dc.relation | ALMEIDA, Wandson dos Santos de. Como é discutido a radioatividade e energia
nuclear no ensino médio. 2018.
BERRIEL, Yngrid Garay et al. Minicurso “Biologia Forense: A Ciência Desvendando o
Crime”-Discutindo Tecnologia e Ciência em Sala de Aula. In: Colloquium
Humanarum. ISSN: 1809-8207. 2011. p. 53-58.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino
médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias / Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. p. 135. v.2
CABRAL, Anya Dantas. Rumo a uma nova percepção dos riscos nucleares no Brasil:
questões estratégicas e implicações políticas. Revista Época, Rio Grande do Sul.
2012.
CARVALHO, Y. M. Do velho ao novo: a revisão de literatura como método de fazer
ciência. Revista Thema, v. 16, n. 4, p. 913–928, 2020. Doi:
10.15536/thema.V16.2019.913-928.1328. Acesso em: 25 jul. 2022.
CUNHA, Caroline Pereira da; ANJOS, José Ângelo Sebastião Araújo dos. Análise da
Matriz Energética Nuclear Mundial e Brasileira antes e após o acidente na Central
Nuclear de Fukushima, Japão. Revista eletrônica de energia, v. 5, n. 2, 2016.
DA COSTA MARIZ, Eng. Carlos Henrique. Novas Usinas Nucleares no Brasil.
FALEIRO, J. H. et al. Avaliação do nível de conhecimento de Estudantes de
licenciatura em quimica (if goiano–câmpus urutaí). Sobre a radioatividade.
Enciclopédia biosfera, v. 9, n. 16, 2013.
FIGUEIRA, Luiz Augusto PA et al. Estratégia de geração de energia nuclear no Brasil:
o caso da Eletronuclear. Revista de Administração Pública, v. 37, n. 6, p. 1171 a
1195-1171 a 1195, 2003.
GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. Revisão sistemática da literatura:
conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da Informação, v. 6, n. 1,
p. 57–73, 2019. Disponivel em: 10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Acesso em: 21
jan. 2023
GOLDEMBERG, José. O futuro da energia nuclear. Revista Usp, n. 91, p. 6-15, 2011.
GONÇALVES, J. R. Como escrever um artigo de revisão de literatura. Revista JRG
de Estudos Acadêmicos, v. 2, n. 5, p. 29–55, 2019. Doi: 10.5281/zenodo.4319105.
Disponível em: http://www.revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/122. Acesso em:
21 jan. 2023.
JESUS, Diego Santos Vieira. Em nome da autonomia e do desenvolvimento: Brasil e
a não-proliferação, o desarmamento e os usos pacíficos da energia
nuclear. Meridiano 47, v. 13, n. 129, p. 35, 2012.
LAKATOS, E.M. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1998.
OLIVEIRA, Samuel Samir Barbosa et al. Energia nuclear: vantagens e
desvantagens. Anais do VIII SIMPROD, 2016.
RIBEIRO, Daiane Maria dos Santos. Elaboração e validação de uma sequência
didática baseada em uma QSC sobre energia nuclear sob a perspectiva Freireana.
2018.
ROBERTS, D. A. What counts as science education? In: FENSHAM, P., J. (Ed.).
Development and dilemmas in science education. Barcombe: The Falmer Press, 1991.
p.27-55.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de
decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação,
v.7, n.1, p.95-111, 2001.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de
pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia– Sociedade)
no contexto da educação brasileira. Ciência & Educação, v.2, n.2, p.110-132, 2002.
SILVA, W. R da. O conto das quatro mil almas: uma etnografia do confronto de
Indígenas e Quilombolas com a Central Nuclear do Nordeste. 2019. Dissertação de
Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
VEIGA, José Eli. Energia Nuclear: do anátema ao diálogo. Senac, 2018. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo está associado a uma contribuição sobre a importância da
discussão de alguns aspectos relativos à implantação de centrais nucleares no Brasil
e procurou compreender sobre os possíveis efeitos na sociedade e no ambiente
escolar, especificamente. O que motivou a temática em tela foi a existência de
estudos, ainda que preliminares, e que podem levar a construção de uma ou mais
Usinas Nucleares na região Nordeste do Brasil, o estudo se deu através de uma
pesquisa qualitativa, envolveu uma pesquisa bibliográfica com embasamento da
aplicação no campo em uma escola localizada da cidade de Buíque, no qual o
instrumento de coleta de dados se deu através de duas entrevistas semiestruturadas
em turmas do 1°, 2° e 3° ano. O campo de pesquisa se deu na localidade aqui
destacada, onde tudo foi realizado e/ou experimentado. Neste caso, a abordagem
proposta apresenta-se como relevante diante do contexto atual. Compreender
conceitos básicos sobre Energia Nuclear, tornou possível discutir também sobre a
implantação de uma Usina Nuclear. Conclui-se que abordar a temática da Energia
Nuclear com estudantes de uma escola pública tem sua relevância, sendo possível
inferir que a pesquisa foi extremamente positiva no que concerne aos resultados
obtidos. | pt_BR |