dc.creator | Silva, Michele Barbosa da | |
dc.date.accessioned | 2023-09-12T19:11:02Z | |
dc.date.available | 2023-09-12T19:11:02Z | |
dc.date.issued | 2023-08-08 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Michele Barbosa da ; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo. A Aprendizagem de figuras planas: um olhar a partir das dificuldades dos alunos. 16 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1021 | |
dc.description.abstract | Geometry is an area of extreme importance within the curriculum of the discipline of
mathematics. Introduced to students still in kindergarten and continuing throughout
their entire school cycle, for this reason it is proposed through this research to
understand how the teaching of geometry has happened in a 9th grade class of elementary school, in a school in the municipal network of city of Pesqueira- PE. Its
main objective was to identify the difficulties encountered by them in geometric
contents. The mathematics teacher and the students of the class participated in the
research. Some classes were observed and used two models of questionnaires
directed to students and teacher with open questions. The results found were not
satisfactory due to the disagreement between what was explained by the teacher and
the application in the classroom. It was evident the need for better teacher training so
that students have a better use in teaching - learning Geometry, above all, training that
guides teachers to apply methodologies through the use of interesting teaching
materials, for better understanding and learning. Finally, through the study it was also
verified that the students had basic difficulties in geometric conceptualization and
visualization | pt_BR |
dc.format.extent | 16 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | ALMEIDA, Talita Carvalho Silva de. A base de conhecimento para o ensino de
sólidos arquimedianos. Orientador: Maria José Ferreira da Silva. 2015. 188 f. Tese
(Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo,
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http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7961
1-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-
pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 01 de maio. de 2023.
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PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e
consequências. In: Revista Zetetiké, Ano I, no1/1993, p.7-17. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | An error occurred on the license name. | * |
dc.rights.uri | An error occurred getting the license - uri. | * |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria - ensino | pt_BR |
dc.subject | Figuras geométricas planas | pt_BR |
dc.subject | Área - geometria | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem - discentes | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - geometria | pt_BR |
dc.title | A aprendizagem de figuras planas: um olhar a partir das dificuldades dos alunos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/1122407068078152 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5042711832193358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida, Fernando Emilio Leite de | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | A geometria é uma área de extrema importância dentro do currículo da disciplina de
matemática; ela é apresentada aos alunos ainda na educação infantil e tem
continuidade durante todo o seu ciclo escolar, por esse motivo, propõe-se, por meio
desta pesquisa, identificar quais tem sido as dificuldades encontradas pelos alunos no
processo de aprendizagem de conteúdos geométricos, sinalizando conceito e cálculo
de área de figuras planas. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal
da cidade de Pesqueira- PE, com alunos do 9o ano e o professor da disciplina de
matemática. Nesse processo, foram observadas algumas aulas e usados dois
modelos de questionários direcionados aos alunos e ao professor com questões
abertas. Os resultados encontrados não foram satisfatórios devido a discordância do
que foi explicitado pelo professor e a aplicação na sala de aula. Indicando assim a
necessidade de melhores formações para professores, visando um melhor
aproveitamento do ensino por parte dos alunos, uma formação que oriente os
professores a aplicarem metodologias por meio da utilização de materiais
pedagógicos interessantes, para melhor compreensão e aprendizagem. Por fim, por
meio do estudo, verificou-se ainda que os alunos apresentavam dificuldades básicas
de conceituação e visualização geométrica. | pt_BR |