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dc.creatorSobral, João Eudes Portela
dc.date.accessioned2023-07-31T11:54:51Z
dc.date.available2023-07-31T11:54:51Z
dc.date.issued2023-04-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/1008
dc.description.abstractThe Periodic Table is a topic of extreme importance for teaching and learning chemistry. And often their presentation in schools is quite misunderstood. In this context, students have the understanding that the Periodic Table is something that forces them to memorize as a way of getting use out of the discipline. In this perspective, the present work presents an educational strategy to help students in the teaching-learning of the Periodic Table theme through a didactic game. The study focuses on the production of an interactive and very didactic card game that helps the students in the teaching-learning process of chemistry in a more pleasant way, bringing them closer and closer to the elements of the Periodic Table and relating them to your everyday life. Initially, cards of the chemical elements were produced based on the Super Trump card game with the description of some periodic properties followed by the construction of an Interactive Periodic Table so that students could search and review each of the properties of the chemical elements present in the game. The game produced was presented to students of the 2nd Year of High School at a State Technical School in the municipality of Cabo de Santo Agostinho and evaluated through two questionnaires that presented very positive results and brought good perspectives of efficiency of this playful approach to teaching-learning of chemistry.pt_BR
dc.format.extent46 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTabela periódicapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectQuímica - Ensinopt_BR
dc.titleProdução de um jogo didático baseado no jogo de cartas "Super Trunfo - Tabela Periódica" para o ensino-aprendizagem de Químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4847827190200604pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Hércules Santiago
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7423506453883208pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoA Tabela Periódica é um recurso de extrema importância para o processo ensino-aprendizagem de Química. E muitas vezes a sua apresentação nas escolas é bastante incompreendida. Neste contexto, os estudantes, tem o entendimento que a Tabela Periódica é algo que os obriga a memorizar como forma de obter aproveitamento do componente proposta didática para auxiliar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem de Química através de um jogo didático tendo como temática a Tabela Periódica. O estudo tem como foco a produção de um jogo de cartas interativo e didático que auxilie no processo de ensino-aprendizagem de Química de forma mais agradável por parte dos estudantes, aproximando-o cada vez mais dos elementos da Tabela Periódica e os relacionando com seu dia-a-dia. Inicialmente foram produzidas cartas dos elementos químicos baseado no jogo de cartas Super Trunfo com a descrição de algumas propriedades periódicas seguida da construção de uma Tabela Periódica Interativa para que os estudantes pudessem buscar e revisar cada uma das propriedades dos elementos químicos presentes no jogo. O jogo produzido foi apresentado a estudantes do 2º Ano do Ensino Médio de uma Escola Técnica Estadual no município do Cabo de Santo Agostinho e avaliado através de dois questionários que apresentaram resultados muito positivos e trazendo boas perspectivas de eficiência dessa estratégica didática para o ensino-aprendizagem de Química.pt_BR


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