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dc.creatorJunior Pereira, David
dc.date.accessioned2023-03-21T18:39:14Z
dc.date.available2023-03-21T18:39:14Z
dc.date.issued2023-02-09
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/123456789/857
dc.description.abstractThe present study is associated with a contribution on the importance of discussing some aspects related to the implementation of nuclear power plants in Brazil and sought to understand about the possible effects on society and the school environment, specifically. What motivated the theme in question was the existence of studies, even preliminary ones, which may lead to the construction of one or more Nuclear Power Plants in the Northeast region of Brazil. The study was carried out through a qualitative research, involving a bibliographic research with the support of field application in a school located in the city of Buíque, in which the instrument for data collection was through two semi-structured interviews in 1st, 2nd and 3rd grade classes. The research field took place in the location highlighted here, where everything was carried out and/or experienced. In this case, the proposed approach presents itself as relevant in view of the current context. Understanding basic concepts about Nuclear Energy also made it possible to discuss the implementation of a Nuclear Power Plant. It is concluded that approaching the theme of Nuclear Energy with students from a public school has its relevance, and it is possible to infer that the research was extremely positive regarding the results obtained.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relationALMEIDA, Wandson dos Santos de. Como é discutido a radioatividade e energia nuclear no ensino médio. 2018. BERRIEL, Yngrid Garay et al. Minicurso “Biologia Forense: A Ciência Desvendando o Crime”-Discutindo Tecnologia e Ciência em Sala de Aula. In: Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207. 2011. p. 53-58. BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. p. 135. v.2 CABRAL, Anya Dantas. Rumo a uma nova percepção dos riscos nucleares no Brasil: questões estratégicas e implicações políticas. Revista Época, Rio Grande do Sul. 2012. CARVALHO, Y. M. Do velho ao novo: a revisão de literatura como método de fazer ciência. Revista Thema, v. 16, n. 4, p. 913–928, 2020. Doi: 10.15536/thema.V16.2019.913-928.1328. Acesso em: 25 jul. 2022. CUNHA, Caroline Pereira da; ANJOS, José Ângelo Sebastião Araújo dos. Análise da Matriz Energética Nuclear Mundial e Brasileira antes e após o acidente na Central Nuclear de Fukushima, Japão. Revista eletrônica de energia, v. 5, n. 2, 2016. DA COSTA MARIZ, Eng. Carlos Henrique. Novas Usinas Nucleares no Brasil. FALEIRO, J. H. et al. Avaliação do nível de conhecimento de Estudantes de licenciatura em quimica (if goiano–câmpus urutaí). Sobre a radioatividade. Enciclopédia biosfera, v. 9, n. 16, 2013. FIGUEIRA, Luiz Augusto PA et al. Estratégia de geração de energia nuclear no Brasil: o caso da Eletronuclear. Revista de Administração Pública, v. 37, n. 6, p. 1171 a 1195-1171 a 1195, 2003. GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, v. 6, n. 1, p. 57–73, 2019. Disponivel em: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Acesso em: 21 jan. 2023 GOLDEMBERG, José. O futuro da energia nuclear. Revista Usp, n. 91, p. 6-15, 2011. GONÇALVES, J. R. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 5, p. 29–55, 2019. Doi: 10.5281/zenodo.4319105. Disponível em: http://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/122. Acesso em: 21 jan. 2023. JESUS, Diego Santos Vieira. Em nome da autonomia e do desenvolvimento: Brasil e a não-proliferação, o desarmamento e os usos pacíficos da energia nuclear. Meridiano 47, v. 13, n. 129, p. 35, 2012. LAKATOS, E.M. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1998. OLIVEIRA, Samuel Samir Barbosa et al. Energia nuclear: vantagens e desvantagens. Anais do VIII SIMPROD, 2016. RIBEIRO, Daiane Maria dos Santos. Elaboração e validação de uma sequência didática baseada em uma QSC sobre energia nuclear sob a perspectiva Freireana. 2018. ROBERTS, D. A. What counts as science education? In: FENSHAM, P., J. (Ed.). Development and dilemmas in science education. Barcombe: The Falmer Press, 1991. p.27-55. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v.7, n.1, p.95-111, 2001. SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia– Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ciência & Educação, v.2, n.2, p.110-132, 2002. SILVA, W. R da. O conto das quatro mil almas: uma etnografia do confronto de Indígenas e Quilombolas com a Central Nuclear do Nordeste. 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. VEIGA, José Eli. Energia Nuclear: do anátema ao diálogo. Senac, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectEnergia Nuclearpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleEnergia nuclear: a concepção de estudantes sobre a construção de uma usina nuclear em seu municípiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2054159402597351pt_BR
dc.contributor.advisor1Galindo, Joaci
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6687386688155030pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, José Roberto Tavares de
dc.contributor.referee2Barros, Kalina Cúrie Tenório Fernandes do Rêgo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5529513680269827pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5042711832193358pt_BR
dc.publisher.departmentPEREIRA, David Júnior; GALINDO, Joaci. Energia Nuclear: a concepção de estudantes sobre a construção de uma usina nuclear em seu município. 2023. 23 f. TCC (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Pesqueira, 2023.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente estudo está associado a uma contribuição sobre a importância da discussão de alguns aspectos relativos à implantação de centrais nucleares no Brasil e procurou compreender sobre os possíveis efeitos na sociedade e no ambiente escolar, especificamente. O que motivou a temática em tela foi a existência de estudos, ainda que preliminares, e que podem levar a construção de uma ou mais Usinas Nucleares na região Nordeste do Brasil, o estudo se deu através de uma pesquisa qualitativa, envolveu uma pesquisa bibliográfica com embasamento da aplicação no campo em uma escola localizada da cidade de Buíque, no qual o instrumento de coleta de dados se deu através de duas entrevistas semiestruturadas em turmas do 1°, 2° e 3° ano. O campo de pesquisa se deu na localidade aqui destacada, onde tudo foi realizado e/ou experimentado. Neste caso, a abordagem proposta apresenta-se como relevante diante do contexto atual. Compreender conceitos básicos sobre Energia Nuclear, tornou possível discutir também sobre a implantação de uma Usina Nuclear. Conclui-se que abordar a temática da Energia Nuclear com estudantes de uma escola pública tem sua relevância, sendo possível inferir que a pesquisa foi extremamente positiva no que concerne aos resultados obtidos.pt_BR


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