dc.creator | Costa, Rodrigo Rocha da | |
dc.date.accessioned | 2023-06-22T17:36:16Z | |
dc.date.available | 2023-06-22T17:36:16Z | |
dc.date.issued | 2021-08-25 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Rodrigo Rocha da SILVA, Bruno Lopes Oliveira da. O Computador na sala de aula como ferramenta de recurso didático para o ensino-aprendizagem de matemática: uma abordagem introdutória. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/989 | |
dc.description.abstract | This article aims to analyze how computers and software can contribute to the
diversity of teaching techniques and improve students' learning related to
mathematics content. The methodology used in the construction of this research was
an explanatory study with a qualitative approach in relation to the analysis of articles
by authors such as Silva (2011) and Tajra (2000), in addition to the National
Curriculum Parameters – PCNs (Brasil, 1998). With the data presented in this study,
we conclude that the computer should not be seen as a teaching machine, but rather
as a resource that, controlled by students, becomes a powerful instrument for the
construction of personal knowledge. | pt_BR |
dc.format.extent | 9 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:
MEC/SEF,1998.148 p. parâmetros curriculares nacionais.2. Matemática: Ensino de
quinta a oitava séries.
MORAIS, M. C. Informática educativa no Brasil: Uma história vivida, algumas
lições aprendidas. 1.ed.. Revista Brasileira de Informática na Educação. São Paulo:
1997.
SILVA, G. M.. A informática aplicada na educação: o uso do computador como
uma ferramenta, aliada ao software de autoria para o desenvolvimento de
softwares educativos no auxílio do desenvolvimento cognitivo e do ensino e
aprendizagem. 2011. Minas Gerais. p, 5.
TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o
professor da atualidade. 2.ed.. São Paulo: Ema, 2000. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.subject | Discentes - matemática | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação na educação | pt_BR |
dc.subject | Informática educativa | pt_BR |
dc.title | O Computador na sala de aula como ferramenta de recurso didático para o ensino-aprendizagem de matemática: uma abordagem introdutória | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2097559396243756 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Carlos Bino De | |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Josemar Claudino | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6435058258977326 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223196703956095 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo objetiva analisar como os computadores e softwares podem contribuir
para a diversidade das técnicas de ensino e melhoria da aprendizagem dos
discentes relacionada aos conteúdos de matemática. A metodologia utilizada na
construção dessa pesquisa foi de um estudo explicativo de abordagem qualitativa
em relação às análises dos artigos de autores como Silva (2011) e Tajra (2000),
além dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (Brasil, 1998). Com os dados
apresentados nesse estudo, concluímos que o computador não deve ser visto como
uma máquina de ensinar, mas sim, como um recurso que controlado pelos alunos,
se torna um poderoso instrumento para a construção de conhecimento pessoal. | pt_BR |