Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Michele Barbosa da
dc.date.accessioned2023-09-12T19:11:02Z
dc.date.available2023-09-12T19:11:02Z
dc.date.issued2023-08-08
dc.identifier.citationSILVA, Michele Barbosa da ; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo. A Aprendizagem de figuras planas: um olhar a partir das dificuldades dos alunos. 16 f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1021
dc.description.abstractGeometry is an area of extreme importance within the curriculum of the discipline of mathematics. Introduced to students still in kindergarten and continuing throughout their entire school cycle, for this reason it is proposed through this research to understand how the teaching of geometry has happened in a 9th grade class of elementary school, in a school in the municipal network of city of Pesqueira- PE. Its main objective was to identify the difficulties encountered by them in geometric contents. The mathematics teacher and the students of the class participated in the research. Some classes were observed and used two models of questionnaires directed to students and teacher with open questions. The results found were not satisfactory due to the disagreement between what was explained by the teacher and the application in the classroom. It was evident the need for better teacher training so that students have a better use in teaching - learning Geometry, above all, training that guides teachers to apply methodologies through the use of interesting teaching materials, for better understanding and learning. Finally, through the study it was also verified that the students had basic difficulties in geometric conceptualization and visualizationpt_BR
dc.format.extent16 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, Talita Carvalho Silva de. A base de conhecimento para o ensino de sólidos arquimedianos. Orientador: Maria José Ferreira da Silva. 2015. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11038. Acesso em: 8 jul. 2023. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: 2011. BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 01 maios de 2023. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Versão final. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7961 1-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017- pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 01 de maio. de 2023. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 3o versão, Brasília, 2017 BRIZOLA, Mauro Breni de Almeida. Classificação dos triângulos quanto aos lados e ângulos, apresentação do teorema de Pitágoras. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/134466. Acesso em 17 de maio de 2023 DAVIS, P. J.; HERSH, R. A experiência matemática. Trad. J. B. Pitombeira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985. DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau, Fundamentos de Matemática Elementar - Geometria Plana, Volume 9, 7a Ed., São Paulo: Editora Atual, 1997 Fonseca, M. C. F. R. et al. O ensino de Geometria na Escola Fundamental – Três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 MOREIRA, M. A.; MASINI, Elcie F. Salzano. Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2002. 112 p. NACARATO, Adair Mendes, PASSOS, Carmem Lucia Brancaglion. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003 NOGUEIRA, O. Pesquisa social: introdução às suas técnicas. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1975. OLIVEIRA, M. M. Como fazer Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 2008. PAVANELLO, R. M. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. In: Revista Zetetiké, Ano I, no1/1993, p.7-17.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeometria - ensinopt_BR
dc.subjectFiguras geométricas planaspt_BR
dc.subjectÁrea - geometriapt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagem - discentespt_BR
dc.subjectEducação infantil - geometriapt_BR
dc.titleA aprendizagem de figuras planas: um olhar a partir das dificuldades dos alunospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1122407068078152pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Fernando Emilio Leite de
dc.contributor.referee2Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoA geometria é uma área de extrema importância dentro do currículo da disciplina de matemática; ela é apresentada aos alunos ainda na educação infantil e tem continuidade durante todo o seu ciclo escolar, por esse motivo, propõe-se, por meio desta pesquisa, identificar quais tem sido as dificuldades encontradas pelos alunos no processo de aprendizagem de conteúdos geométricos, sinalizando conceito e cálculo de área de figuras planas. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal da cidade de Pesqueira- PE, com alunos do 9o ano e o professor da disciplina de matemática. Nesse processo, foram observadas algumas aulas e usados dois modelos de questionários direcionados aos alunos e ao professor com questões abertas. Os resultados encontrados não foram satisfatórios devido a discordância do que foi explicitado pelo professor e a aplicação na sala de aula. Indicando assim a necessidade de melhores formações para professores, visando um melhor aproveitamento do ensino por parte dos alunos, uma formação que oriente os professores a aplicarem metodologias por meio da utilização de materiais pedagógicos interessantes, para melhor compreensão e aprendizagem. Por fim, por meio do estudo, verificou-se ainda que os alunos apresentavam dificuldades básicas de conceituação e visualização geométrica.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples