dc.relation | REFERÊNCIAS
AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como essa tarefa deve ser
conceituada? In: FAVERO, O; FERREIRA, W. (Org.). Tornar a educação inclusiva.
Brasília: UNESCO, 2009.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: edições 70, 2002.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: edições 70, 2011.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão
(Estatuto da Pessoa com Deficiência).
BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de
Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002.
CARMOZINE, Michelle M. Surdez e Libras: conhecimento em suas mãos. São
Paulo: Hub Editorial, 2012.
CARVALHO, Pedro Paes de. Ao ilustrado público, o saxophone: introdução e
desenvolvimento do instrument no Brasil Imperial. Universidade Federal do Estado
do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
CERQUEIRA, D. L.; ZORZAL, R. C.; ÁVILA, G. A. de. Considerações sobre a
aprendizagem da performance... Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.94-109
FINCK, Regina. Ensinando Música ao aluno surdo: perspectivas para a ação
pedagógica inclusiva. Porto Alegre, 2009.
FINCK, Regina. Surdez e Música: será este um paradoxo? XVI Encontro Anual da
ABEM e Congresso Regional da ISME na América Latina. Anais. Santa Catarina,
2007.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
Apostila.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas,
2002.
GRIEBELER, Wilson Robson. Educação Musical e Surdez: cenas inclusivas.
Universidade do estado de Santa Catarina centro de artes. Florianópolis, 2015.
HAGUIARA-CERVELLINI, Nadir. A Musicalidade do surdo: representação e
estigma. São Paulo: Plexus Editora, 2003.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo:
Atlas 2003.
LOURO, Viviane. Educação Musical para Pessoas com Deficiência- uma breve
reflexão. In: Anais V Simpósio de Educação Musical Especial. 2008: São Paulo, SP.
LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com
deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.
LOURO, Viviane. Jogos e atividades para a educação musical inclusiva. São
Paulo: Editora Som, 2018.
LOURO, Viviane. Música e educação: série diálogos com o som. (In): SILVA,
OLIVEIRA, Rayane Souza de. Aquisição de vocabulário acadêmico por aluno
surdocego. Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
PEREIRA, Cláudio Inácio. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Realizada na Escola de Música do Conservatório Nacional: A Embocadura no
Saxofone: Consolidação e seu Processo. Universidade de Évora. Évora, 2018.
26
PEREIRA, Sarita Araújo. Ensino Musical para surdos: um estudo de caso com
utilização de tecnologia. Anais do III Simpósio de Brasileiro de Pós-graduandos em
Música. Rio de Janeiro, 2014.
PERLIN, Gladis. Identidades Surdas. In: SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar
sobre as diferenças, p. 51-73, Porto Alegre: Mediação, 2001.
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem.
Porto Alegre: Artmed, 1997.
SÁ, Gazzi Galvão de. Musicalização: método Gazzi de Sá/Gazzi Galvão de Sá. Rio
de Janeiro: Os Seminários de Música Pro-Arte, 1990.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação.
Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p.
10-16.
SILVA, Cristina Soares da. Atividades Musicais para Surdos: Uma experiência na
Escola Municipal Rosa do Povo. (Licenciatura Plena em Educação Artística –
Habilitação: Música) – Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes, Universidade
Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2007.
SOARES, L. Formação e prática docente musical no processo de educação
inclusiva de pessoas com necessidades especiais. Dissertação de Mestrado em
Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) Universidade Federal de São
Carlos, UFSCAR, São Carlos, 2006.
SOARES, Lisbeth. Música, educação e inclusão: reflexões e práticas para o fazer
musical. Curitiba: Itersaberes, 2020.
STAINBACK, Susan, STAINBACK, William. Inclusão: Um guia para educadores.
Tradução de Magda França Lopes. Porto Alegre: ARTMED, 1999.
TORRES, Maria Cecília de Araújo Rodrigues. Gazzi Galvão de Sá: educador
musical e inovador do movimento de musicalização na Paraíba. In: MATEIRO,
Teresa; ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba:
InterSaberes, 2016. p. 121-138.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentindo: Uma outra história das músicas.
Companhia das Letras – São Paulo, 1989. | pt_BR |