dc.relation | BARRADAS, Joana Maria da Silva Henriques. Uma Perspetiva Tecnológica na
Educação Musical. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Educação Musical
no Ensino Básico) – Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra,
Coimbra, 2018. Disponível em:
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/24055/1/JOANA_BARRADAS.pdf.
Acesso em: 5 nov. 2022.
BARRALES, Paula Fernanda Alfaro; MENDES, Adriana do Nascimento Araújo.
Utilização de jogos e TIC na educação musical e suas influências na criatividade. XI
Encontro Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical. v.
3. p.1-9. 2018. Disponível em:
http://abemeducacaomusical.com.br/anais_ersd/v3/papers/3230/public/3230-11414-1
-PB.pdf. Acesso em: 5 dez. 2022.
BARROS, Matheus Henrique da Fonsêca; BELTRAME, Juciane Araldi. Educação
musical, tecnologias e pandemia: o que aprendemos e para onde vamos?. Revista
da Abem, v. 30, n. 1, p. 1-20, 2022. Disponível em:
http://abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/arti
cle/viewFile/1085/620. Acesso em: 2 dez. 2022.
PAULA, Bruna Braga de; OLIVEIRA, Tiago de; MARTINS, Camila Bertini. Análise do
Uso da Cultura Maker em Contextos Educacionais: Revisão Sistemática da
Literatura. RENOTE, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 447-457, 2019. DOI:
10.22456/1679-1916.99528. Disponível em:
https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99528. Acesso em: 20 nov.
2022.
CAMPOS, Flavio Rodrigues. Diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert: a
prática educativa e as tecnologias digitais de informação e comunicação. 2008. 183
f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo,
2008. Disponível em:
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/handle/10899/25126/Flavio%20Rodrigues%20
Campos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 nov. 2022.
CORDEIRO, Luis Felipe; GUÉRIOS, Samantha Cordeiro; PAZ, Daiane Padula.
Movimento maker e a educação: a tecnologia a favor da construção do
conhecimento. Revista Mundi Sociais e Humanidades, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 1-17,
2019. Disponível em:
https://periodicos.ifpr.edu.br/index.php?journal=MundiSH&page=article&op=view&pat
h%5B%5D=735. Acesso em: 25 out. 2022.
COTA, Denis Martino. Aplicativos musicais: uma reflexão sobre a inovação na
educação musical. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade
Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2016. Disponível em:
http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/11040/Denis.pd
f?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 out. 2022.
31
CUNHA, Pedro Filipe Morais Duarte Araújo. Tecnologias da música em expressão
e educação musical no 1.º ciclo do ensino básico. 2006. Dissertação de
mestrado (Mestrado em Estudos da Criança Área de Especialização em Educação
Musical) – Universidade do Minho, Braga, 2006. Disponível em:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6217. Acesso em: 20 nov. 2022.
FINO, Carlos Nogueira. Dewey, Papert, Construcionismo e Currículo. In: FINO, C.
N.; SOUSA, J. M. (org.). (Contra) tempos de educação e democracia, evocando
John Dewey. 1. ed. Funchal: Universidade da Madeira, 2017. p. 21-30. ISBN
978-989-20-8028-4. Disponível em:
https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/1961/1/Dewey%2c%20Papert%2c%20Co
nstrucionismo%20e%20Curr%c3%adculo.pdf Acesso em: 23 nov. 2022
GHIDONI, Alice Voltolini. Contribuições da educação maker no contexto da
aprendizagem baseada em projetos. 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em
Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São
Paulo, 2020. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/26517.
Acesso em: 12 out. 2022.
JESUS, Deise Lourenço de; CUNHA, Murilo Bastos da. A evolução do makerspace:
uma revisão de literatura. Em Questão, Porto Alegre, v. 28, n. 4, e- 119580, p. 1-30,
2022. DOI: 10.19132/1808-5245284.119580. Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/119580. Acesso em: 15 nov.
2022.
LOURO, Viviane. Jogos e Atividades para a Educação Musical Inclusiva. 1. ed.
São Paulo: Som, 2018.
MIYAMOTO, Fábio Tadao; MONTANHA, Gustavo Kimura. Uso de aplicativos para
dispositivo móvel no processo de aprendizagem em escolas de música. 5ª Jornada
Científica e Tecnológica, Botucatu, p. 1-7, out. 2016. Disponível em:
http://www.jornacitec.fatecbt.edu.br/index.php/VJTC/VJTC/paper/viewFile/702/909.
Acesso em: 9 nov. 2022.
PINTO, Celeida Belchior Garcia Cintra. Criatividade: ressignificando o processo
ensino-aprendizagem. UniCEUB. p. 1-5. 2015. Disponível em:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/10991/1/CRIATIVIDADE%20E%20
O%20PROCESSO%20ENSINO-APRENDIZAGEM.pdf. Acesso em: 1 dez. 2022.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista
de Enfermagem. São Paulo, v. 20, n. 2, p. 1-2, 2007.
SANTIAGO, Glauber Lúcio Alves; OLIVEIRA, Camila Dias de. Movimento maker e
IoT para educação musical: possibilidades com impressão 3D, software processing e
arduino. In: TRINDADE, S. D.; MILL, D. (org.). Educação e humanidades digitais:
aprendizagens, tecnologias e cibercultura. Coimbra: Imprensa da Universidade de
Coimbra, 2019. p. 285-307. Disponível em:
https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/47421/1/Movimento_maker_e_IoT_para_
educacao_musical.pdf. Acesso em: 7 nov. 2022.
32
SILVA, Domingo Moreira; AMOROSO, Sônia Regina Basili. A importância da
criatividade no processo de ensino aprendizagem. Simpósio de TCC e Seminário
de IC, ICEPS, p. 1596-1604, 2016. Disponível em:
http://nippromove.hospedagemdesites.ws/anais_simposio/arquivos_up/documentos/
artigos/040f6f38d7e52c8494cd547d4f80b186.pdf. Acesso em: 14 nov. 2022.
SOUZA, Daniel Schnitman Loureiro de. Aprendizagem maker musical: futucando
intersecções entre o fazer/aprender/compartilhar musical e as tecnologias digitais
interativas. 2022. Dissertação (Mestrado em música) – Universidade Estadual
Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes. São Paulo. 2022. Disponível
em:
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/237469/schnitman_d_me_ia.pdf?
sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 3 dez. 2022.
TECNOLOGIA. In: MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São
Paulo: Editora Melhoramentos, 2022. Disponível em:
https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/tecnologi
a/. Acesso em: 5 dez. 2022.
ULRICH, Eduardo Luiz Beise; BORNHOLDT, Jeimely Heep. Chrome Music Lab
como ferramenta de apoio ao ensino de música na educação básica. Caderno
Intersaberes, Curitiba, v. 11, n. 31, p. 202-217, 2022. Disponível em:
https://www.cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/2124#:~:text=N
este%20contexto%2C%20professores%20precisaram%20e,educativa%20no%20en
sino%20de%20m%C3%BAsica. Acesso em: 20 nov. 2022. | pt_BR |