Conhecimentos de professores pré-escolares sobre primeiros socorros: uma revisão integrativa
Data
2023-02-15Autor
Souza, Igor Jesus de
http://lattes.cnpq.br/6750067141575408
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estudo teve como objetivo evidenciar qual o nível de conhecimento sobre
primeiros socorros de profissionais atuantes em instituições de ensino pré-escolar.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com abordagem
qualitativa. O estudo foi elaborado a partir de artigos encontrados na internet,
coletados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BDENF, MEDLINE,
LILACS e Google Acadêmico, segundo o protocolo Preferred Reporting Itens for
Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), no período de maio a julho de
2022. Foram utilizados os descritores: Primeiros socorros AND pre-escola.
Resultados: Foram encontrados 169 artigos e com a realização dos critérios de
exclusão restaram 30. Após uma pré análise dos 30 artigos restantes, 17 foram
selecionados para a leitura integral. Após a leitura restaram 9. Conclusão: Foi
possível observar o baixo nível de preparo dos profissionais de ensino frente a
situações de risco de vida de seus alunos, não tendo experiência em relação às
ações em primeiros socorros. Evidenciando a importância da capacitação desses
profissionais para o enfrentamento correto destas ocasiões de risco através de
intervenções de educação em saúde.