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dc.creatorHolanda, Victor Gabriel Bezerra de
dc.date.accessioned2023-05-09T13:46:49Z
dc.date.available2023-05-09T13:46:49Z
dc.date.issued2023-03-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/922
dc.description.abstractThe following study had as its purpose to discuss the impacts of the teacher-administration relationship in the teaching-learning process during the COVID-19 pandemic. Considering the administration’s role of coordinating and leading the school’s educational actions, room is found for a discussion regarding how did this collective work occur during an unprecedented crisis, for which there was no emergency plan in place. Teachers and administrators were invited to share their experiences, through mixed questionnaires, in order to discuss the challenges brought by the worldwide health crises, especially in the subject of remote learning, which temporarily replaced in-person learning, analyzed through the lens of a qualitative approach. The data collected pictured how guidance and leadership of the administration potentialize teachers’ work, and how teachers’ participation on the school’s decision-making process also affects their performance, and, in a more general sense, how the teacher-administration relationship brings direct consequences to teachers’ active work, and, by extension, to the teaching-learning process.pt_BR
dc.format.extent83 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationAMORIN, Elaine Heloísa de; OLIVEIRA, Jussara de Fátima Alves Campos. Gestão Escolar Democrática em Tempos de Pandemia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas) - Instituto Federal Goiano, Ipameri,2021. BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Almedina Brasil, 2016. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 fev. 2022. BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996., que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleA relação gestão-professor no contexto pandêmico da Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4922023319764754pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Simone de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216181508401844pt_BR
dc.publisher.departmentIpojucapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo discutir os impactos da relação gestão-professor no processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Considerando que a gestão tem papel de coordenar e liderar as ações educativas da escola, abre-se espaço para uma discussão sobre como foi esse trabalho conjunto durante uma crise sem precedência, em que não havia um plano de emergência elaborado. Docentes e gestores foram convidados a partilhar de suas experiências, por meio de questionários mistos, para discutir os desafios trazidos pela crise sanitária mundial, especialmente sobre o contexto do ensino remoto, que substituiu temporariamente a modalidade presencial, analisadas pela visão de uma abordagem qualitativa. Os dados coletados ilustram como a orientação e liderança da gestão potencializam a atuação dos professores, como a participação dos docentes nas decisões da escola também afeta seu desempenho, e, de forma geral, como a relação gestão-professor traz efeitos diretos para o trabalho docente, e por extensão, o processo ensino-aprendizagem.pt_BR


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