dc.relation | ALMEIDA, Marcilane. A fonoaudiologia na vida da criança com deficiência. APAE GARANHUNS/PE. Garanhuns, 17 set. 2011. Disponível em: http://apaegus.blogspot.com/2011/08/. Acesso em: 30 jan. 2023.
ÁLVARES, Sergio LA. 500 anos de educação musical no Brasil: aspectos históricos. Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, v. 12, 1999.
APAE. História da associação de pais e amigos dos excepcionais: desafios e perspectivas na
educação inclusiva. 2015. Educação e Direitos Humanos Agência – APAE. Disponível em:
https://educere.bruc.com.br/ arquivo/pdf2015/21164_8380.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.
BALDAN, B. A.; GOMES, G. F. M. A importância das APAE’s na inclusão da pessoa com
deficiência intelectual. 2018, Ourinhos. In: XVII Congresso de Iniciação Científica. Anais
eletrônicos […] Ourinhos. Disponível em: https://cic.unifio.edu.br/anaisCIC
/anais2018/pdf/02_07.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
BENENZON, Rolando O. Teoria da musicoterapia. Grupo Editorial Summus, 1988.
BOSCH, Ana Maria Correia Lima. Os benefícios do trabalho com música no desenvolvimento de
crianças com necessidades especiais na educação infantil. Unisanta Humanitas, v. 7, n. 2, p. 113-
125, 2020.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de jul. de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com
Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-
2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 30 jan. 2023.
BRASIL, M. E. C. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais, p.
29, 1998.
BRUSCIA, K. E. Definindo musicoterapia. 2 ed. Rio de Janeiro: Enelivros, 2000.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa:enfoques
epistemológicos e metodológicos. 3ª Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
COSTA, Clarice Moura. História da Musicoterapia no Rio de Janeiro: 1955-2005. CD-ROM.
Rio de Janeiro: AMT-RJ, 2008.
COSTA. Vanderlei Balbino da. Inclusão escolar do deficiente visual no ensino regular. Jundiaí,
Paco Editorial, 2012.
FONTERRADA, M. T. de O. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo:
Editora UNESP, 2008, 2.ed.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo,
Paz e Terra, 2011.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. Ed. Atlas: São Paulo, 1991.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Entrevista. In: Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo:
Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 30 jan. 2023.
GOHN, M. G. M. Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos
Participativos. In: Investigar em Educação - II ª Série, Número 1, pág. 35-50, 2014.
GOMES, H. C. Educação matemática inclusiva: musicalidade, modificabilidade cognitiva
estrutural e mediação docente. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2017.
IBGE. Pessoas com deficiência. IBGE Educa. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/
conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html. Acesso em: 30 jan. 2023.
25
LEMOS, Cristina; SILVA, Lydio Roberto. A música como uma prática inclusiva na educação.
Revista InCantare, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LOURO, V. (Org.). Arte e responsabilidade social: inclusão pelo teatro e pela música. São Paulo:
TDT, 2009.
LOURO, V. Educação Musical Inclusiva: Desafios e Reflexões. In: SILVA, H.L.; ZILLE, J.A.B
(Orgs). Música e Educação. Série Diálogos com o Som, vol. 2. Barbacena: UEMG, 2015. p.33-49.
LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São
Paulo: Editora Som, 2012.
LOURO, Viviane. Jogos e Atividades para a Educação Musical Inclusiva. São Paulo: Editora
Som, 2018.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª
edição. Rio de Janeiro: E.P.U., 2014.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão escolar: o que é. Por
quê, v. 12, 2003.
MARQUES, Ramiro. A pedagogia construtivista de Lev Vygotsky (1896-1934). RAMIRO, v.
17, n. 03, p. 2010, 2007. Disponível em: http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/
A%20Pedagogia%20construtivista%20de%20Lev%20Vygotsky.pdf. Acesso em: 29 nov. 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa
social: teoria, método e criatividade. Editora Vozes Limitada, 2011.
SABRA. Educação Musical e Musicalização. Blog Sabra. 21 maio 2019. Disponível em:
https://www.sabra.org.br/site/qual-a-diferenca-entre-educacao-musical-e-musicalizacao/. Acesso
em: 29 nov. 2022.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe.
Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências
sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.
SASSAKI, Romeu Kazumi et al. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro:
Wva, 1997.
SHAEFFER, Pierre. Tratado dos objetos musicais: ensaio interdisciplinar. Brasília: Ed. da UnB,
1993.
SILVA, Crislany Viana da. Práticas docentes e educação musical inclusiva no ensino
fundamental da rede municipal de Olinda-PE. Dissertação de Mestrado em Educação –
Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
SILVA, L. G. Múltiplas representações de docentes acerca da inclusão de aluno cego. In:
FAVERO, O; FERREIRA, W. (Orgs.). Tornar a Educação Inclusiva. Brasília: UNESCO, 2009. p.
177-198.
SOARES, L. O uso de materiais adaptados nas aulas de música. In: Encontro arte para todos.
São Paulo: UNESP, 2010.
SOARES, Lisabeth. Formação e Prática Docente Musical no Processo de Educação Inclusiva
de Pessoas com Necessidades Especiais. Dissertação de mestrado. São Carlos: UFSCar, 2006.
SOARES, Lisbeth. Música, educação e inclusão: reflexões e práticas para o fazer musical.
Curitiba: Itersaberes, 2020.
SOUZA, C. S. L. Música e Inclusão: necessidades educacionais especiais ou necessidades
profissionais especiais? Dissertação de mestrado. Salvador: UFBA, 2010.
SOUZA, J. F. de. Prática Pedagógica e Formação de professores. 2. ed. Recife: Ed. Universitária
da UFPE, 2012. | pt_BR |