraol.eng.br/mirrors/www.cultura.gov.br/site/2008/02/29/a-hora-e-a vez-das-midias-sociais/. Acesso em: 08 abr. 2021. FOUCAULT, Michel (1969). A arqueologia do saber. Trad. brasileira de Luiz Felipe Baeta Neves. 5a ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997. FULGÊNCIO, L. Expressões fixas e idiomatismos do português brasileiro. 2008. 489 f. Tese (Doutorado em Lingüística e Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. FULGÊNCIO, L. Conceituando fraseologia: concepções e equívocos sobre expressões fixas. ReVEL, vol. 15, n. 29. 2017. GRIGOLETTO, E.. Do lugar social ao lugar discursivo: o imbricamento de diferentes posições-sujeito. In: INDURSKY, Freda; LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina. (Org.). A Análise do Discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. São Carlos: Clara Luz, 2007, v. , p. 123-134. MÍDIAS Sociais ou Redes Sociais? Chegou a hora de entender a diferença!. 2018. Disponível em: https://www.idealmarketing.com.br/blog/midias-sociais/. Acesso em: 08 abr. 2021. ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso – princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2012. PÊCHEUX, M. Semântica e discurso – uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso. Trad. Eni P. Orlandi. In: GADET, Françoise. HAK, Tony. (Org.). Por uma Análise Automática do Discurso. Uma Introdução à Obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997. POLITI, Cassio. Influenciador digital: o que é e como classificá-lo?. 2019.Disponível em: https://www.influency.me/blog/influenciador-digital/. Acesso em: 08 abr. 2021.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectFórmulas fixaspt_BR
dc.subjectDiscurso do cotidianopt_BR
dc.subjectGastronomiapt_BR
dc.subjectDigital influencerspt_BR
dc.titlePosição-sujeito e discurso do cotidiano por influenciadores digitais em publiposts de gastronomia no instagrampt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7551391245674520pt_BR
dc.contributor.advisor1Lucena, Felipe Casado de
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/9871252425170148pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rosana Meira Lima de
dc.contributor.referee2Figueredo, Thiago da Camara
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1267188486896420pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7762808645451445pt_BR
dc.publisher.departmentCabo de Santo Agostinhopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoNeste plano de atividades, trabalhamos o discurso de publiposts produzidos por influenciadores no Instagram, com enfoque na posição-sujeito definida por Grigoletto (2007) como de aderência ao discurso do cotidiano, pois fatos comuns à língua são associados ao discurso publicitário, autorizado em função do lugar social que o sujeito influenciador ocupa. Nosso objetivo, então, foi analisar as características do discurso do sujeito-influenciador digital, em publiposts sobre gastronomia no Instagram, quando ele, via forma-sujeito, recorta do interdiscurso - onde circulam diversos saberes - pressupostos comuns e traz à ordem interdiscursiva por meio de fórmulas fixas. Esta pesquisa teve início com o estudo sobre mídias sociais e influenciadores digitais, no intuito de compreender o papel dessas pessoas e o contexto em que estão inseridas. O segundo passo foi estudar a Análise do Discurso, com o objetivo de utilizar a teoria como base para analisar as características do discurso do sujeito-influenciador digital em publiposts de gastronomia no Instagram. O passo seguinte foi selecionar o corpus de pesquisa. Utilizamos como referência a plataforma de marketing de influência influency.me (http://influency.me), que promove o Prêmio influency.me. Assim, os influencers que fizeram parte da amostra desta pesquisa foram os 10 finalistas do Prêmio Influency.me 2021 em Gastronomia. Dentre eles, nos serviram de corpus para este estudo: Menino Prendado, Canal dos Caçadores, Rita Lobo e Receitas de Pai. O recorte de sequências discursivas ocorreu a partir da análise e seleção de publiposts desses influenciadores digitais no Instagram. Concluímos, a partir das análises, que o influenciador produz comentários e gestos de interpretação que surgem a partir do discurso do cotidiano, sem apagar as características e intenções ligadas ao discurso publicitário, mantendo-as conectadas ao fio do discurso. O sujeito destinatário, então, adere à mensagem em razão da forma-sujeito autorizada do enunciador, visto como "entendedor do assunto".pt_BR
dc.citation.issue


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