Mostrar registro simples

dc.creatorCosta, Rodrigo Rocha da
dc.date.accessioned2023-06-22T17:36:16Z
dc.date.available2023-06-22T17:36:16Z
dc.date.issued2021-08-25
dc.identifier.citationCOSTA, Rodrigo Rocha da SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. O Computador na sala de aula como ferramenta de recurso didático para o ensino-aprendizagem de matemática: uma abordagem introdutória. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/989
dc.description.abstractThis article aims to analyze how computers and software can contribute to the diversity of teaching techniques and improve students' learning related to mathematics content. The methodology used in the construction of this research was an explanatory study with a qualitative approach in relation to the analysis of articles by authors such as Silva (2011) and Tajra (2000), in addition to the National Curriculum Parameters – PCNs (Brasil, 1998). With the data presented in this study, we conclude that the computer should not be seen as a teaching machine, but rather as a resource that, controlled by students, becomes a powerful instrument for the construction of personal knowledge.pt_BR
dc.format.extent9 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998.148 p. parâmetros curriculares nacionais.2. Matemática: Ensino de quinta a oitava séries. MORAIS, M. C. Informática educativa no Brasil: Uma história vivida, algumas lições aprendidas. 1.ed.. Revista Brasileira de Informática na Educação. São Paulo: 1997. SILVA, G. M.. A informática aplicada na educação: o uso do computador como uma ferramenta, aliada ao software de autoria para o desenvolvimento de softwares educativos no auxílio do desenvolvimento cognitivo e do ensino e aprendizagem. 2011. Minas Gerais. p, 5. TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 2.ed.. São Paulo: Ema, 2000.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectDiscentes - matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação na educaçãopt_BR
dc.subjectInformática educativapt_BR
dc.titleO Computador na sala de aula como ferramenta de recurso didático para o ensino-aprendizagem de matemática: uma abordagem introdutóriapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097559396243756pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Carlos Bino De
dc.contributor.referee2Barbosa, Josemar Claudino
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6435058258977326pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223196703956095pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva analisar como os computadores e softwares podem contribuir para a diversidade das técnicas de ensino e melhoria da aprendizagem dos discentes relacionada aos conteúdos de matemática. A metodologia utilizada na construção dessa pesquisa foi de um estudo explicativo de abordagem qualitativa em relação às análises dos artigos de autores como Silva (2011) e Tajra (2000), além dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (Brasil, 1998). Com os dados apresentados nesse estudo, concluímos que o computador não deve ser visto como uma máquina de ensinar, mas sim, como um recurso que controlado pelos alunos, se torna um poderoso instrumento para a construção de conhecimento pessoal.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples