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dc.creatorOliveira, Tamires de Souza
dc.date.accessioned2023-06-19T20:44:19Z
dc.date.available2023-06-19T20:44:19Z
dc.date.issued2022-08-05
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Tamires de Souza ; BARROS, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do. Jogos matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental. 22f. Artigo (Licenciatura em Matemática) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/986
dc.description.abstractThe present article with the theme Mathematical Games as facilitating instruments in the teaching of the four operations in the final grades of elementary school and aims to use the games as facilitating resources in the teaching of the four mathematical operations. Based on the theory of great authors such as Vygotsky (2002) and Piaget (1975, 1996) who recommend and defend the use of games in teaching. The research was carried out using a qualitative approach, with action research characteristics. The target audience was students from a 6th grade class of Elementary School and a mathematics teacher from a State Indigenous School, located in the rural area of the Municipality of Pesqueira-PE. The data revealed that games are important resources that arouse interest and have the positive effect of increasing participation, interaction, and student involvement in the learning process of the four operations as long as it is planned and developed with focus and objective. We intend, therefore, with this study to provoke a reflection on the relevance of the use of games as an important tool in the teaching-learning process of mathematics in the final years of Elementary School, as a way of overcoming mechanical, repetitive, meaningless teaching.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBERTON, Ivani da Cunha Borges e ITACARAMBI, Ruth Ribas. Números, brincadeiras e jogos. São Paulo, Editora Livraria da Física, 2009. 159 p. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Brasília: MEC/SEF, 1997. v. 3 BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. Matemática. MEC/SEF, 1998. 148 p GRANDO, R.C.O Conhecimento Matemático e o Uso de Jogos na Sala de Aula. 2000. 239f. Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. KISHIMOTO, T. M. (1993). Jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Rio de Janeiro: Vozes. KISHIMOTO, T. M. O jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Editora Cortez, 2007. LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2003. LUDKE. Meng; ANDRE, Marli E. A. D. Pesquisa em Educação: Abordagem qualitativa. São Paulo. UPU, 1986. MACEDO, L. (2007) Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre, Artmed, 2007. MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Quatro cores, senha e dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construtiva e psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. MEC – Ministério da Educação – Secretaria de Educação Fundamental - PCN’s Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. MONTESSORI, Maria. Disponível em:<http://lereescrevercerto.blogspot.com/2009/05/5correntes-pedagogicas montessori.html> Acesso em 03.06.2022 ás 08:48 PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. Ed. Vozes: Petrópolis, 1996 SILVA, Circe M. S. da; LOURENÇO, Simone T. CÔGO, Ana M. O ensino aprendizagem de matemática e a pedagogia do texto: Plano Editora, 2004. SILVEIRA, R. S; BARONE, D. A. C. Jogos Educativos computadorizados utilizando a abordagem de algoritmos genéticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Pós-Graduação em Ciências da Computação. 1998. VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectQuatro Operaçõespt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleJogos matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6354893696465891pt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Bruno Lopes Oliveira da
dc.contributor.referee2Almeida, Fernando Emílio Leite de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4852969910224100pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6861562346345184pt_BR
dc.publisher.departmentPesqueirapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.description.resumoO presente artigo com o tema Jogos Matemáticos como instrumentos facilitadores no ensino das quatro operações nas séries finais do ensino fundamental tem como metodologia a utilização de jogos como recursos facilitadores no ensino das quatro operações matemáticas. Embasados na teoria autores como Vygotsky (2002) e Piaget (1975, 1996) que recomendam e defendem a utilização de jogos no ensino. A pesquisa foi realizada tendo uma abordagem qualitativa, com características de pesquisa-ação. Teve como público-alvo estudantes de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental e uma professora de matemática de uma Escola Indígena Estadual, localizada na área rural do Município de Pesqueira- PE. Os dados revelaram que os jogos são recursos importantes que despertam interesse e tem como efeito positivo o aumento da participação, interação, envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem das quatro operações desde que seja planejado e desenvolvido com foco e objetivo. Pretendemos, portanto, com esse estudo provocar uma reflexão acerca da relevância do uso de jogos como ferramenta importante ao processo de ensino-aprendizagem da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, como forma de superação do ensino mecânico, repetitivo, sem significado.pt_BR


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