dc.creator | Oliveira, Tamires de Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-06-19T20:44:19Z | |
dc.date.available | 2023-06-19T20:44:19Z | |
dc.date.issued | 2022-08-05 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Tamires de Souza ; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do. Jogos matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental. 22f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/986 | |
dc.description.abstract | The present article with the theme Mathematical Games as facilitating instruments in
the teaching of the four operations in the final grades of elementary school and aims
to use the games as facilitating resources in the teaching of the four mathematical
operations. Based on the theory of great authors such as Vygotsky (2002) and Piaget
(1975, 1996) who recommend and defend the use of games in teaching. The
research was carried out using a qualitative approach, with action research
characteristics. The target audience was students from a 6th grade class of
Elementary School and a mathematics teacher from a State Indigenous School,
located in the rural area of the Municipality of Pesqueira-PE. The data revealed that
games are important resources that arouse interest and have the positive effect of
increasing participation, interaction, and student involvement in the learning process
of the four operations as long as it is planned and developed with focus and
objective. We intend, therefore, with this study to provoke a reflection on the
relevance of the use of games as an important tool in the teaching-learning process
of mathematics in the final years of Elementary School, as a way of overcoming
mechanical, repetitive, meaningless teaching. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.relation | BERTON, Ivani da Cunha Borges e ITACARAMBI, Ruth Ribas. Números,
brincadeiras e jogos. São Paulo, Editora Livraria da Física, 2009. 159 p.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Brasília: MEC/SEF, 1997. v. 3
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria do Ensino Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental.
Matemática. MEC/SEF, 1998. 148 p
GRANDO, R.C.O Conhecimento Matemático e o Uso de Jogos na Sala de Aula.
2000. 239f. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas,
2000.
KISHIMOTO, T. M. (1993). Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a
educação. Rio de Janeiro: Vozes.
KISHIMOTO, T. M. O jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo:
Editora Cortez, 2007.
LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série.
São Paulo: Rêspel, 2003.
LUDKE. Meng; ANDRE, Marli E. A. D. Pesquisa em Educação: Abordagem
qualitativa. São Paulo. UPU, 1986.
MACEDO, L. (2007) Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola
para todos? Porto Alegre, Artmed, 2007.
MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Quatro cores, senha e
dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construtiva e
psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
MEC – Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental - PCN’s
Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
MONTESSORI, Maria. Disponível
em:<http://lereescrevercerto.blogspot.com/2009/05/5correntes-pedagogicas montessori.html> Acesso em 03.06.2022 ás 08:48
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar,
1975.
PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. Ed. Vozes: Petrópolis, 1996
SILVA, Circe M. S. da; LOURENÇO, Simone T. CÔGO, Ana M. O ensino
aprendizagem de matemática e a pedagogia do texto: Plano Editora, 2004.
SILVEIRA, R. S; BARONE, D. A. C. Jogos Educativos computadorizados
utilizando a abordagem de algoritmos genéticos. Universidade Federal do Rio
Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciências da
Computação. 1998.
VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos
processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Quatro Operações | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Jogos matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/6354893696465891 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5042711832193358 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Bruno Lopes Oliveira da | |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Fernando Emílio Leite de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4852969910224100 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6861562346345184 | pt_BR |
dc.publisher.department | Pesqueira | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo com o tema Jogos Matemáticos como instrumentos facilitadores
no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental tem como
metodologia a utilização de jogos como recursos facilitadores no ensino das quatro
operações matemáticas. Embasados na teoria autores como Vygotsky (2002) e
Piaget (1975, 1996) que recomendam e defendem a utilização de jogos no ensino. A
pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, com características de
pesquisa-ação. Teve como público-alvo estudantes de uma turma do 6º ano do
Ensino Fundamental e uma professora de matemática de uma Escola Indígena
Estadual, localizada na área rural do Município de Pesqueira- PE. Os dados
revelaram que os jogos são recursos importantes que despertam interesse e tem
como efeito positivo o aumento da participação, interação, envolvimento dos alunos
no processo de aprendizagem das quatro operações desde que seja planejado e
desenvolvido com foco e objetivo. Pretendemos, portanto, com esse estudo provocar
uma reflexão acerca da relevância do uso de jogos como ferramenta importante ao
processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos finais do Ensino
Fundamental, como forma de superação do ensino mecânico, repetitivo, sem
significado. | pt_BR |