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dc.creatorOliveira, Josélio Luís Silva de
dc.date.accessioned2023-05-15T20:48:00Z
dc.date.available2023-05-15T20:48:00Z
dc.date.issued2023-04-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/928
dc.description.abstractThe teaching-learning process of Natural Sciences by high school students, especially Chemistry, proves to be challenging in the way it is developed and the way it is presented: boring, with excessive memorization of formulas, use of complex calculations, abstract concepts that are not very applicable to the students' daily experiences. Therefore, all these types of thoughts in relation to Chemistry lead to disinterest on the part of students and, consequently, to their learning. Well, many do not know the reason why they study these contents, since this knowledge is not always taught in a way that the student can understand its importance. Given these facts, the objective of this work is to analyze the teaching-learning process of chemical concepts from the application of a didactic sequence of Chemistry in a contextualized approach, investigating whether there was significant learning, from the connection of the content approached with the daily life of the students. students from a public school in the GRE Mata Sul de Pernambuco. A methodology based on action research was used, a methodology used for educational projects. The methodology is of a qualitative nature, but some quantitative results supported this research, so that it is not characterized quali-quanti because we did not use statistical treatment of the data. The data collection had the participation of approximately 240 students from the 2nd and 3rd years of high school in a state school, located in GRE Mata Sul de Pernambuco. This survey was carried out in four moments: The first, which seeks to investigate the students' knowledge before taking DS classes, through the application of a diagnostic questionnaire; The second moment, through the application of the thermochemistry SD for 2nd year students and Organic Functions for 3rd year students; The third moment, through a practical class for the 2nd year students, and Ludic Game for the 3rd year students; Fourth moment, final test in order to establish a comparison between the respective results. Through the theoretical data and the data collected with the research, it was possible to notice that at the end of all the activities of the didactic sequence, most of the students showed evidence of significant learning.pt_BR
dc.format.extent77 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleSequências didáticas: uma proposta para o ensino de químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9285649613647879pt_BR
dc.contributor.advisor1Anjos, Luiz Carlos Araújo dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5275061866690177pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Freire, Patrocínio Solon
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5634998915570816pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO processo de ensino-aprendizagem das Ciências da Natureza por estudantes do Ensino Médio, em especial a Química mostra-se desafiadora da maneira que é desenvolvida e do modo que é apresentada: maçante, com excesso de memorização de fórmulas, uso de cálculos complexos, conceitos abstratos e pouco aplicáveis a vivências do cotidiano dos alunos. Logo, todos esses tipos de pensamentos em relação à Química levam ao desinteresse por parte dos estudantes e consequentemente ao aprendizado da mesma. Pois, muitos não sabem o motivo pelo qual estudam estes conteúdos, visto que nem sempre esse conhecimento é ensinado de maneira que o aluno possa entender a sua importância. Diante desses fatos, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos químicos a partir da aplicação de sequência didática de Química numa abordagem contextualizada, investigando se houve aprendizagem significativa, a partir da conexão do conteúdo abordado com a vida cotidiana dos alunos de uma escola pública na GRE Mata Sul de Pernambuco. Foi utilizado uma metodologia pautada em pesquisa-ação, uma metodologia usada para projetos educacionais. A metodologia e de natureza qualitativa, mas alguns resultados quantitativos deram suportes a esta pesquisa, de maneira que não se caracteriza quali-quanti por não utilizamos tratamento estatístico dos dados. O levantamento de dados teve a participação de aproximadamente 240 alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio de uma escola estadual, localizada na GRE Mata Sul de Pernambuco. Esse levantamento foi realizado em quatros momentos: O primeiro que busca investigar o conhecimento dos alunos antes de realizar as aulas com SD, através da aplicação de um questionário diagnóstico; O segundo momento, através da aplicação das SD de termoquímica para os alunos do 2º ano e Funções Orgânicas para os estudantes dos 3º anos; O terceiro momento, através de aula prática para os alunos do 2º ano, e Jogo Lúdico para os alunos do 3º ano; Quarto momento, teste final afim de ser estabelecido um comparativo entre os respectivos resultados. Por meio dos dados teóricos e dos dados coletados com a pesquisa foi possível notar que no fim de todas as atividades da sequência didática a maior parte dos estudantes apresentaram evidências de uma aprendizagem significativapt_BR
dc.creator.name2Brito, Natalia de Souza
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/3833032747482338pt_BR


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