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dc.creatorRamos, Ronaldo Campos
dc.date.accessioned2023-04-19T17:53:28Z
dc.date.available2023-04-19T17:53:28Z
dc.date.issued2023-04-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/896
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica - Ensinopt_BR
dc.subjectEducação musical inclusivapt_BR
dc.subjectSaxofone - ensinopt_BR
dc.titleEnsino de saxofone para músicos surdos do Instituto Inclusivo Sons do Silêncio: um estudo de casopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632033104478577pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Silas Nascimento dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9334553575215999pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Thiago Gregório de
dc.contributor.referee2Cordeiro, Andreza Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4417347809154270pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0246607083825423pt_BR
dc.publisher.departmentBelo Jardimpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa, que é um artigo científico, de natureza qualitativa, aborda o ensino do saxofone para músicos surdos participantes do Instituto Inclusivo “Sons do Silêncio”, localizado na cidade do Recife/PE. Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso com base em Gil (2002) , que tem como objetivo geral Investigar como ocorre o processo de ensino de saxofone para músicos surdos iniciantes do Instituto Inclusivo “Sons do Silêncio” como objetivos específicos analisar e descrever as estratégias utilizadas pelo professor para o ensino do saxofone. O referencial teórico aborda o saxofone e a música e surdez. Os dados foram coletados por meio de videoconferência, através da entrevista semiestruturada conforme Lakatos e Marconi (2003) e analisados qualitativamente a partir dos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam que as estratégias ensino do saxofone envolvem a teoria e a prática, simultaneamente, além do Método Tadoma, as vibrações sonoras e a comunicação em Libras. O estudo conclui que o ensino do saxofone para pessoas surdas se dá a partir de um método nomeado de Casa Inclusiva, que mescla estratégias tradicionais e ativas, que promovem o protagonismo dos estudantes.pt_BR


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