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dc.creatorPereira, Vavilson Araújo
dc.date.accessioned2023-05-02T18:37:17Z
dc.date.available2023-05-02T18:37:17Z
dc.date.issued2022-12-27
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/915
dc.description.abstractBearing in mind the technological reality and the need to democratize music education, research is being done on maker education and music, to understand how the maker culture has contributed to the production of content related to music education and technology. Therefore, it is necessary to present the concepts of maker culture and the maker movement and their preparations for education, discuss the maker movement in music education and discuss music education andtechnology. A qualitative literature review of the narrative review is then carried out. Given this, it appears that the maker movement can be an important tool for the reality of musicians and music teachers as teaching tools and that they need more studies on this area for a deepening and better structuring for the active learning of students, which imposes the observation that this work points to a possibility of making music education more inclusive and democratizing from the practice of music education concepts.pt_BR
dc.format.extent32f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationBARRADAS, Joana Maria da Silva Henriques. Uma Perspetiva Tecnológica na Educação Musical. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico) – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, 2018. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/24055/1/JOANA_BARRADAS.pdf. Acesso em: 5 nov. 2022. BARRALES, Paula Fernanda Alfaro; MENDES, Adriana do Nascimento Araújo. Utilização de jogos e TIC na educação musical e suas influências na criatividade. XI Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical. v. 3. p.1-9. 2018. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersd/v3/papers/3230/public/3230-11414-1 -PB.pdf. Acesso em: 5 dez. 2022. BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca; BELTRAME, Juciane Araldi. Educação musical, tecnologias e pandemia: o que aprendemos e para onde vamos?. Revista da Abem, v. 30, n. 1, p. 1-20, 2022. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica - ensinopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectTecnologia musicalpt_BR
dc.subjectFerramentas de ensino - Músicapt_BR
dc.titleMovimento Maker e Música: quais as contribuições e por onde começarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0446153847011048pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, João Almeida e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2309933838171531pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Sousa, Bernardina Santos Araújo de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 4929110097621126pt_BR
dc.contributor.referee1Valério, Tatiana Alves de Melo
dc.contributor.referee2Silva, Hitalo Oliveira da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 8304188182210970pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/ 2588224608722394pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.description.resumoTendo em vista a realidade tecnológica e a necessidade de democratização da educação musical, pesquisa-se sobre educação maker e música, a fim de compreender como a cultura maker tem contribuído para a produção de conteúdo relacionado a educação musical e tecnologia. Para tanto, é necessário apresentar os conceitos de cultura maker e movimento maker e seus desdobramentos para a educação, discutir o movimento maker na educação musical e discutir sobre a educação musical e tecnologia. Realiza-se, então, uma pesquisa de revisão bibliográfica qualitativa de revisão narrativa. Diante disso, verificou-se que o movimento maker pode ser uma importante ferramenta para a realidade dos músicos e professores de música como ferramentas de ensino, e que precisam de mais estudos sobre esta área para um aprofundamento e melhor estruturação para a aprendizagem ativa dos estudantes, o que impõe a constatação de que este trabalho aponta para uma possibilidade de fazer a educação musical mais inclusiva e democratizante a partir da reestruturação dos conceitos de educação musical.pt_BR


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